Conhecido por ser uma série de visual novels do gênero de ficção científica, os jogos da Science Adventure são desenvolvidos pelas empresas 5pb, Nitroplus e Chiyomaru Studio. Diante do sucesso de seus jogos, a grande maioria dos jogos já foram adaptados para anime.
E o interessante é que, além do uso da narrativa fictícia, como o uso de lendas urbanas e ciência imprecisa para contar a história, é muito comum o uso de conceitos e teorias científicas reais nos animes.
Provavelmente, o mais famoso dos jogos que virou anime é Steins;Gate. O anime é um dos mais aclamados pelos fãs e considerado um dos melhores adaptados. Entretanto, muitos dos outros animes que são dessa franquia não chegam a ser tão conhecidos ou menos agradáveis ao fãs. Mas mesmo assim, acho interessante listar, para interesse e também se você, fã de visual novel, tiver condições de jogar o jogo, é mais interessante também.
Sobre a Science Adventure
Science Adventure foi planejada por Chiyomaru Shikura, CEO da 5pb. Também composta por Takeshi Abo e Zizz Studio e escrita por Naotaka Hayashi junto com outros escritores. Assim, a venda dos jogos ajudou a estabelecer a empresa 5pb como desenvolvedor de jogos.
Assim, os principais jogos e seus spin-offs acontecem no mesmo universo fictício. E como disse antes, são visual novels, ou seja, o jogo “precisa do mínimo de jogabilidade do usuário. A pessoa só precisa avançar o texto e escolher as situações que vão aparecendo durante o jogo”. Só que, mesmo tendo interação mínima, o jogador pode afetar o resultado da história através das escolhas que vai tomando durante a narrativa. Como, por exemplo, em Steins;Gate, o jogador consegue afetar o resultado da narrativa usando o celular do personagem.
Os jogos da série conseguiram bastante sucesso, tanto no Japão e como internacionalmente. Shikura propôs que a narrativa da história precisava ser ambientada na realidade, já que o mesmo tinha a insegurança que as histórias de seus jogos não iriam ser compradas pela sua fantasia, ou seja, não iria chegar a convencer os jogadores. Provavelmente, ele pensava que os consumidores destes jogos não iriam ficar empolgados com as histórias de fantasias exageradas.
Sobre a recepção dos críticos, eles gostaram bastante da história, também elogiando a trilha sonora e visual. Outro ponto positivo foi os elementos de jogabilidade na apresentação da visual novel. Não é atoa que os jogos da Science Adventure são famosos tanto no Japão. Entretanto, os jogos também acabaram tendo também uma forte influência no ocidente. O que ajuda esse feito é que alguns jogos podem ser encontrados na Steam, plataforma de jogos que está cada vez mais trazendo visual novels para os fãs.
Os jogos da Science Adventure
Agora então falando um pouco sobre os jogos da Science Adventure, o primeiro lançamento foi Chaos;Head, lançado em 2008, seguido por Steins;Gate, Robotics; Notes. Em seguida, Chaos;Child, uma história com a proposta parecida a Chaos;Head, podendo ser considerada a sua continuação, como mesmo Steins;Gate 0. E por fim, Robotics; Notes DaSH. Os desenvolvedores também criaram uma espécie de “sub-série”, a Science Visual Novel, que contêm os jogos Occultic;Nine e Anonymous;Code.
Portanto, além dos jogos, a série recebeu adaptações para vários tipos de mídia, como mangás, novels, e o principal, animes. Assim, irei listar aqui os animes que foram adaptados da série da Science Adventure e também falarei um pouco da visual novel deles.
Vale ressaltar que é muito comum em jogos de visual novel, muitas vezes, eles serem taxados para jogadores com mais de 18 anos, por muitas vezes envolverem cenas eróticas, como é o caso de alguns jogos da Key Visual Novel ou da Type-Moon. Também é muito comum eles lançarem esse estilo e também outra versão do jogo sem essas cenas. Assim, no caso da 5pb, alguns acabam tendo essas duas versões do jogo. Em exemplo, em Chaos;Head, os seus spin-offs acabam tendo classificação acima dos mais de 18 anos.
1. Chaos;Head
Sendo o primeiro jogo lançado da série, Chaos;Head foi adaptado pelo estúdio da Mad House em 2008. A história se passa em Shibuya (Tóquio) e segue a história de Takumi Nishijo, um estudante do ensino médio que mora em um conteiner em cima de um prédio. Ele acaba desenvolvendo paranóias e delírios depois de testemunhar uma série de assassinatos.
Assim, a história começa quando Takumi recebe fotos pela internet. As fotos são de um assassinato que ocorreu em um beco de Shibuya. Só que depois, ele acaba testemunhando um outro assassinato, semelhante como os das fotos que ele tinha visto antes.Takumi acredita que a suspeita pelo assassinato é a garota de cabelos rosas que ele vê na cena do crime.
Os assassinatos ocorridos são denominados “Assassinatos em série da Nova Geração”. Takumi então acaba sendo o principal suspeito dos crimes por conta de sua presença em um dos casos. Contudo, mais assassinatos vão acontecendo após Takumi se envolver com outras garotas que acabam tendo certo interesse no garoto.
Muitos criticam a adaptação do anime da obra, não sendo tão interessante ao assistir. Como por exemplo, embora as ideias e propostas de conflito fossem interessantes de acompanhar, “a narrativa do jogo acabou sendo “espremida” em poucos episódios”.
Um pouco sobre a visual novel, o jogador no jogo assume o papel do Takumi, onde como expliquei acima sobre a proposta dos jogos de visual novel, o jogador escolhe opções na hora de seguir a narrativa, desta forma, o jogador pode acabar experimentando ilusões positivas ou negativas com Takumi. Os “delírios positivos” envolvem cenas cômicas ou eróticas, enquanto as “negativas”, incluem violência gráfica ou outro elementos.
2. Steins;Gate
O mais famoso da série de jogos da Science Adventure, Steins;Gate é o segundo jogo lançado da série. Foi originalmente feito para o Xbox 360 em 2009 e depois para outras plataformas, sendo possível hoje ser encontrado para comprar na plataforma da Steam.
Steins;Gate conta a história de um grupo de amigos em Akihabara (Tóquio) que customizaram um microondas para virar um dispositivo de mensagens para o passado. Entretanto, um grupo chamado SERN acaba descobrindo o experimento e decidir ir atrás deles. Desta forma, os personagens precisam encontrar uma maneira de evitar de ser capturados pelo SERN.
Em 2011, o jogo ganhou uma adaptação para anime pelo estúdio da White Fox com 24 episódios. E em 2013, um filme também foi lançado para a franquia, intitulado como Steins;Gate: The Movie − Load Region of Déjà Vu. Steins;Gate também chegou a ganhar um mangá, novel, drama CDs e entre outras adaptações.
O grande sucesso do jogo de Steins;Gate, além da adaptação para anime, gerou outras sequências para o jogo, que podemos intitular como spin-offs. Mas seu segundo sucesso que seria a continuação do jogo é Steins;Gate 0, que ganhou uma adaptação para anime em 2018 pelo mesmo estúdio.
Portanto, Steins;Gate 0 foi o quinto jogo da franquia da Science Adventure, lançado em 2015 e ela continua seguindo a história de Rintaro Okabe e os outros personagens da obra original. Os dois jogos tem a mesma proposta de jogabilidade de Chaos;Head, em que as escolhas feita pelos jogadores pode afetar a direção do enredo, tendo possibilidades de diferentes finais.
As críticas ao jogo de Steins;Gate 0 foram bem positivas assim como ao jogo principal. Sua adaptação para anime também foi bem positiva, “sendo uma obra obrigatória para aqueles que gostaram de Steins;Gate”.
3. Robotics;Notes
O terceiro jogo da série da Science Adventure é Robotics;Notes. Ele chegou a ser lançado em 2012 e então ganhou uma adaptação para anime no mesmo ano pelo estúdio Production I.G. A história segue Kaito que tem o propósito de construir um robô gigante e realista.
Kaito Yashio gosta de jogos de luta e está no clube de robótica de sua escola, entretanto ele não tem tanto interesse no clube de robótica como deveria ter. Assim, a imprudente chefe do clube, Senomiya Akiho, pretende concluir seu robô gigante, dando o melhor para o clube não perder a fama. Um dia, Kaito encontra relatórios, onde neles, está uma acusação de conspiração mundial de alguém chamado Kimishima Kou.
O anime de Robotics;Notes chega a ser um pouco deixado de lado pois muitos acabam assistindo por terem gostado de Steins;Gate, e esse é o maior erro: não podemos comparar os dois animes, já que eles têm propostas diferentes.
Assim, mesmo trabalhando com ficção científica e serem da mesma franquia, são obras bem diferentes. Sendo a maior diferença é que Robotics;Notes, mesmo sendo de ficção científica, foca muito na questão de ser um anime focado na rotina de estudantes em uma escola.
Falando um pouco sobre o jogo, que também teve bastante sucesso, onde sua pré-venda conseguiu atingir os 80 mil de pedidos, acima de Steins;Gate. Em 2018, Shikura comentou que estava pensando no desenvolvendo uma versão ocidental do jogo que portanto será lançada na Steam ainda este ano. Em 2019, uma continuação para Robotics;Notes foi lançada, chamada Robotics;Notes DaSH, sendo o sexto jogo da série Science Adventure.
4. Chaos;Child
Lançado em 2014 e sendo o quarto jogo da série, Chaos;Child é o jogo sequência de Chaos;Head. Ele segue o protagonista Takuru, que nota que dois assassinatos recentes ocorreram nas mesmas datas dos assassinatos em série no passado.
O anime ganhou uma adaptação em 2017 pelo estúdio Silver Link e ele também se passa em Shibuya como Chaos;Child, só que seis anos depois. Uma série de novos assassinatos estranhos começam a ocorrer e acabam sendo denominado como “O Retorno da Loucura da Nova Geração”.
Então, Takuru é presidente do clube de jornal de sua escola. Ele foi adotado após sua família morrer em um terremoto que ocorreu seis anos atrás. Outros personagens que estão no clube como Serika, sua irmã adotiva, Nono Kurusu, Hana Kazuki e Shinji Itou, são importantes para a história. Portanto, eles acabam querendo investigar os assassinatos que estão ocorrendo em Shibuya.
O jogo de Chaos;Child chegou a ser bem recebidos pelos críticos, entretanto seu anime nem tanto, assim como Chaos;Head. No anime, o mistério nem é o grande foco, sendo talvez as cenas de violência que acabam tendo que deixa o espectador bem surpreso. Já os personagens são bem construídos, não deixando de mostrar as suas motivações. Já a crítica do jogo, “foram marcadas por um mistério bem emocionante e assassinatos bem perturbadores”, sendo talvez mais perturbador que Chaos;Head.
5. Occultic;Nine (Caso à parte)
Sendo parte da franquia, mas sendo um caso à parte, Occultic;Nine na verdade faz parte da “sub-série” Science Visual Novel junto com Anonymous;Code. Mesmo assim, é interessante citar essa obra já que ele também foi adaptado para anime, mesmo a 5pb e/ou a Nitroplus não fizeram parte da produção dele.
Sua história na verdade foi originada de uma light novel, feita por Shikura Chiyomaru. Assim, em 2016, ganhou uma adaptação para anime pelo estúdio da A-1 Pictures. Só então em 2017 sua visual novel foi lançada.
A história segue a vida de nove personagens que, mesmo alguns não se conhecendo e não tendo nada a ver um com outro, todos são ligados ao blog “Choujou Kagaku Kirikiri Basara”, que tem a ideia de desaprovar o sobrenatural. O blog é comandando pelo estudante de 17 anos, Yuuta Gamon. Portanto Yuuta acaba se tornando o catalisador que reunirá esse grupo de personagens.
Assim com a junção desse grupo improvável, eles vão ter que confrontar uma série de eventos e assassinatos que estão ocorrendo que acabam sendo encobertos pela presença do sobrenatural. Assim, eles precisam resolver os mistérios que entrelaçam a cidade e suas vidas.
O sucesso da série de jogos da Science Adventure
Por mais que já tenha falado um pouco do sucesso de cada jogo no texto, vale reforçar como o sucesso, não só no Japão, como fora do país foi grande, ao ponto da empresa repensar em seus lançamentos para o ocidente.
Portanto, conseguimos ver um grande sucesso destes jogos aqui no ocidente. Onde, antigamente, não tínhamos acesso, conseguindo apenas consumir a mídia adaptada, ou seja, os animes. Agora, começamos a ter um grande acesso a esse tipo de jogo e o maior exemplo é os lançamentos de visual novel na plataforma da Steam.
Assim, na steam, temos os jogos Steins;Gate e Steins; Gate 0,Chaos;Child e o lançamento de Robotics;Notes Elite, uma versão do jogo para o ocidente, na plataforma. Eles então foram licenciados pela Spike Chunsoft aqui no ocidente, grupo encarregado também pela série de jogos de Dangaronpa. Assim, podemos ver que agora, os desenvolvedores e licenciadores, além do mercado de jogos no Japão, começam a pensar além e venderem seus jogos no mercado de jogos ocidental.
Portanto, é interessante dar uma chance para essas mídias, assim, tentarei trazer mais textos onde darei algumas dicas de visual novel. Assim, já fiz um primeiro texto ano passado sobre 9 visual novels que podem ser encontradas na Steam, e também, já falei um pouco sobre as visual novels e animes do Maeda Jun, que também pode ser encontradas na Steam.