The Promised Neverland, ou mais conhecido como Yakusoku no Neverland, é um anime adaptado do mangá do autor Kaiu Shirai e ilustrado por Demisu Posuka. O mangá conseguiu um espaço na revista Shounen Jump, se tornando um dos pilares da revista. Seu anime foi lançado em 2019 e fez bastante sucesso entre os fãs de anime.
Por ser uma história bem construída, podemos desmembrar a história e analisar por várias formas. Uma delas é construção de personagem.
Um dos pontos mais fortes de uma história, seja um filme, série ou anime, é o crescimento de personagem. Vários roteiristas que estudaram esse método e propõem teorias e formas de como evoluir os personagens em uma trama.
Para o espectador ver o crescimento da personagem da trama é importante. Além de causar interesse, muitas vezes, causa-se empatia. Portanto, um dos métodos mais conhecidos na área de roteiro é a Jornada do Herói.
Antes de analisarmos o anime The Promised Neverland, já é bom deixar avisado que esse texto possui spoilers! Então, para quem não assistiu o anime, vai lá, e depois volta para ler essa analise.
Jornada do Herói
A Jornada do Herói é um dos métodos para estrutura de roteiro. São 12 etapas que contam a história do herói, desde o seu mundo comum, até ele atingir seu objetivo. A estrutura nasceu a partir de uma análise em um livro chamado O Herói das Mil Faces, de Joseph Campbell. Essa é uma das estruturas que podem ser adaptadas na história do roteiristas. Também é uma das estudadas pelos futuros roteiristas.
Para entender melhor de como funciona a Jornada do Herói e vemos como pode ser aplicada nas histórias, o anime The Promised Neverland é um dos exemplos que consegue-se enxergar essa estrutura funcionando em sua história. Mais especificamente, em sua primeira temporada.
Levando em conta o anime The Promised Neverland, primeiramente temos que definir nosso herói, ou seja, protagonista. Os protagonistas são personagens no centro da ação e dos conflitos da trama. Os três personagens principais na história, claro, são Emma, Ray e Norman. Mas focaremos na Emma primeiramente, por ela ser dos três, a personagem com mais destaque.
1. Mundo comum
O mundo comum, ou mundo ordinário, é originalmente o mundo comum do nosso herói. Mostra onde ele vive, o que faz, como ele é, seus relacionamentos… Às vezes é classificado até como uma vida monótona, como qualquer vida de um ser comum.
Portanto, é necessário criar detalhes capazes de fazer com que o público crie empatia com esse protagonista.
Então, analisando o anime pela Jornada do Herói, o mundo comum de Emma seria o orfanato. O orfanato em que ela vive tranquilamente sem nenhuma preocupação. Ela brinca com o resto das crianças, estuda normalmente e tem sua rotina diária.
Mostra então como é o orfanato, suas regras, quem cuida de Emma, seus amigos mais chegados, vai se construindo as informações para chegar ao segundo passo da Jornada do Herói.
2. Chamada a aventura
Algo precisa acontecer para que a história comece a fluir. Assim podendo ser um incidente inicial, ou vir na forma de uma mensagem ou um mensageiro. Ser até um evento que desencadeia a história.
Dessa forma, precisa ser um desafio para o herói que faça ele sair da sua zona de conforto, do seu mundo comum.
Emma é chamada para a aventura quando uma das crianças, Connie, é adotada. O objeto que a menina esquece, o bicho de pelúcia, faz com que Emma vá atrás da garota e encontra Connie morta.
Dessa forma, Emma acaba descobrindo o verdadeiro significado da vida que vive. Que o orfanato na verdade é uma fazenda, e que as crianças são gados para alimentar os demônios.
3. Recusa ao chamado
É natural que os heróis reajam na primeira tentativa, tentando evitar esse caminho diferente do seu mundo comum.
Entretanto, a recusa ao chamado não precisa necessariamente ser o não do personagem para a aventura. E sim, podendo ser algum tipo de ansiedade que o herói sente para realizar esse objetivo que ele recebeu. É preciso mostrar o conflito entre segurança e o conforto do seu lar contra os caminhos tortuosos que o herói deverá seguir.
No começo do segundo episódio de The Promised Neverland, mostra Emma tentando não mostrar desconforto para as crianças e Isabella. Norman, que estava junto com ela na noite que Emma descobriu sobre o segredo do orfanato, tenta acalmá-la.
Na cena seguinte, Norman e Emma conversam sobre o que descobriram. O jeito que Emma demonstra medo sobre a situação, podemos considerar como uma recusa. A ansiedade de Emma sobre o segredo que ela descobriu.
É interessante também nessa conversa que Emma fala sobre as coisas boas do orfanato que fazia acreditar que não tinha nada de errado: “A comida deliciosa, a roupa branca que evidencia qualquer sujeira, a vida regulada…Tudo para manter nossa qualidade, como mercadorias”.
Nessa fala do segundo episódio do anime, só mostra que a protagonista ainda está tentando processar a aventura que ela acabou de receber. Ela demonstra a ansiedade e o medo, fatores principais nessa terceira etapa da jornada do herói.
Vale ressaltar como Norman se comporta nessa cena também. Ele demonstra para Emma que ele está 100% no controle. Ele quer demonstrar calma e tranquilidade para a garota, entretanto, em momentos que ele fica sozinho, Norman demonstra seu medo ao espectador.
4. Encontro com o mentor
O mentor tem que ser uma figura protetora ou sábia. Ele tem que propor proteção para o herói, além de guiá-lo para seu objetivo. O mentor deverá treinar, fortalecer esse herói.
Entretanto, o mentor necessariamente não precisa ser uma pessoa. Pode ser um tipo de força sobrenatural ou um objeto que dê conselhos, treinamentos, poderes ou qualquer outra coisa que faça o herói encontrar autoconfiança necessária para resolver o objetivo proposto.
O mentor das crianças no anime é nada mais que Minerva. No primeiro momento, ele não é uma pessoa física. É um objeto, ou seja, um livro que ajuda Emma a conseguir seguir para concluir seu objetivo. Minerva mostra que existe um lugar para as crianças viverem sem ser o fatídico fim na fazenda.
É importante ressaltar que, essa quarta etapa da Jornada do Herói no anime é introduzida um pouco depois, mas não é algo incomum.
5. Travessia do primeiro portal
O quinto passo é o ato de vontade pelo qual o herói se compromete totalmente com a aventura. Ele finalmente vai sair de seu mundo comum e vai para seu novo mundo, sua aventura.
Esse novo mundo não precisa ser um novo local físico, mas sim algo desconhecido pelo personagem. Pode ser desde a descoberta de um segredo ou uma aquisição de uma habilidade nova.
Logo no segundo episódio do anime, Emma e Norman vão conversando sobre fugir pela floresta. Eles vão correndo até ficar mais afastados do orfanato e chegam em seu primeiro desafio, o grande muro que prendem eles na fazenda.
É o primeiro desafio. A primeira coisa desconhecida que atrapalham seus planos e que eles precisam descobrir como vão fazer para ultrapassar aquele muro e fugir pela floresta.
6. O ventre da baleia
Primeiramente, para entender melhor do porque o nome o ventre da baleia, é importante saber o que Joseph Campbell quis propôs com esse nome.
Pegando na narrativa da Bíblia, mais especificamente, a história de Jonas. Trata-se de uma história que, a pessoa, ao tentar fugir de sua vocação, caiu em desgraça. Assim, Jonas recusa a obedecer ordens de Deus e sua punição é ser lançado ao mar pelos marinheiros, para depois ele ser engolido por uma enorme baleia.
Dessa forma, o herói é testado para passar por uma série de obstáculos e desafios para prepará-lo para as provações maiores que o esperam.
Portanto, a ideia do ventre da baleia é a celebração da escolha cega. O herói vai conquistar seus aliados e reconhecer seus inimigos. É importante mostrar esses pontos para acontecer a identificação com o público, que ainda mais, se torna maior.
Assim, os aliados de Emma que se juntam a aventura, além de Norman, são Ray, Don e Gilda. Aliados importantes para Emma conseguir sair do orfanato com as crianças.
Para analisar os inimigos, ou melhor, os antagonistas, é importante entender como funciona o termo. Antagonista é aquele que dificulta ou impede o protagonista de seguir seus objetivos. Normalmente leva uma reação antipática do espectador. São personagens em oposição ou em conflito.
Portanto, Isabella é uma das antagonistas, que vai sendo construída desde o primeiro episódio. Da mesma forma como a irmã Krone também é apresentada como a antagonista. Elas tentam ao máximo atrapalhar todos os planos de Emma. Mas logo, Krone percebe que pode “ajudar” as crianças para seu benefício próprio.
Sobre celebração da escolha cega citado acima, podemos citar o caso de Ray. Emma e Norman confiam totalmente em Ray, todavia, Norman descobre que o garoto é um agente duplo de Isabella. Emma e Norman conseguem resolver esse problema, permanecendo Ray como aliado.
Mas considerando a história toda, o maior inimigo das crianças são os demônios que querem consumir as crianças. Entretanto, como é uma analise da primeira temporada, podemos ainda considerar eles como os inimigos que faz com que Emma inicie sua jornada. Mas, como a trama é apenas na fazenda, os antagonistas são as duas irmãs, que impactam negativamente no plano deles.
7. Aproximação da caverna oculta
Aqui é o momento de pausa. A aproximação da caverna oculta é o momento de questionamento, sobre os objetivos e os medos do herói. O herói passa para uma região intermediária entre a fronteira e o centro da jornada. Em suma, ele tem que fazer ajustes finais para o obstáculo central da aventura.
Assim, é importante ter essa pausa para mostrar ao espectador a magnitude do desafio que está por vir. Juntamente, esse recuo faz com que o herói se prepare melhor para esse desafio.
Em The Promised Neverland, necessariamente não se tem essa pausa. Mas algo que demonstra a complexidade do desafio das crianças é Krone. Krone responde dúvidas que Emma e Norman tem sobre o mundo lá fora.
Da mesma forma, é mostrado um pouco sobre a vida de Krone. Narrativamente, isso é uma pausa para o conflito, que é deixado de lado por meio episódio. Mas, mesmo tendo essa pausa, ele intensifica mais o problema.
O passado de Krone mostra como funciona o sistema da fazenda. Mostra o que Emma está lutando contra. Por fim, Krone é morta no episódio 7.
8. Provação Suprema
O herói enfrenta seus maiores medos ou até a morte. A provação suprema dessa etapa é essa morte pelo qual nosso personagem precisa passar para poder cumprir seu objetivo.
Essa morte, pode ser literal ou simbólica. Portanto, o personagem pode passar por um teste físico, o confronto de um inimigo ou um conflito interior mortal. o herói vai unir todos os conhecimentos e experiências que ele adquiriu durante sua jornada até aqui para esse momento em especial.
Contudo, essa provação precisa trazer um significado de transformação, para deixar claro ao espectador que, quando o personagem passa pelo teste principal, ele se torna o verdadeiro herói.
Assim, o maior obstáculo para Emma, a morte, que faz ela perder tudo, porém se transformar para o fim da trama, é a morte de Norman.
Isabella decide enviar Norman mais cedo para ele ser coletado. Emma e Ray não conseguem fazer nada para impedir e acabam perdendo um dos melhores amigos, uma grande perda para a nossa protagonista.
9. Recompensa
Depois do herói enfrentar essa provação suprema, ele receberá sua recompensa. Essa recompensa simboliza uma transformação do personagem. Pode ser o ganho de um objeto de grande valor, um novo conhecimento ou alguma habilidade.
São as consequências do herói de ter vencido a morte, o triunfo pode ser passageiro mas é importante para esse herói.
Assim sendo, a recompensa seria a caneta que Krone deixou para Norman. Norman, antes de partir, deixa a caneta para Emma.
A caneta mostra uma localização que Minerva deixou para as crianças. Essa localização é de extrema importância para a jornada de Emma, pois agora, além de poderem concluir seu objetivo, de fugirem da fazenda, eles possuem um lugar para irem.
Assim, Emma vai trabalhando nos planos finais para conseguir concluir seu objetivo.
10. Caminho de Volta
Essa décima etapa é o momento de reflexão do personagem. Ele retrata o caminho de volta para a casa, o mundo comum do personagem. A maioria dos hérois pega o caminho de volta e retornando, mas outros não.
Dessa forma, o herói pode ser exposto à necessidade de escolher entre a realização de um objetivo pessoal ou um coletivo maior.
Assim, levando essa ideia de escolha, vamos voltar para os primeiros episódios quando Emma decide fugir da fazenda com todas as crianças. Ela decidiu que não queria deixar ninguém para trás, mas sabia que seria uma grande complicação, já que tinha crianças menores, outras que não tinham nem 1 ano de vida.
Mas esse era seu objetivo pessoal. Emma, diferente de Norman e Ray, é construída para ter esse lado mais emotivo. Ela escolhe coisas por sua emoção. Em síntese, é bastante interessante como esse contraste é trabalhado.
No último episódio da primeira temporada do anime, é mostrado para o espectador um flashback, uma conversa de Emma, Don e Gilda. Com muita reflexão, Emma decide deixar as crianças menores de 4 anos na fazenda. Emma decide buscá-los depois.
Por outro lado, é interessante essa escolha da personagem. Tendo que deixar as crianças menores no orfanato, ela teve que deixar de lado esse objetivo pessoal. Logo quando Ray descobre até fica surpreso.
11. Ressurreição
Essa penúltima etapa é conhecida por ser o clímax. O último e o mais perigoso encontro com a morte. O herói tem que passar por sua última provação antes de reentrar no mundo comum.
Assim sendo o desafio que vai muito mais além da vida do herói. O desafio representa o perigo para as pessoas à sua volta, sua família, amigos, seu mundo comum. Se o herói perder, todos vão acabar perdendo junto.
Em suma, é nesse ponto que o herói derrota o inimigo definitivamente (ou não). Então, agora, ele pode renascer para uma nova vida, totalmente transformada pelo seu feito.
Dessa forma,o climax do anime The Promised Neverland é a fuga das crianças do orfanato. Tudo está nas mãos de Emma. Se ela não conseguir, as outras crianças também não vão, e todos vão acabar morrendo.
Isabella, primeiramente tenta impedi-los, os demônios tocam o sinal de alerta para demonstrar que as crianças estão fugindo e todos precisam ir até elas.
Emma, junto com todas as crianças que vão fugir com ela, tem tudo planejado. Desde a suposta morte de Ray para atrasar Isabella, até eles conseguirem atravessar o muro da fazenda e fugirem pela floresta.
12. Retorno com o elixir
Enfim, o herói volta ao ponto de partida depois de ter sobrevivido todas as provações. Do mesmo modo, o herói tem uma sensação de começar uma nova vida, mas se ele é um herói de verdade, ele retorna com o elixir para o mundo especial.
Dessa forma, ele traz alguma coisa junto com ele para ajudar alguém, ou algo ou até ele mesmo para sua nova jornada.
Por fim, a jornada de Emma, de fugir da fazenda, foi concluída. Mas para ela, isso é apenas a primeira parte. Ela consegue concluir seu maior objetivo, mas ela precisa ainda concluir outros, e com a ajuda do elixir, a caneta da localização do Minerva, ela vai em busca do seu próximo objetivo, ir até essa localização.
Em conclusão, a Jornada do Herói é uma das várias estruturas que uma pessoa pode usar para contar a história do seu herói. Entretanto, às vezes a estrutura necessariamente não funciona na história, por isso possuímos tantas outras formas, estruturas, ideias e dicas de roteiro para conseguir construir um personagem que cause empatia no espectador.
O anime Yakusoku no Neverland, animado pelo estúdio CloverWorks, foi lançado em janeiro de 2019 e tem sua segunda temporada prevista para 2020. A primeira temporada está disponível na plataforma Crunchyroll.