Seria apenas coincidência ou de fato existe algum tipo de mau agouro envolvendo o jogo de futebol americano Madden? Pode parecer uma suposição um tanto leviana, mas a verdade é que a suposta “Maldição do Madden” afetou vários jogadores que foram capa de edições do jogo.

Antes do começo da nova temporada da NFL, é comum que um novo jogo Madden seja lançado, com um astro do futebol americano estampando sua capa. Junto com o lançamento, começam os burburinhos sobre o jogador em questão. Será que ele também será vítima da “Maldição do Madden”?

Pode parecer bobeira, mas os números falam por si mesmos. Dos 22 jogadores que estiveram nas capas do jogo, 16 tiveram temporadas problemáticas e até mesmo encerradas precocemente. Isso é o bastante pra deixar alguns fãs tensos e apreensivos sempre que um jogador queridinho aparece na capa do jogo.

A temporada 2019 da NFL começou nessa semana e o jogador da vez é o promissor quarterback Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs. Patrick fez uma temporada quase que impecável no ano passado e as expectativas para o desempenho dele neste ano são altíssimas! Vamos lá, Madden, não atrapalhe o Mahomes.

Mas o que diabos seria essa tal maldição? Vamos repassar as edições anteriores e mostrar como ter sido capa do jogo acabou afetando (coincidentemente ou não) o destino de alguns jogadores da NFL.

Madden NFL 99

Capa do jogo Madden NFL 99

Jogador: Garrison Hearst (San Francisco 49ers)

Feitos profissionais antes do Madden: Após se juntar aos 49ers, o running back bateu recordes e, principalmente, protagonizou uma das corridas mais longas da história da NFL, quando correu e marcou um touchdown na prorrogação, garantindo a vitória do time contra o New York Jets no primeiro jogo dos 49ers na temporada de 98.

A maldição: Depois de ser nomeado como o primeiro jogador a estampar a capa do jogo Madden NFL, Hearst levou o San Francisco 49ers até os playoffs, onde acabou quebrando o tornozelo de um jeito terrível, em um jogo contra o Atlanta Falcons. Complicações sérias durante a cirurgia levaram à um prognóstico que indicava que o jogador poderia nunca mais jogar futebol novamente. Hearst perdeu duas temporadas enquanto se recuperava dessa lesão.

Madden NFL 2000

Capa do jogo Madden NFL 2000

Jogadores: Barry Sanders (Detroit Lions) e Dorsey Levens (Green Bay Packers)

Feitos profissionais antes do Madden: Tomado como um dos maiores running backs de todos os tempos, Barry Sanders foi eleito para o Pro Bowl em todas as temporadas em que esteve na Liga. Sanders se tornou um dos únicos três jogadores a alcançarem a marca de 2000 jardas em uma única temporada. Também foi o primeiro jogador a correr 1500 jardas em quatro temporadas consecutivas.

Por um outro lado, Dorsey Levens, running back do Packers, foi uma escolha que causou surpresa, por ter números não tão impressionantes quanto Sanders ou outros jogadores à época. Mas, sua aparição no Pro Bowl de 97, depois de uma temporada com 1400 jardas corridas fizeram com que ele conquistasse um lugar ao sol.

A maldição: Pouco tempo depois de ter sido anunciado como capa do jogo, Sanders anunciou a sua aposentadoria de um jeito um pouco repentino, deixando as pessoas um pouco abaladas. Embora não pareça ser de fato uma maldição, essa decisão prejudicou o Detroit Lions, que ficou com um desfalque enorme em seu elenco, e também as motivações e a verdade por trás dessa decisão de Sanders continua sendo considerada controversa e até mesmo um pouco misteriosa.

Com a aposentadoria abrupta de Sanders, a EA Sports se apressou em substituir o jogador pelo running back Dorsey Levens. A temporada seguinte, depois de ter aparecido na capa do jogo, acabaria sendo a última de Levens como titular do time. Uma lesão reduziu o rendimento do running back e, somado à uma temporada negativa para o Green Bay Packers, fez com que Levens fosse dispensado pelo time em 2001.

Madden NFL 2001

Capa do jogo Madden NFL 2001

Jogador: Eddie George (Tennessee Titans)

Feitos profissionais antes do Madden: Vindo de muitas conquistas anteriores, o running back do Titans chegou à temporada de 2000 chegou envolto em muitas expectativas, após seu time ter perdido por muito pouco a disputa pelo Super Bowl no ano anterior.

A maldição: George parecia ser um forte candidato para quebrar a maldição que já vinha tomando forma. O azar parecia prestes a ser interrompido quando o Titans chegou aos playoffs como um dos times mais dominantes da NFL e George na iminência de bater recordes na temporada. Pois bem, uma falha de George no fim do último quarto de um jogo de playoff contra o Baltimore Ravens resultou em uma interceptação e um touchdown que encerrou a promissora temporada do Titans. Embora George tenha permanecido na Liga por mais quatro temporadas, seus números nunca mais foram expressivos e o rendimento do jogador decaiu durante o resto de sua carreira.

Madden NFL 2002

Capa do jogo Madden NFL 2002

Jogador: Daunte Culpepper (Minnesota Vikings)

Feitos profissionais antes do Madden: Daunte fez sucesso rapidamente na NFL depois de ter sido escalado como titular da temporada de 2000 em diante. O jogador levou o time a um recorde de 11 vitórias e 5 derrotas na temporada, bem como ao jogo valendo a liderança da conferência. Foi eleito para o Pro Bowl e chegou à temporada de 2001 como um dos jovens quarterbacks mais bem quistos na Liga.

A maldição: Alguns meses depois de ter aparecido na capa do jogo, Daunte teve uma lesão no joelho durante um jogo contra o Pittsburgh Steelers e perdeu o restante da temporada de 2001. Na temporada seguinte, seu rendimento caiu.

Madden NFL 2003

Capa do jogo Madden NFL 2003

Jogador: Marshall Faulk (St. Louis Rams)

Feitos profissionais antes do Madden: Faulk já acumulava algumas conquistas importantes, dentre elas um Super Bowl. O jogador era uma peça importantíssima dentro do time ofensivo do Rams e, inclusive, levou o time a outra disputa pelo Super Bowl.

A maldição: A temporada seguinte ao aparecimento na capa do jogo seria o começo do declínio de um grande running back. A temporada de 2002 foi a primeira em que o jogador não conseguiu correr por mais de 1000 jardas e esse número continuou a cair nas temporadas seguintes. Faulk perdeu a temporada de 2006 inteira devido a uma cirurgia no joelho. Depois, nunca mais voltou a jogar.

Madden NFL 2004

Capa do jogo Madden NFL 2004

Jogador: Michael Vick (Atlanta Falcons)

Feitos antes do Madden: Michael Vick redefiniu a posição de quarterback em suas primeiras temporadas ao estabelecer recordes em jardas corridas para um quarterback, bem como pela sua alta porcentagem de passes completados. Vick subiu o nível da competição como um quarterback móvel, com grande mobilidade, atingindo 777 jardas corridas e 3000 jardas em passes durante a temporada de 2002.

A maldição: Pouco tempo após aparecer na capa do jogo, Vick fraturou a fíbula durante um jogo da pré-temporada. A lesão fez com que o jogador perdesse os primeiros 11 jogos da temporada.

Madden NFL 2005

Capa do jogo Madden NFL

Jogador: Ray Lewis (Baltimore Ravens)

Feitos antes do Madden: Lewis era um dos jogadores defensivos mais temidos na Liga. O Ravens haviam vencido um Super Bowl em 2000 e Lewis era um dos principais responsáveis pelo feito.

A maldição: Não é como se a temporada seguinte tivesse sido absolutamente terrível para Lewis, mas o jogador cometeu erros que nunca havia cometido em toda sua carreira. Os Ravens também não conseguiram chegar aos playoffs pela primeira vez em muitos anos. Na semana 6 da temporada, Lewis rompeu um músculo da coxa, resultando no fim da temporada para o jogador.

Madden NFL 2006

Capa do jogo Madden NFL 2006

Jogador: Donovan McNabb (Philadelphia Eagles)

Feitos antes do Madden: McNabb ajudou a levar os Eagles para várias decisões de conferência durante seus cinco primeiros anos na NFL. Levou, também, para a segunda decisão do Super Bowl na história do time.

A maldição: A temporada de 2005 prometia ser muito positiva para McNabb, mas tudo acabou indo por água abaixo depois de uma lesão na virilha que colocou o jogador na lista de machucados do time durante o resto da temporada. Ele não conseguiu se recuperar totalmente na temporada seguinte e na semana 11 ele teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho. Os anos seguintes seriam marcados por performances inconsistentes e tumultos dentro e fora do campo.

Madden NFL 2007

Capa do jogo Madden NFL 2007

Jogador: Shaun Alexander (Seattle Seahawks)

Feitos antes do Madden: Alexander elevou o nível da competição em 2005 quando se tornou o primeiro running back da história da NFL a marcar 15 touchdowns em cinco temporadas consecutivas, quebrando recordes também dentro de seu time. Ele também se tornou o primeiro jogador da NFL a marcar 19 touchdowns correndo ou recebendo um passe em apenas 10 jogos. Alexander foi eleito MVP (Most Valuable Player) da temporada e levou o Seahawks à uma disputa pelo Super Bowl XL.

A maldição: A temporada de 2006 de Alexander foi abalada após o jogador quebrar o pé na semana 3. Poucos meses após ter sido indicado para a capa do jogo. Essa temporada seria a primeira em que o jogador não alcançaria a marca de 1000 jardas corridas desde que entrou no time. Como se já não fosse o bastante, a temporada de 2007 do jogador foi marcada por várias lesões. Alexander fraturou o pulso e torceu o joelho e o tornozelo. Alexander foi cortado do time na temporada de 2008.

Madden NFL 2008

Capa do jogo Madden NFL 2008

Jogadores: Vince Young (Tennessee Titans) e Luis Castillo (San Diego Chargers)

Feitos antes do Madden: Young teve um ano quase perfeito como novato na NFL, tendo quebrado todos os recordes possíveis para um quarterback estreante na Liga. Recebeu nomeações de destaque, dentre elas foi eleito para o Pro Bowl.

Para o lançamento espanhol do jogo, o defensive end dos Chargers, Luis Castillo, foi escolhido como capa, após de duas temporadas sendo reconhecido como um dos jogadores defensivos que ganharam destaque mais rapidamente na Liga.

A maldição: A título de curiosidade, antes de Young e Castillo serem escolhidos como capa do jogo, o running back dos Chargers, LaDainian Tomlinson tinha sido considerado como uma opção, porém recusou após pedidos excessivos dos fãs para que ele não aceitasse, exatamente devido ao medo de que a maldição do Madden NFL pudesse decair sobre o atleta. Tomlinson declinou o convite e, portanto, a oportunidade foi aproveitada por Young e Castillo.

Depois de zombar da suposta maldição do Madden, Vince Young teve um início lento na temporada de 2007, vindo sofrer uma lesão no quadríceps na semana 6. Acabou perdendo a semana seguinte de jogo (o jogador nunca havia perdido uma semana de jogo devido à lesão antes). Young retornou ainda na mesma temporada, apenas para tornar a se machucar, no último jogo da temporada. A chance de ser um titular foi se tornando uma realidade cada vez mais distante para Young, que, em 2008, machucou seu joelho no primeiro jogo da temporada.

Nem os jogadores que estampam a capa alternativa do jogo se livram da maldição, aparentemente. Castillo perdeu várias semanas da temporada de 2007, após sofrer uma lesão no joelho.

Madden NFL 2009

Capa do jogo Madden NFL 2009

Jogador: Brett Favre (Green Bay Packers)

Feitos antes do Madden: Com a intenção de homenagear um dos maiores quarterbacks da NFL, a EA Sports decidiu estampar a capa de seu próximo Madden com o veterano Brett Favre, após este ter anunciado a sua aposentadoria. Favre quebrou múltiplos recordes da Liga.

A maldição: Favre voltou atrás em sua aposentadoria e assinou um contrato com o New York Jets (Na capa do jogo, Favre aparece com a jersey de seu antigo time, Green Bay Packers) e teve uma temporada regular, marcada por problemas fora do campo e uma lesão no ombro que o assombraria por mais três temporada e resultaria numa aposentadoria definitiva em 2011.

Madden NFL 2010

Capa do jogo Madden NFL 2010

Jogadores: Larry Fitzgerald (Arizona Cardinals) e Troy Polamalu (Pittsburgh Steelers)

Feitos antes do Madden: Essa foi a primeira capa do jogo estampada por dois jogadores. Larry foi muito reconhecido como um grande wide receiver da NFL. Participou também de uma disputa pelo Super Bowl. 

Polamalu já havia sido selecionado para o Pro Bowl várias vezes e ajudou os Steelers a ganharem vários Super Bowls, incluindo o mais recente, disputado exatamente contra o Arizona Cardinals, time de Larry.

A maldição: Larry é um dos casos mais clássicos em que a maldição do Madden se fez presente. O jogador, que havia conquistado vários recordes pessoais, teve uma queda brusca de rendimento na temporada seguinte ao seu aparecimento na capa do jogo. Ainda assim conseguiu obter bons números. O jogador não pode participar do Pro Bowl em 2010 devido à uma lesão na costela.

Polamalu também sofreu com uma lesão. O jogador teve uma lesão do ligamento colateral medial ainda na primeira semana da temporada de 2009 e perdeu os quatro jogos seguintes. Voltou ao gramado e tornou a se machucar, dessa vez uma lesão no ligamento cruzado posterior. Os Steelers ficaram de fora dos playoffs nessa temporada.

Madden NFL 2011

Capa do jogo Madden NFL 2011

Jogador: Drew Brees (New Orleans Saints)

Feitos antes do Madden: Brees foi indicado para estampar a capa do próximo jogo da EA Sports após uma temporada brilhante em 2009, que culminou com a vitória do Saints no Super Bowl XLIV, o primeiro Super Bowl do time. Foi também eleito como MVP do Super Bowl.

A maldição: Embora não tenha sido uma temporada catastrófica, foi certamente uma das piores na carreira do quarterback, que teve o dobro de interceptações que na temporada anterior.

Madden NFL 2012

Capa do jogo Madden NFL 2012

Jogador: Peyton Hills (Cleveland Browns)

Feitos antes do Madden: Em 2010, Hills tornou-se titular e atingiu a marca de 1177 jardas corridas e 477 jardas em bolas recebidas. Uma temporada que fez com que todos os olhos se voltassem para o jogador.

A maldição: Os problemas para Hill começaram com disputas contratuais que criaram atrito com seu time. Em seguida, vieram os problemas de saúde. Primeiro, veio a luta contra uma faringite estreptocócica e, depois, uma lesão na coxa. Hill perdeu vários jogos e teve dificuldades de encontrar sincronia com seu time. Encerrou a temporada com apenas 587 jardas corridas e sendo considerado uma grande decepção em vista de sua temporada anterior.

Madden NFL 25

Capa do jogo Madden NFL 25

Jogador: Adrian Peterson (Minnesota Vikings)

Feitos antes do Madden: O running back do Vikings ganhou seu lugar na capa do jogo após voltar a jogar, depois de ficar 8 meses afastado da Liga, tratando uma lesão no ligamento cruzado anterior e uma lesão no ligamento colateral medial. Peterson contrariou todas as previsões e teve um retorno incrível, correndo 2097 jardas durante a temporada. Recebeu o prêmio de MVP.

A maldição: Embora o começo de temporada de Peterson não tenha sido ruim, o jogador teve problemas com uma lesão no pé. Ele acabou jogando apenas 14 jogos na temporada e os números de seu time caíram.

Madden NFL 2017

Capa do jogo Madden NFL 2017

Jogador: Rob Gronkowski (New England Patriots)

Feitos antes do Madden: É preciso deixar claro que Gronk sempre teve problemas com lesões durante sua carreira, mas de um modo geral sempre conseguiu lidar com elas. Mesmo com esses contratempos, Rob Gronkowski sempre foi um dos melhores tight ends da Liga e formou uma dupla ofensiva perigosíssima ao lado do incrível quarterback Tom Brady. Gronk realizou grandes conquistas junto ao Patriots. Foi eleito para o Pro Bowl e o time All-Pro pela quarta vez em sua carreira.

A maldição: Gronk perdeu os dois primeiros jogos da temporada de 2016 devido a uma lesão na coxa. Retornou apenas na semana cinco, teve bom rendimento, mas sua participação na Liga foi novamente interrompida, por conta de uma lesão pulmonar em um jogo contra o Seattle Seahawks. 

O tight end voltou na semana seguinte e, antes de receber um único passe, saiu de campo com uma dor nas costas. Gronkowski passou por uma cirurgia de hérnia de disco e foi colocado na lista de jogadores machucados, onde permaneceu pelo restante da temporada.

Madden NFL 2019

Capa do jogo Madden NFL 2019

Jogador: Antonio Brown (Pittsburgh Steelers)

Feitos antes do Madden: Antonio Brown é considerado um dos maiores wide receivers da Liga. Encerrou a temporada de 2017 com mais jardas recebidas que qualquer outro jogador na NFL. Brown tem a habilidade de conseguir realizar recepções consideradas praticamente impossíveis de serem recepcionadas.

A maldição: De um ponto de vista estatístico, Brown não se deixou afetar pela maldição do Madden. Sua temporada seguinte foi marcada por ótimos números. Mas, porém, entretanto, contudo, todavia, Brown teve um período fora de temporada no mínimo bizarra. O wide receiver não jogou o último jogo da temporada regular de 2018 após se envolver em uma discussão com o quarterback veterano Ben Roethlisberger. O clima de tensão entre Brown e seus colegas de equipe permaneceu, ao ponto do jogador pedir para ser trocado. 

De casa nova, agora vestindo a camisa do Oakland Raiders, os problemas parecem acompanhar Brown pra onde quer que ele vá. Após a NFL banir o modelo de capacete favorito do wide receiver, este criou um verdadeiro caso a respeito e ameaçou se aposentar, caso não o deixem jogar com seu tão amado capacete. Os problemas parecem longe de acabar para Antonio Brown. Estaremos de olho.

Madden NFL 2020

Capa do jogo Madden NFL 2020

Jogador: Patrick Mahomes II (Kansas City Chiefs)

Feitos antes do Madden: Depois de trocar o quarterback titular Alex Smith, o Chiefs passou a posição para o, até então substituto, Patrick Mahomes. A primeira temporada como titular de Mahomes deixou a todos embasbacados, com seu desempenho quase que sobrenatural. Os números do quarterback foram impressionantes e culminaram com o Chiefs se consagrando campeão da divisão (AFC). Foi eleito MVP da temporada, recebeu o prêmio de Jogador Ofensivo do Ano, dentre outras congratulações. É considerado um dos nomes mais promissores na Liga atualmente.

A maldição vai atingir Mahomes?

É, meu amigo. Só nos resta esperar e torcer para que a maldição do Madden não recaia sobre esse jovem quarterback que tem muito mais a mostrar nessa temporada que apenas começou.

Os fatos foram expostos. E aí? A maldição é real ou apenas papo furado? Nos vemos na próxima aventura!

Topo