Um texto focado mais para a área de roteiro onde a função é analisar a construção de personagem, antes já escrevi um texto sobre a jornada do herói, onde conto os 12 passos que o herói para passa para completar seu objetivo.
Então, desta vez, irei falar da jornada da heroína, que não acaba sendo tão diferente da jornada do herói clássica. Mas esse modelo se difere do clássico pois aborda a jornada psico-espiritual das mulheres.
Desta forma, usarei como base o anime Akatsuki no Yona lançado em 2014 pelo estúdio Pierrot, que conta a história de Yona, a única princesa de seu reino onde tudo muda quando o homem que ela ama, Soo-Won, mata seu pai e toma o trono.
Por assim sendo, conseguimos perceber a evolução da personagem Yona durante todo o conflito de fugir de Soo-Wong e enfrentando desafios que ela nunca pensou que iria enfrentar, saindo total de sua zona de conforto.
Jornada do herói x Jornada da heroína
Eu já comentei sobre como funciona a Jornada do herói neste texto analisando toda a jornada da protagonista Emma. A estrutura foi criada por Joseph Campbell, onde ele fez 12 etapas que faz o herói atingir seu objetivo.
A proposta da jornada da heroína surgiu depois como uma resposta ao modelo de Campbell, onde foi criada pela escritora Maureen Murdock. Ela sentiu que o modelo dele não abordava uma jornada psicologia das mulheres contemporâneas.
Mesmo analisando a jornada do herói com uma personagem feminina, a jornada da heroína traz uma ideia mais psicológica, diferente da jornada do herói. Por essa forma, uma das heroínas mais interessantes de analisar seria a Yona de Akatsuki no Yona.
Diferente de Emma, que sempre tem seu objetivo nos primeiros episódios, a jornada da personagem Yona é muito mais reflexiva e psicológica. Mas isso não nos impede de também poder analisar a jornada de Emma como jornada da heroína.
1. Troca do feminino para o masculino
A jornada da heroína começa com a separação inicial dos valores femininos, ou seja, a heroína nega sua feminilidade.
Em Akatsuki no Yona, tudo começa logo no primeiro episódio em que temos um jogo de diferenças. Yona nos é apresentada como uma garota delicada e gentil, ela é apaixonada por Soo-Won e vive tranquilamente em seu reino.
Tudo muda quando Soo-Won mata o pai de Yona e assume o trono. Yona, junto de seu guarda-costas Hak, precisam fugir de lá. Yona passa por coisas que nunca imaginou que passaria, se sentido fraca e totalmente dependente de seu guarda-costas.
Então, é um dos momentos, na luta de Hak contra os guardas de Tae-jun, que Hak quase perde tentando salvar Yona inúmeras vezes. Yona, ali percebe que, não pode mais depender de Hak.
Mais para frente, ela começa a querer treinar arco-flecha e espada para poder se defender sozinha e não depender de seu guarda-costas.
A ruptura está ai então, Yona, que sempre foi uma princesa delicada, precisa agora lutar, algo que ela nunca tinha pensado que iria fazer. Ela sai da sua zona de conforto.
2. Estrada das Provações
Esse caminho das provas mostra como a heroína vai lidar com com os problemas impostos pelo mundo patriarcal.
Um ponto é que Hak no começo não aceita o treinamento da princesa. Também como os dragões, pois eles acreditam que eles precisam proteger Yona que é indefesa.
A garota quer provar tanto para eles e para si mesma que não é fraca. Remete até uma cena em que ela precisa atravessar um precipício para provar a capitã do navio de Jae-ha que ela consegue ser independente e não precisa de nenhuma ajuda.
3. A ilusão do sucesso
Mesmo a heroína provando que consegue ser forte, respeitada e competente, ela ainda continua sentindo que não é suficiente. É neste momento que ela percebe que para se encaixar como mulher, ela tem que ser muito mais competente que um homem.
Em Akatsuki no Yona, depois de Yona conseguir passar o precipício e a capitã deixar a garota ajudar ela a recuperar as mulheres raptadas, Yona tem uma ideia que só ela consegue cumprir.
Ela finge ser uma vítima e espera ser capturada por Kumji. É uma parte da trama que Yona tem que provar para si mesma que é capaz.
4. A descida
Esse é o momento na jornada da heroína que ela abandona a parte masculina e entra na parte feminina.
No anime, Yona tem seus altos e baixos. Por mais que ela treine arduamente e lute para tentar provar a si mesma que ela não precisa de ajuda, ela ainda tem seus momentos que remetem ao seu lado mais feminino.
Ela se machuca mais após os treinos, e o principal, ela ainda sofre bastante com o golpe que Soo-Won deu em seu pai.
Pois afinal, a personagem não consegue abandonar totalmente sua personalidade mesmo com o primeiro choque com o conflito da história.
5. A iniciação
Depois de ver que não é aceita no mundo patriarcal, a heroína volta a se reconectar ao mundo feminino que ela tinha abandonado.
Em Akatsuki no Yona talvez não tenha um momento certo para isso no anime. E sim em cenas dos mangás onde Yona volta a ter mais contato com o mundo da nobreza.
Por estas e outras, não comentarei muito para não dar spoilers, mas resumindo, ela tem contato com a nobreza que traz esse lado feminino dela outra vez.
Outro fator que traz esse lado feminino da garota é quando ela cai nas graças de seu guarda-costas. Hak sempre foi apaixonado por Yona, então ele quer proteger ela a todo o custo. Só que ele não consegue entender que Yona está se fortalecendo. Então, mesmo assim, Yona às vezes cede a proteção de Hak.
6 e 7. Reconciliação com o feminino e (Re)incorporação do masculino
Sendo as etapas respectivamente sexta e sétima, é um dos pontos principais da jornada da heroína. Em que é preciso entender qual é o ponto negativo se manter no lado feminino e o que vai precisar ser integrado na vida da nossa heroína.
Yona precisa perceber que ela não pode ceder totalmente para o lado masculino e nem também para o lado feminino, ela precisa achar um meio termo.
Esta ideia acontece quando Yona vai atrás dos quatro dragões celestiais. Ela entende que não poderá enfrentar os problemas sozinhas (masculino) ou jogar tudo nas mãos de Hak (feminino). Outra pessoa que integra sua equipe nesse meio termo é Yun.
8. A união
A união, a última etapa é unir tanto esse lado masculino e o feminino, portanto, a heroína equipara os valores femininos e masculinos.
Yona encontra o meio termo, e o ponto principal disso é a definição do seu objetivo. Yona nunca teve um objetivo em mente, só no primeiro momento que era encontrar os quatro dragões, e depois que conseguiu, o que iria fazer?
Depois também de treinar e ficar quase totalmente independente de Hak, Yona poderia seguir em frente, mas ela ainda tem a questão de Soo-Won. E mesmo que indiretamente e não afirmando para si mesma, Yona precisaria resolver essa questão.
Então, é uma questão de valores. Yona, que era totalmente infantil e delicada, cresce na trama por conta da ideia de querer ser forte mas ao mesmo, passando por vários desafios que traziam de volta seu lado feminino da princesa.
Mas Yona percebe que ela não precisa ir totalmente para o lado masculino, ela precisa achar um meio termo, então, a busca dos quatro dragões foi a solução que ela achou. E mesmo depois de encontrar eles, insatisfeita, em vez de combater Soo-Won, ela tem outros planos.
Sendo um pequeno spoiler do mangá: Yona decide conhecer melhor o reino que ela comandou, ou seja, ela percebe que mesmo sendo princesa, seu pai não fez o bem para todos enquanto era rei.
Então, resumindo, Yona não precisa ser totalmente independente, podendo recorrer a ajuda e apoio de seu guarda-costas e seus dragões, mas ao mesmo tempo, Yona quebra essa ideia de princesa dependente.
Conclusão: A crescente evolução da personagem
A jornada da heroína é uma questão mais psicológica, diferente da jornada do herói original que foca só mais em forças e objetivos. Em Akatsuki no Yona, é analisado toda uma questão psicológica para o crescimento de Yona da obra.
Yona quebra seu lado feminino quando seu pai é morto, ela precisa provar para si mesma que é forte e não precisa da ajuda de ninguém. Ela treina e luta mas por fim percebe que não poderia abandonar seu lado feminino totalmente.
Yona consegue achar seu meio termo no final do anime, mas a construção da personagem ainda vai crescendo no mangá, sendo então uma das melhores evoluções de personagens em animes.