Secret of Mana é um jogo de RPG de ação, lançado em 1993, pela empresa SquareSoft, para o console Super Nintendo, sendo o segundo jogo da série Seiken Densetsu. O jogo se situa num universo de fantasia, onde três heróis buscam impedir que um império do mal conquiste o mundo com a ajuda de uma fortaleza voadora maligna.
Uma pequena introdução ao enredo do jogo
Logo na tela inicial do jogo, temos um pequeno texto falando sobre como a escuridão está invadindo as terras, à medida que os poderes da Mana desaparecem e que as pessoas esperam um herói lendário que maneja uma espada, espada essa que pode ser conhecida por vários nomes nos mitos e através das eras, mas é essencialmente a Espada de Mana. Depois disso, você pode decidir o nome do personagem principal, mas nesse texto vou chamá-lo pelo nome original, que é Randi.
A partir daí sabemos um pouco mais sobre o enredo do jogo: que com os poderes da Mana uma civilização se tornou muito poderosa e criou a Fortaleza de Mana. Isso irritou os deuses, que mandaram vários monstros para destruí-la, tornando-se uma guerra que quase extinguiu a Mana. Aí surgiu um herói que destruiu a Fortaleza com a ajuda da Espada de Mana, trazendo assim a paz. Mas o tempo passou e a história está prestes a se repetir…
Mas, afinal, o que raios é essa Mana???
Antes de continuar falando sobre o jogo, acho importante dar uma breve explicação sobre o que é a Mana, para aqueles que não estão muito familiarizados com o mundo dos RPGs. A Mana é considerada a substância da qual a magia é feita e representa o poder ou a força interna dos seres vivos e está presente até mesmo em objetos inanimados. Esse conceito é inspirado em crenças polinésias, nas quais Mana é a energia mágica do mundo. Geralmente a fonte de toda Mana é a Árvore de Mana.
E agora começa nossa aventura!
O jogo se inicia quando você, jogando como Randi, está andando com seus amigos em um tronco de madeira, que serve de ponte entre uma cachoeira e um pedaço de terra. Conversa vai, conversa vem, um deles fala que vocês não deveriam estar lá, porque tem um fantasma nos arredores 😰 Já o outro diz que isso é besteira e que na verdade tem um tesouro lá embaixo da cachoeira 🤑 É nesse momento que você acaba se desequilibrando no tronco e cai 😱
Enquanto procura uma saída para voltar a vila, você escuta uma voz misteriosa chamando seu nome (uma coisa super normal e nada sinistra 🤣), sendo a única saída seguir essa bendita voz. Seguindo caminho, encontramos uma espada presa numa pedra. A voz misteriosa é escutada de novo, dessa vez nos dizendo para retirarmos a espada. Sem opção, já que o único jeito de seguir o caminho para a vila é tendo um objeto cortante para cortar alguns arbustos, você retira a espada.
Uma luz muito forte ilumina o cenário e você vê um espírito, que fala com você e depois vai embora. Então vamos adiante, liberando o caminho, encontrando monstros, algo que surpreende nosso personagem.
As consequências da retirada da Espada
Chegando na vila, somos informados de que o prefeito quer falar conosco. Ele fica surpreso quando vê a espada que temos e conta que é a Espada de Mana, que, segundo uma lenda, protegia a vila de tragédias. É aí que descobrimos o porquê de encontrarmos monstros pelo caminho!
Um viajante que está na cidade se apresenta como Jema e diz que reconhece a espada. Ele conta que somente um bravo guerreiro deveria ter conseguido retirar a espada em uma emergência e se surpreende, pois Randi é muito jovem. Ele também diz que a espada está fraca, sendo necessário reenergizá-la e que Randi deve visitar Luca no Palácio da Água.
No Palácio da Água, Luca explica que o poder de Mana está enfraquecendo e foi por isso que Randi conseguiu tirar a espada, mas ao fazer isso o equilíbrio foi da Mana na área foi afetado, revivendo os monstros e somente derrotando todos será possível restaurar a Mana. Luca também nos conta que o poder para revitalizar a espada está escondido em orbes e que além de achá-los, teremos que encontrar um ferreiro para forjar a Espada.
Jema nos avisa para ficarmos de olho no Império, uma organização que está atrás de recriar a Fortaleza de Mana, uma super arma, que pode destruir todo o mundo.
E a partir daí, as aventuras realmente começam, onde nosso personagem irá fazer novos amigos, saindo em busca dos orbes, lutando contra o Império, derrotando monstros enormes e malignos. Tudo isso em ambientação muito lindas e coloridas, com uma trilha sonora muito divertida da qual você sempre irá lembrar!
Conhecendo os personagens
O Herói Randi
É o personagem principal, sendo um menino de cabelos espetados, que mora na vila Pontos, sendo órfão e tendo sido criado pelo prefeito da cidade. Sua arma principal é a Espada de Mana e ele não consegue utilizar magias no jogo. No jogo original, ele é o único personagem que podemos controlar, mas na versão para PS4, PC e PS Vita, podemos controlar todos os três personagens.
A Menina Primm
Nossa segunda personagem é uma garota de cabelos loiros, filha de um dos moradores do Castelo de Pandora. Sua primeira aparição é quando ela salva Randi de virar jantar de Goblins na Floresta Sem Fim. Mais adiante, ela se junta ao grupo para ter ajuda no seu objetivo de salvar seu amor, Dyluck, que desapareceu após ser enviado em uma missão para se infiltrar no Castelo de Elinee. Seu foco no jogo são magias de cura.
O Duende Popoi
Nosso terceiro e último personagem jogável é um duende, que encontramos na Caverna dos Anões. Ele consegue usar magias muito poderosas, como bolas de fogo e congelar inimigos.
O sistema de jogabilidade de SoM
Secret of Mana é um RPG de ação. Isso quer dizer que tudo acontece em tempo real: você encontra os inimigos no mapa e luta com eles ali mesmo. SoM é um dos primeiros títulos do gênero a usar esse tipo de combate, entretanto, o personagem de Randi é o único que pode ser controlado. A personagem da Garota e do Duende são controlados via inteligência artificial.
O ataque no jogo funciona da seguinte forma: temos uma barra de estamina e se você esperar ela chegar até 100%, um ataque mais forte é disparado; caso você ataque antes disso, ele é mais fraco, mas ainda causa algum dano. Então, a melhor estratégia fica sendo atacar, ficar desviando dos inimigos é depois atacar de novo.
Alguns elementos interessantes do jogo
Um elemento bem importante do jogo é o seu sistema de menus em forma de anéis. Tocando um botão, vai aparecer um menu em forma de anel na tela, onde os jogadores podem escolher entre usar itens, trocar de armas e fazer várias outras ações sem mudar de fela. Você pode acessar o menu até no meio da batalha, que irá entrar em pausa. Esse sistema de menu foi introduzido pela primeira vez em Secret of Mana.
Outra coisa bastante interessante é que quando você derrota o inimigo, alguns deles podem deixar cair um baú, sendo que dentro deste tanto pode haver itens bons, como doces que recuperam parte do seu HP, quanto armadilhas. Tudo vai depender do tipo de monstro que você enfrenta.
Ao longo do jogo, encontramos orbitais, que irão ajudar a evoluir as oito armas do jogo: espada, lança, arco, machado, chicote, bumerangue, dardo e luva. Isso para que elas sejam assim capazes de dar ataques cada vez mais fortes.
Em busca de aprender magias, os personagens devem salvar espíritos conhecidos como elementais, sendo eles oito. Eles simbolizam osos elementos como água, terra, fogo e ar, e além disso, fornecendo magias específicas. As magias também sobem de níveis, assim como as armas, porém o uso delas custa pontos de magia para lançar.
As principais versões do jogo
1993 – Secret of Mana é lançado originalmente para o console Super Nintendo;
2010 – Foi lançada uma versão para o iOS;
2014 – Foi lançada uma versão para Android com algumas mudanças na jogabilidade, para se adaptar ao sistema operacional;
2018 – uma versão HD remasterizada do jogo foi lançada para PC (pela Steam), PS4 e PS Vita.
Vale a pena jogar Secret of Mana?
Sim! É um jogo considerado um super clássico dos RPGs, tendo dado início a era das batalhas em tempo real. E além disso, possue uma trilha sonora incrível, personagens fascinantes e uma história muito interessante. Então, é um ótimo game para quem é fã de RPG e também para quem pretende iniciar nesse gênero de jogos.