Quando se falamos de animação japonesa, encontramos um vasto leque de gêneros para os espectadores se aventurarem e assistir, fazendo-os terem um mix de sentimentos ao assistirem alguma obra. Ainda mais quando os animes abordam o gênero mistério.
E assim, certeza que quando falamos do gênero de mistério, ainda mais aqueles que seguem a premissa da investigação de assassinatos ou desaparecimentos, os animes conseguem é deixar nossos cabelos arrepiados e ainda deixar os fãs mais e mais interessados com a investigação que a trama nos proporciona.
Gostamos de histórias que façam a gente criar as nossas teorias, podendo ser as mais bizarras possíveis. Desta forma, algumas animações japonesas conseguem entregar um trabalho excelente quando falamos desse tipo de trama.
Os mais interessante é que muitos animes, quando abordam esse tipo de premissa, muitas vezes os personagens não precisam ser grandes investigadores. Muitas vezes os protagonistas são meros estudantes que vão ter que investigar o caso de assassinato ou desaparecimento.
Portanto, aqui vai uma lista de recomendação de alguns animes de mistério, que envolvem a premissa da investigação, onde muitas vezes, os protagonistas vão ter que investigar um assassinato que ocorreu durante a história.
1.Boku dake ga Inai Machi (ERASED)
Começando a lista de animes de mistério com um dos animes mais queridos dos fãs, Boku dake ga Inai Machi (tradução: A cidade onde só eu não existo), conta a história de Satoru Fujinuma, um homem de 29 anos, que consegue voltar no tempo quando alguma tragédia acontece.
Satoru é um entregador de pizza e nas horas vagas, um mangaká. Ele vive sozinho e ele acaba tendo um certo medo de expressar seus sentimentos. Esse fenômeno de conseguir voltar ao tempo é chamado de “revival”. Toda vez que Satoru vivencia um acidente, morte ou até catástrofe, ele é mandado de volta no tempo antes do evento ocorrer, repetindo o tempo até que o acidente seja evitado.
Um certo dia, Satoru encontra sua mãe e ela comenta que suspeita que tenha um sequestrador a seguindo. Infelizmente, ela acaba morta a facadas de uma forma fria e Satoru é o principal suspeito pela morte.
Esse incidente acaba despertando o “revival” de Satoru, que faz o regressar 18 anos no tempo. A proposta não é salvar apenas sua mãe, e sim como alguns de seus amigos que naquela época, em 1988, acabaram desaparecendo. Ele acredita que a morte de sua mãe e o sumiço de Kaya, a garota de sua escola na época, é o feito da mesma pessoa.
O interessante deste anime é que vamos acompanhando primeiramente dois tempos, 2006, o presente, e 1988, ano que Satoru viaja ao passado para tentar alterar a linha do tempo. Também acompanhamos Satoru criança, mas sua mentalidade de homem de 29 anos acabou permanecendo. Erased portanto é um bom anime de mistério que consegue nos deixar instigado a cada episódio que assistimos.
Boku dake ga Inai Machi é adaptação do mangá do autor Sanbe Kei. O anime foi lançado em 2016 pelo estúdio A-1 Pictures e pode ser assistido na plataforma da Crunchyroll. O anime também ganhou uma live action em formato de série pela Netflix no ano de 2017.
2. Danganronpa
Adaptado de um jogo de visual novel, Danganronpa ganhou 3 animes. Sua primeira temporada no ano de 2013, e os outros dois animes em 2016. As obras foram adaptadas pelo estúdio Lerche, sendo o primeiro anime adaptação do jogo, e os outros animes originais.
Talvez sendo um dos animes de mistério mais icônicos, Danganronpa passa na escola Hope’s Peak Academy, um colégio onde estudam os jovens mais talentosos em determinadas áreas. A escola tem a função de desenvolver essas habilidades e formar alunos para se tornarem adultos mais preparados.
Focando mais no primeiro anime, as aulas letivas vão começar só que um imprevisto acontece e nesse dia de aula, o protagonista Naegi Makoto é preso na escola com outros 14 alunos. Um urso, chamado Monokuma, totalmente sádico, aparece e fala que o único jeito deles saírem da escola é cometer um assassinato sem serem descobertos.
Danganronpa possui 3 jogos, onde os três seguem a mesma proposta. Mas infelizmente apenas o primeiro jogo foi adaptado para anime. Só que para concluir a história, decidiram lançar dois animes ao mesmo tempo para contar como tudo começou, englobando a história do segundo jogo também. Desta forma, um dos animes lançados em 2016 acabou envolvendo os personagens do segundo jogo. O terceiro jogo, foi lançado depois desses animes, então não acabou sendo envolvido na animação.
Talvez seja confuso para qual anime assistir primeiro, mas vamos deixar claro. A linha do tempo é basicamente assim: Jogue Danganronpa: Trigger Happy Havoc ou assista o anime Danganronpa: The End of Hope’s Peak High. Para poder ver os outros animes, é recomendado jogar Danganronpa 2: Goodbye Despair, mas se você não conseguir ou não tiver interesse não tem problema.
Os outros dois animes, precisam ser assistidos alternadamente, ou seja, primeiro, assista um episódio de Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Mirai-hen e depois o Danganronpa 3: The End of Kibougamine Gakuen – Zetsubou-hen e assim sucessivamente.
3. Subete ga F ni Naru
Anime estreado em 2015 pelo estúdio A-1 Pictures, Subete ga F ni Naru (tradução: Tudo se transformará em F), é adaptação de um livro de romance de mistério escrito por Hiroshi Mori. Além do anime, a obra também chegou a ser adaptado para mangá, visual novel e até um live action.
Portanto, a história gira em torno de Saikawa Souhei, um membro do Laboratório de Pesquisa de Saikawa. Ele acaba tirando férias do laboratório e junto com Moe Nishinosono, a filha de seu mentor, vão viajar, junto também com um grupo que trabalha também neste laboratório.
Eles vão para uma ilha que lá, tem um laboratório de uma das programadoras mais bem sucedidas do Japão, Shiki Magata. Nishinosomo que acaba propondo o lugar da viagem pois sabe que Saikawa é muito fã de Magata. O interessante é que a programadora vive isolada em seu quarto no laboratório faz 14 anos.
Então, os dois, ao chegarem na ilha, decidem ir visitar o laboratório de Magata. Quando os dois estão lá, algo estranho acontece e eles, com o pessoal do laboratório, acabam encontrando o cadáver de Magata Shiki. Desta forma, ambos trabalham em conjunto para tentar resolver o mistério que se torna um caso de assassinato em série.
A narrativa é conduzida pelas interações do professor e da aluna. Enquanto Saikawa é totalmente inteligente e reflexivo, por outro lado temos Nishinosono, garota impulsiva, mas que não deixa a inteligência de lado, sendo capaz de fazer cálculos complicados rapidamente, dando respostas precisas.
Subete ga F ni Naru portanto é um dos animes de mistério muito bem conduzidos pelos seus personagens. O anime pode ser assistido na plataforma da Crunchyroll, onde o anime possui seus 11 episódios.
4. Boogiepop wa Warawanai
Seu primeiro anime saiu no ano 2000, e Boogiepop wa Warawanai acabou ganhando uma outra versão em 2019 também pelo estúdio MadHouse. A história se passa em uma cidade japonesa e também se passando em um período de cinco anos, mostrando o passado e o presente muitas vezes.
Boatos rondam entre os estudantes da Academia Shinyo sobre uma entidade enigmática sobrenatural, um shinigami chamado Boogiepop. Os boatos falam que ele assassinava pessoas no auge de sua beleza antes que seu fascínio diminua.
Mas poucos sabem de sua verdadeira natureza. Boogiepop na verdade é um guardião que, entre períodos de dormência, ele se manifesta como um alter ego de uma garota do ensino médio chamada Touka Miyashita. Isto para conseguir se defender dos “inimigos do mundo”.
Entretanto, uma série de desaparecimento misteriosos de alunos pela escola casou o despertar de Boogiepop. Então, em algum lugar da academia, uma criatura ameaçadora se esconde, esperando seu momento oportuno para atacar.
O interessante de Boogiepop wa Warawanai, é que a trama possui vários personagens com histórias diferentes que assim, vão se interligando conforme os episódios vão se passando. Desta forma, a versão de 2019, pode ser encontrada para assistir na plataforma da Crunchyroll.
5. Another
Um dos animes mais clássicos de mistério, Another segue a história de Sakakibara Kouichi, um garoto que vai começar a estudar em uma nova escola de Yomiyama, a cidade natal de sua mãe.
Quando Kouichi começa a se adaptar na nova cidade e ir às aulas, ele não consegue deixar de notar o comportamento estranho de seus colegas de sala. Antes de frequentar as aulas, ele conheceu Misaki Mei, uma garota que está em sua sala de aula e é tratada diferente pelos seus colegas de classe. Ela é excluída, onde ninguém parece se importar com sua presença ou tenta falar com ela.
Kouichi acha que possa ser um caso de bullying, mas ele também percebe que até os funcionários e professores da escola agem do mesmo jeito. Entretanto, mesmo assim Kouichi acaba se tornando amigo de Misaki Mei, apesar das advertências dos colegas para não fazer isso. Só que tudo começa a ficar mais estranho quando mortes misteriosas acontecem com os alunos da sala 3-3.
A realidade é que havia uma aluna chamada Misaki Yomiyama, que estudou 26 anos atrás na sala 3-3. Misaki foi muito popular entre seus colegas. Ela acabou morrendo inesperadamente, assim, a classe 3-3 decide continuar agindo como se ela ainda estivesse viva. Só que quando a foto da graduação foi tirada, eles viram na foto Misaki, “a estudante extra”.
Another com certeza foi muito comentado na época de seu lançamento e recomendado durante alguns anos. Ele chega a ser um anime bem 8 ou 80, podendo te agradar ou nem tanto. Ele foi lançado em 2012 pelo estúdio P.A. Works, e olha, se você não conhece a cena icônica do guarda-chuva, com certeza você precisa assistir Another.
6. Higurashi no Naku Koro ni
Aqui no Chimichangas, eu já comentei sobre Higurashi no Naku Koro ni e Danganronpa no texto de recomendações de visual novel disponivel na plataforma de jogos da Steam. Desta forma, tanto quanto Danganronpa, Higurashi no Naku Koro ni (tradução: Higurashi Quando eles choram) ganhou também uma adaptação de anime.
A série Higurashi foca em um grupo de amigos que vivem estranhos acontecimentos que acontecem na vila em que eles vivem. Assim, focado no protagonista Maebara Keiichi, que acaba se mudar para a vila chamada Hinamizawa, que aparentemente é uma vila pacífica. Ele se torna amigo das personagens principais do anime.
Só que, Keiichi, mais para frente, descobre que existe um festival anual chamado Watanagashi, que é comemorada na vila para o Deus local, Oyashiro-sama. Chega então o dia festival e uma pessoa é assassinada e outra desaparece. O garoto decide investigar os estranhos eventos envolvendo esse festival e o Deus.
O anime acaba sendo dividido em arcos, então, a cada momento, um dos amigos de Keiichi acaba se envolvendo em crimes, onde geralmente, esses crimes envolvem o assassinato de seus próprios amigos.
Assim, vale ressaltar, Higurashi é um anime do gênero gore, ou seja, o anime tem a proposta de horrorizar e chocar o espectador, tratando de um gênero psicológico com cenas extremamente sangrentas. Higurashi no Naku Koro ni acabou ganhando 5 adaptações para anime. E é adaptação, de como disse antes, de uma visual novel. O anime foi feito pelo estúdio Deen.
7. Monster
O último da lista de animes do gênero de mistério, escrito e ilustrado por Naoki Urasawa, Monster ganhou uma adaptação pelo estúdio da Madhouse, sendo um anime de 74 episódios em 2004. A trama gira em torno de Kenzou Tenma, um cirurgião japonês que vive na Alemanha.
Kenzou Tenma possui uma vida agradável com sua carreira promissora, é um bom cirurgião cerebral e é noivo da filha do diretor do hospital. Tudo está relativamente bom até certa noite um evento muda sua vida para sempre.
Tenma vai precisar escolher qual vida ele salvará. Portanto, ele escolhe salvar a vida de um jovem garoto a salvar a vida do prefeito da cidade, já que o garoto chegou primeiro.
Por conta deste acontecimento, ele perde apoio do diretor do hospital, como também sua posição e seu noivado acaba. No entanto, com a morte misteriosa do diretor e de outros dois médicos que o substituíram, a posição de Tenma é restaurada. Sem provas para condená-lo, Tenma é libertado e ocupa o cargo de diretor do hospital.
Nove anos se passam e o passado de Tenma volta a assombrá-lo. Ele vai precisar iniciar um processo para limpar seu nome indo investigar a verdade por trás do monstro que se envolveu no passado.
Monster chegou a ser aclamado pela crítica. O seu mangá ganhou vários prêmios e o anime chegou a ser considerado um dos melhores de sua década. Seu mangá chegou a ser publicado aqui no Brasil pela Panini, onde, em 2019, foi relançado em formato de luxo (kanzenban) pela mesma editora.
Outras recomendações de anime
Portanto, você que gostou desta lista de recomendações para animes do gênero de mistério e para você também que gosta deste tipo de texto, sobre recomendações de algum gênero ou demografia de anime, eu já fiz alguns textos sobre: Já recomendei alguns animes slice of life escolares. Também já listei animes que analisam outros pontos, como animes que retratam a infância, ou animes de curta duração e até indicações de animes que abordam temas para nossa aprendizagem.