Junto com Crash, Spyro é um dos personagens mais associados ao PlayStation. Muitas pessoas passaram parte de suas vidas voando e cuspindo fogo com esse dragãozinho roxo. Assim como em toda grande franquia, existem várias curiosidades e fatos dos bastidores que nós sequer fazemos ideia. Confira a seguir algumas delas:
Spyro ou Pete?
Por mais que hoje seja praticamente impossível pensar em Spyro com um nome diferente, não foi essa a primeira opção durante a criação do personagem. Originalmente, Spyro foi chamado de Pete.
Sejamos francos, Pete não é de todo ruim. Não é muito difícil imaginar um dragãozinho fofinho e roxo sendo chamado de Pete. Mas, certamente Spyro se adequou muito melhor ao conjunto todo do personagem.
Idade importa?
A idade de Spyro também não foi um ponto definido desde o princípio. No começo, a ideia era fazer com que Spyro fosse um dragão adulto e mais maduro. Características que hoje são praticamente impossíveis de serem concebidas e imaginadas como sendo definitivas. Por fim, a equipe de criação optou por mudar de ideia e apostou em um dragão bem mais novinho e brincalhão.
Spyro esmaga!
Como era de se esperar, é claro que roxo não foi a primeira cor que passou pela cabeça dos criadores de Spyro. O objetivo era ir de acordo com a linha de cores que “normalmente” dragões têm. Ou seja, verde.
O problema é que, com tantos cenários com grama no jogo, visualmente a cor verde provou ser uma escolha ruim. Spyro (que ainda se chamava Pete) facilmente se misturava com as tonalidades da grama e ficava camuflado, prejudicando bastante o gameplay.
Every Breath you Take
Já reparou como a trilha sonora dos jogos de Spyro são boas? Não era pra menos. As músicas da franquia foram compostas por Stewart Copeland, baterista da banda The Police. O músico fez um trabalho incrível, adicionando ao jogo uma trilha musical que é igualmente impactante e extrovertida como todo o restante, harmonizando perfeitamente com os demais elementos do jogo.
Frodo the Dragon
Spyro é tagarela e brincalhão. Sua voz muito característica se dá pelo incrível trabalho feito por Tom Kenny na maioria dos jogos lançados. Mas, em Legend of Spyro, foi tomada a decisão de trazer uma celebridade para fazer a dublagem. A escolha foi feita visando atrair mais pessoas e tornar o jogo mais popular.
Assim sendo, Elijah Wood foi convidado para emprestar sua voz à Spyro. Elijah mandou bem, mas a ausência de Tom Kenny foi sentida pelos gamers. Por mais que Elijah tenha feito uma boa dublagem, sua conexão com o personagem não foi tão intensa e harmoniosa quanto a de Tom.
Inception
Quando uma demo de um jogo é disponibilizada, o procedimento comum é fazer o download em seu console e jogá-la, certo? Errado.
O primeiro teaser da versão remasterizada do jogo Spyro the Dragon podia ser encontrada dentro de um outro jogo! Os jogadores da Europa, Austrália e América Latina que tivessem o jogo Crash Bandicoot N’Sane Trilogy em seus PS4 podiam ter acesso à esse teaser usando um cheat code para desbloqueá-lo.
Dragão da NASA
Uma das melhores experiências dentro dos jogos dessa franquia é voar com ele. Essa funcionalidade impecável do jogo não é mero acaso. Um cientista de foguetes da NASA foi trazido pela equipe de desenvolvimento do jogo para que este pudesse fazer os cálculos exatos para dar à Spyro o voo mais realista possível. É por isso que quando você voa com ele tudo flui de maneira suave e calculada, sem movimentos truncados. Spyro também é ciência!
Bateu até uma nostalgia gostosa e aquela vontade de jogar Spyro novamente. Aproveite o período de quarentena de prevenção ao coronavírus e faça uma maratona com todos os jogos da franquia, que tal? Nos vemos na próxima aventura!
___________________________________________________________________________________________
Leia outros textos meus aqui!