Por vezes estamos acostumados a ver animes de ação e frenéticos, que deixam a gente ansiosos para saber o que vai acontecer na história. Fora eles, tem os psicológicos, com suspense e mistério, para deixar a gente com aquela pulga atrás da orelha na curiosidade para  saber quem é o autor das façanhas da história.

Mas não é apenas eles que são produzidos e fazem sucesso, e nem os únicos que valem a pena serem vistos. Os animes curtos e levinhos podem ser uma boa escolha para dar aquela relaxada e apenas para se divertir no final de semana. 

Esses animes levinhos normalmente são do gênero slice of life, mas que possuem características bem próprias para atingir o espectador de forma diferente. Dificilmente falam de dramas pesados, dificuldades sociais, doenças, enfim, tudo que for doloroso. 

Para entender mais especificamente de animes muito leves e sem clímax ou reviravoltas, o episódio #98 podcast do Anime Crazies chegou a explicar mais sobre os animes denominados “yashikeis”, que são exatamente esses animes leves e que trazem um sentimento de paz, alegria e relaxamento. 

E esse texto tem o objetivo de justamente indicar esses animes mais tranquilos e curtos para serem apreciados em apenas um final de semana, e deixar aquele sentimento de tranquilidade no coraçãozinho de todos vocês.

Lembrando que a indústria japonesa é gigante e tem muito anime nessa pegada, mas farei apenas indicações de animes que gosto e que assisti! Lógico que você também pode indicar outros nos comentários!

01 – Barakamon

Ainda em dúvida se deveríamos entender Barakamon como yashikei, mas muitas características dão a possibilidade de ser um anime que nos faz rir, que nos deixa mais tranquilos e com o coração aquecido. Infelizmente no Brasil o anime não está disponível nas plataformas oficiais.

É um anime que tem muito sentimento de cidade do interior, mas do jeito positivo, que tira aquela rotina de vida desenfreada da cidade grande. Há muitas piadas bestas, e um crescimento de protagonista muito interessante, pois é modificado por causa do ambiente que ele passa a viver. Apesar do início indicar alguma história mais pesada sobre confiança pessoal e depressão, o anime simplesmente deixa isso tudo de lado e foca nas coisas boas. 

O anime é uma adaptação de mangá do mesmo nome, e não chega a adaptar toda a história. Porém, ele termina em uma fase perfeita para fechar com chave de ouro, dando um final merecedor. Aos que querem continuar, bastam ler o mangá

Sinopse: BARAKAMON segue a história de Seishu Handa, um artista calígrafo que recebeu uma punição por socar outro calígrafo famoso no rosto, e que era da terceira idade. Assim ele é enviado para uma ilha pequena do interior do Japão. Como um homem da cidade, como Seishu vai se adaptar a esse novo ambiente? 

02 – Wotakoi: Love is Hard for Otaku

Um dos animes famosinhos dos últimos tempos, Wotakoi é tudo que precisamos: fala sobre a cultura otaku, mostra como é um pouco a realidade deles no Japão, mas de um jeito leve, sem esteriótipos e maneiras desrespeitosas sobre a comunidade. É engraçado, tem muita referência nerd, e tem aquele romance tranquilo sem todo o drama e desgraceira comuns em shojo/josei

Narumi é a protagonista, de cabelo rosa.

O anime pode ser visto na Amazon Prime e possui até então uma temporada. O mangá foi anunciado recentemente pela Panini – Planet Mangá e se encontra no 4º volume. O mangá fez tanto sucesso que o volume 1 esgotou rapidamente e está raro para comprar. 

Sinopse: Apesar de Narumi Momose esconder seu gosto por histórias yaoi, seu namorado descobre tal hobby e termina o relacionamento. Para renovar sua vida, ela decide mudar de trabalho e lá acaba encontrando seu amigo de infncia, Hirotaka Nifuji, um viciado em video games, que por pouco não revela o segredo de sua amiga. Então, ela decide sugerir um plano para que ele nunca mais fale sobre o assunto, mas não contava com uma contraproposta: por que não começarem a namorar? Obcecados por seus interesses pessoais, será difícil para eles manterem um relacionamento.

03 – Yuru Camp

Yuru Camp é um anime referência nessa linha de slice of life yushikei, pois simplesmente a história é sobre garotas do colegial que se reúnem e amam acampar. Não há nenhum clímax, nenhum objetivo central ou desenvolvimento profundo. Porém o anime é todo feito para ensinar como acampar e os diferentes lugares do Japão

Ele te dá vontade de comer iguarias japonesas, de experimentar acampar e reunir amigos para viajar e se divertir. É uma temporada toda abordando o mesmo assunto, sem a pretensão de ter um plot central mirabolante, misterioso e cheio de explicações. O anime acabou fazendo tanto sucesso que teve anúncio da 2º temporada, além de um filme.

Nadeshiko na esquerda e Rin na direita. Duas namoradinhas xD

O anime é exclusivo da Crunchyroll, e é um dos meus favoritos da vida, exatamente por trazer esses sentimentos positivos e relaxantes. Tá em um dia ruim? Coloque Yuru Camp para ver. Na Crunchy o anime tem de ser buscado como Laid-Back Camp.  

Sinopse: Nadeshiko, uma colegial que se mudou para Yamanashi, decide ir visitar o famoso Monte Fuji das notas de mil ienes. Contudo, enquanto pedalava para Motosu, ela acaba desmaiando de cansaço e acorda à noite num lugar desconhecido, sem saber como voltar pra casa. Felizmente, ela é salva por Rin, uma garota que está acampando sozinha – e assim começa a história das garotas que adoram a vida a céu aberto.

04 – Amanchu!

Também disponível na Crunchyroll, Amanchu! possui duas temporadas, praticamente adaptando todo o mangá da autora Kozue Amano. A história é sobre uma garota tímida que se chama Futaba e se muda para uma nova cidade litorânea. Ao chegar na nova escola, ela é convidada por Hikari a entrar no clube de mergulho do colégio. 

Ela aceita o convite e passa a treinar mergulho. O anime ensina os principais conhecimentos, desde o básico até um pouco mais avançado, seguindo a narrativa da visão de Futaba, apelidada de Teko. A animação é linda demais, com pitadas de comédia e positividade.

Teko e Pikari são as duas garotas da extrema direita.

A segunda temporada sai um pouco dessa leveza toda e adiciona algumas coisas fantasiosas, mas apesar da viagem, ainda assim é um anime bem leve e divertido de acompanhar, sem a necessidade de ficar lá quebrando a cabeça para adivinhar enigmas e criar teorias do que virá a seguir. 

Sinopse: Chegou a primavera, a época das grandes mudanças. Hikari Kohinata é uma garota demasiadamente alegre e espontânea de 15 anos, que passou sua vida inteira numa pequena e cativante cidade costeira na península de Izu. No primeiro dia de colegial, ela conhece Futaba Oki, uma garota levemente introvertida que acabara de se mudar de Tóquio. Sem perceber, Futaba acaba se empolgando com scuba diving, a paixão de Hikari. Desse dia em diante, Futaba começa a sair lentamente de seu casulo, aprendendo a enfrentar seus desafios e a mergulhar no oceano da vida.

05 – Fune wo Amu (The Great Passenger)

Um anime altamente diferente e leve, Fune wo Amu mostra o universo de uma editoria de dicionários de uma editora. Apesar de abordar a vida adulta, é extremamente tranquilo e os acontecimentos ocorrem de uma forma natural e sem nenhum plot dramático para resolver. O que foi proposto no início do mangá, é facilmente apresentado e resolvido até seu fim, deixando aquele gostinho de felicidade. 

Ele está disponível na Amazon Prime Video e possui uma única temporada (nem tem porque ir além disso). Assim como Yuru Camp e Amanchu que querem apresentar mais informações de forma simples e cativante sobre acampar e mergulhar, Fune Wo Amu também procura fazer isso, mostrando as etapas de como é produzir um dicionário. 

Sinopse: Mitsuya Majime, um desajeitado vendedor, e Masashi Nishioka, um descontraído editor de dicionários, se conhecem por acaso. Araki, conhecido de Nishioka, é um editor veterano da Genbu Book. À procura de um sucessor, ele fica sabendo de Majime e decide conhecê-lo. Esta é uma história sobre pessoas atrapalhadas, mas habilidosas com as palavras.

06 – Himouto! Umaru-chan

Se tem um anime fofo, engraçado e despretensioso, esse anime é Umaru-chan. Mulheres podem facilmente se identificar com a Umaru, assim como rir e fazer o que ela faz. Basicamente: ela é uma princesa e ícone no colégio, mas chega em casa e abre a porta da realidade alternativa: come um monte de porcaria, adora ver anime e jogar videogame, com aquelas roupas bem confortáveis, mas nada bonitas! 

Ela muda completamente, o que faz tudo ser muito engraçado e divertido de assistir. São apenas 12 episódios pra lá de gostosinhos de assistir. A Umaru é absolutamente fofa e genial, é tudo que eu posso dizer. 

Sinopse: Umaru é uma garota de 16 anos famosa em toda a cidade por sua beleza e que mora com seu irmão mais velho Taihei. Ela é uma irmã perfeita, bondosa, inteligente e popular, alguém que todos admiram. Então quem poderia acreditar em como a verdadeira Umaru é em casa? Dorminhoca, viciada em videogame e TV, só come porcaria e só bebe refrigerante… Isso é quase tudo que ela faz em casa, deixando todas as tarefas domésticas para seu irmão.

Para finalizar, caso ainda não conheçam as plataformas de streaming de animes, já que falei um pouco deles aqui, já fiz um texto explicando o que são e porque são importantes. 5 animes dos 6 indicados vieram ao Brasil de forma oficial, portanto há formas de contribuir com o mercado legalizado.

Caso queira mais indicações de animes slice of life, outra redatora já explicou mais sobre eles e o quanto são importantes na indústria do anime no Japão. Há muita produção desse tipo de material por lá e é interessante a gente sair um pouco da mesmice de porrada e ação.

Topo