Para ajudar os fãs de animes e mangás, sites oferecem uma lista pessoal para catalogar essas mídias e ainda ter acesso às informações de animes e mangás.

MyAnimeList

Página inicial do site MyAnimeList onde mostra os animes que estão passando atualmente (temporada de primavera), como Dr. Stone, Fire Force, Dungeon e Vinland Saga. Ao lado direito, os top animes que estão sendo lançados.
Página inicial do site MyAnimeList

O MyAnimeList ou mais conhecido como MAL, é uma das plataformas mais conhecidas e utilizadas entre os otakus. O site cataloga sua lista de anime e mangá, além de trazer várias informações sobre as obras, como o estúdio, diretores, seiyuus (dubladores) e entre outros. 

O site também é conhecido pelo seu fórum, um espaço virtual para debates, reflexões e recomendações de outros usuários sobre os animes e mangás. 

O otaku pode tanto marcar os animes assistidos, como adicionar aqueles que se pretende assistir. Também, os que foram pausados e os que pretende continuar depois ou até os animes que o usuário desistiu de assistir. Com base nessa lista, o MAL faz uma estatística dos animes assistidos por usuário.

O perfil pode ser configurado usando BBCode ou ter uma formatação mais simples que pode ser escolhida pelo usuário ao editar o estilo da sua lista. Também, o usuário pode adicionar suas obras favoritas, tanto animes e mangás, personagens favoritos e até pessoas que trabalham no meio. O limite para cada categoria é dez.

E para quem gosta de acompanhar animes das temporadas do Japão, na barra de navegação do MyAnimeList, é listado os animes de cada temporada, sendo temporadas atuais ou antigas.

O MAL possui um sistema de assinatura. Você se tornando suporte do site, você pode ter mais opções, como alterar as cores das estatísticas do perfil ou poder adicionar mais de dez favoritos nas categorias do perfil.

Um ponto negativo é que o site não possui aplicativo para celular. O site ficou fechado por um bom tempo em 2018 para configurações de seguranças. Umas dessas medidas foi desabilitar os aplicativos de celular que davam acesso ao usuário a sua lista do MyAnimeList.

Anilist

Página inicial do site Anilist onde no fundo aparece uma cena do anime Kimi no na Wa
Página inicial do Anilist

Tendo um visual mais simples, porém com a mesma função do MyAnimeList, o Anilist é outro site que podemos usar para catalogar nossos animes e mangás. 

Alguns usuários usam o Anilist como “segundo plano”, já que como o MyAnimeList saiu do ar por alguns meses, muitos ficaram sem acesso a lista, então o Anilist foi de grande ajuda. Sendo assim, o Anilist tem a opção de importar sua lista do MAL para o site.

A configuração do perfil do Anilist é básica e fácil de visualizar. Seu ponto positivo é como ele fornece as estáticas, que é com base no que a pessoa já assistiu. Ele mostra a quantidade de dias que a pessoa passou assistindo animes, quantos animes assistiu e ainda mostra as estáticas por gênero de obra.

Outro ponto positivo do Anilist são os envios de notificação de episódios novos do anime que o usuário está acompanhado. Você também pode configurar que tipo de notificação deseja receber. 

Como MyAnimeList você também pode aplicar notas de 0 a 10 para os animes e mangás. Esse site possui aplicativos para celular que faz conexão com Anilist para atualizar a lista, tanto para android, apple e programa para desktop.

Kitsu

Página inicial do Kitsu, com os animes mais vistos, como One Piece, Boku no Hero Academia e Black Clover
Página inicial do site Kitsu

Kitsu é um site que possui recursos que tornam a catalogação e a edição do perfil uma tarefa simples por conta de suas ferramentas. Esse site também edita outras listas como das outras plataformas listadas.

Um ponto positivo do Kitsu é, ao pesquisar por um anime com base no gênero. Ele mostra uma separação mais fácil para acessar, assim a pessoa consegue escolher o anime para assistir com base na categoria escolhida.

O Kitsu também possui interação de usuários, você consegue participar de grupos, possui até alguns grupos brasileiros no site. Ele não é tão conhecido como o MyAnimeList e o AniList, porém é uma boa ferramenta de catalogar os seus animes e mangás.

TVShowTime

Aplicativo TVShowTime, do lado esquerdo, o logo do aplicativo, do lado direito, mostra séries como Hannibal e Game of Thrones
Aplicativo TVShowTime

O TVShowTime é mais conhecido pelos amantes de séries. Nele, também pode-se adicionar os animes assistidos (infelizmente não se pode adicionar mangás). É um aplicativo de celular e que pode ser acessado no desktop também.

Esse site também apresenta algumas estáticas, como quanto tempo a pessoa passou assistindo séries e quantos episódios já foram vistos. Ele ainda mostra um gráfico para o usuário sobre quantos episódios ele assistiu por semana, e até quais foram as maiores maratonas do usuário. O TvShowTime ainda divulga um top entre as pessoas que você segue para mostrar quem passou maior tempo assistindo séries.

O aplicativo também manda notificações de quando um episódio novo é lançado e os animes são divididos por temporadas. Entretanto, por se um aplicativo mais voltado às séries, ele não costuma ter tantas informações como as outras plataformas citadas.

 Todos os 4 sites organizam os animes e fazem de cada fã um usuário que pode escolher entre estatísticas ou até configurações de perfis mais arrojados para a construção de sua lista e participar de um universo para chamar de seu.

Topo