A quarentena segue se prolongando e o mundo vai tendo que se adaptar à rotina prolongada de isolamento social. O inimigo é o Covid-19, um vírus cujo contágio se dá com extrema facilidade e que, até a data da publicação desse texto, é responsável por mais de 255 mil mortes em todo o mundo. Por isso, é muito importante que todos nós sigamos obedecendo as orientações da OMS e demais profissionais de saúde e infectologia.

A realidade que todos estamos vivendo nas últimas semanas às vezes parece até enredo daqueles filmes e jogos onde um surto epidêmico força as pessoas a terem que se adaptar à uma nova realidade. Mais especificamente no que diz respeito aos games, vamos lembrar de alguns títulos desse gênero.

The Last of Us (PS3/PS4)

Ellie e Joe, do jogo The Last of Us

The Last of Us é uma das principais referências quando se fala de jogos ambientados em universos afetados por algum tipo de infecção ou epidemia. O jogo se passa em um mundo que há 20 anos foi atingido por um fungo que infecta e causa mutações das mais variadas no corpo de seu hóspede. O contágio acontece por meio do pólen de algumas plantas, que fica exposto no ar. 

Não demorou para esse ambiente inóspito resultar no colapso do mundo como um todo. As poucas pessoas que sobraram lutam todos os dias para tentar sobreviver um dia após o outro. As ruas agora são terras sem lei. Em meio à tudo isso, Joe tenta cumprir a missão de proteger Ellie, uma garotinha que aparentemente é imune à esse fungo.

Resident Evil

Imagem de divulgação do jogo Resident Evil 2

Resident Evil é uma franquia cuja reputação fala por si só. Um dos jogos de sobrevivência mais conhecidos do mundo, Resident Evil retrata um mundo contaminado por um vírus modificado geneticamente a partir de experimentos com seres humanos feitos pela Corporação Umbrella, que acabou se espalhando e causando uma epidemia catastrófica, onde seres humanos infectados tornam-se zumbis, ou outras criaturas ainda mais perigosas (levando em conta o grau de mutação), fazendo com que a cidade de Raccoon City entrasse em um verdadeiro colapso.

O jogador controla vários personagens diferentes ao longo de todos os muitos títulos lançados até hoje. Alguns dos mais icônicos são Jill e Chris, integrantes da força policial STARS, cujo objetivo é por fim às atividades do conglomerado farmacêutico Corporação Umbrella, condenado por bioterrorismo.

Left 4 Dead 2 (PC/MAC/XBOX360)

Personagens do jogo Left 4 Dead 2

Este é muito possivelmente um dos jogos de zumbi mais divertidos já criados até então. Basicamente, uma pandemia causada pela chamada “Gripe verde” contaminou o mundo todo e você controla um dos poucos humanos sobreviventes, que precisa lutar contra um grande número dos mais variados tipos de zumbis. Em algumas situações é necessário fugir ou enfrentar (cabe à você decidir) uma verdadeira onda de zumbis. 

Embora Left 4 Dead tenha sido também um jogo muito bom, Left 4 Dead 2 ganha o destaque nesse texto por ter entregado mecânicas mais polidas e por ter mantido sua essência divertida e ao mesmo tempo desafiadora.

O jogo – que é em primeira pessoa – tem uma mecânica cooperativa extremamente divertida, então é uma recomendação muito válida pra quem quer reunir os amigos virtualmente durante esse período de isolamento social.

Plague Inc (IOS/Android/PC)

Imagem de divulgação do jogo Plague Inc

Essa recomendação é para quem prefere jogar no celular. Plague Inc é um jogo de simulação em tempo real cujo objetivo, basicamente, é fazer com que a humanidade seja derrotada pela sua doença.

É isso mesmo, o jogador precisa criar e aprimorar uma doença que pode ser causada por um vírus, bactéria, fungo, etc. Após contaminar a primeira pessoa, ou seja, o “paciente zero” é preciso criar estratégias para contaminar o máximo de pessoas possível, dominando cada vez mais território mundial. 

O mundo será seu adversário. Quanto mais alarde sua doença fizer, maiores e mais rápidos serão os esforços das autoridades de saúde mundial para tentar desenvolver uma cura. Se uma cura for criada e sua doença perder a força, você perde. Mas, se o contágio fugir ao controle e a humanidade for erradicada, você vence.

Apesar de Plague Inc ter sido inicialmente desenvolvido para ser um jogo mobile, atualmente já existe uma nova versão chamada Plague Inc: Evolved, disponível para PC.

Bloodborne (PS4)

Imagem de divulgação do jogo Bloodborne

Um dos jogos mais aclamados da FromSoftware, queridinho de muitos gamers por aí, Bloodborne também entra nessa lista. 

Há muito tempo, uma sociedade chamada Pthumerians entrou em contato com entidades conhecidas como “Great Ones”. Essas entidades eram seres evoluídos tecnologicamente e espiritualmente, além de terem conhecimentos arcanos. Tendo isso em vista, os Pthumerians aproximaram-se cada vez mais dos “Great Ones”, até que conseguiram ter contato com o sangue – supostamente sagrado – dessas entidades. Através desse contato sanguíneo, era possível obter força e vitalidade.

O acesso à tamanho poder foi se tornando cada vez mais viciante e, após anos de prosperidade e evolução, os Pthumerians entraram em colapso devido ao vício. Assim, surgiu uma doença chamada de “Scourge Beast” (Flagelo das Feras). Em sua forma principal, essa doença causa a licantropia.

Anos depois, uma universidade começou a pesquisar mais sobre a sociedade dos Pthumerians, bem como os “Great Ones”, com o objetivo de compreender melhor a licantropia e outros segredos relacionados à essa civilização. 

A universidade conseguiu encontrar alguns “Great Ones” vivos e a partir daí realizou mais uma série de pesquisas e descobriram que aquele se tratava realmente de um “sangue especial”. À partir dessa descoberta, a universidade viu a oportunidade de tentar desenvolver uma “cura universal para todas as doenças”. Assim surgiu a “The Healing Church” (Igreja da Cura).

Muitas pessoas vieram de todo o mundo em busca de milagres de cura através desse “sangue sagrado”. Assim como aconteceu com a sociedade Pthumeriana caiu no passado, em decorrência do vício, a sociedade contemporânea dos caçadores também se viu no mesmo caminho, com a cidade infestada de licantropos. 

Então, um dos criadores dessa “Igreja da Cura” cria a “Oficina” e os “Caçadores”, para tentar conter o avanço dos infectados.

Unforeseen Incidents (PC/MAC)

Captura do jogo Unforeseen Incidents

Essa indicação vai para quem gosta de jogos estilo “point and click”. Harper Pendrel é um faz-tudo que descobre que um vírus mortal está matando os habitantes de Yelltown. Para tentar salvar sua cidade, Harper se une a outros personagens para tentar desvendar os mistérios por trás desse vírus.

O jogo tem boas doses de humor, além do estilo gráfico muito agradável e colorido, tem uma trilha sonora boa e alguns puzzles bem desafiadores.

Deus Ex (PC)

Imagem de divulgação do jogo Deus Ex

Em um futuro não muito distante, o mundo foi dominado por uma pandemia mortal conhecida como “Morte Cinza”. Embora exista uma cura, não há o suficiente e as que são produzidas são direcionadas para os ricos e influentes. O jogador controla um agente anti-terrorista que possui habilidades e poderes sobre-humanos, obtidos através de nanotecnologia avançada.

Aqui voltamos para o estilo de jogo em primeira pessoa. Lançado em 2000, Deus Ex foi um dos primeiros jogos a mesclar o estilo FPS com mecânicas de RPG e um pouco de stealth

Tom Clancy’s The Division 2 (PC/PS4/XBOX ONE)

Imagem de divulgação do jogo The Division 2

The Division 2 se passa em Washington DC, após uma pandemia conhecida como “Veneno Verde”. A doença, desenvolvida em laboratório, foi lançada e disseminada, com o objetivo de ser o mais letal possível. Agora Washington se tornou um verdadeiro campo de batalha, controlado por milícias.

The Division 2 é um jogo online, em terceira pessoa e cooperativo, ou seja, é mais um game bastante recomendado para ser jogado com os amigos. A colaboração dos jogadores é muito importante aqui, então trabalhar em equipe é primordial para garantir a sobrevivência do grupo. 

É claro que existem muitos outros títulos que abordam o caótico tema das pandemias e demais contaminações em massa. Deixe nos comentários as suas sugestões e ajude a enriquecer ainda mais as recomendações desse texto.

E, lembre-se: lave as mãos; se puder, fique em casa; cuide dos mais velhos e demais pessoas que pertencem ao grupo de risco e siga as orientações da OMS e agentes de saúde. Nos vemos na próxima aventura!

___________________________________________________________________________________________

Leia outros textos meus aqui!

Topo