Há quem veja problema em torcer pro vilão, pro inimigo. Mas o que acontece quando o vilão é, ao mesmo tempo, o protagonista de uma história? Quanto mais acompanhamos a trajetória de um personagem, mais suscetíveis ficamos a criar algum nível e empatia, dependendo do caso.
Afinal, alguém nasce vilão ou todos nós estamos suscetíveis a passar pro time dos caras maus? Um mesmo personagem, sob diferentes circunstâncias, viria a seguir o caminho do mal? Alguma coisa mudaria? Em termos de anime, cada caso é um caso. E nós vamos relembrar alguns desses vilões que são, ao mesmo tempo, protagonistas de seus animes.
Death Note (Light Yagami)
Vamos começar pelo exemplo mais óbvio de protagonista vilão dos animes. Provavelmente enquanto lia a introdução desse texto o nome Light Yagami tenha surgido na sua cabeça. Isso é porque Light é um dos mais icônicos protagonistas que pertencem ao time dos malvados.
Light começa sua trajetória como um justiceiro social, usando o Death Note para acabar com criminosos. Mas, o incrível poder do Death Note e a personalidade ambiciosa de Light se tornam a receita para o surgimento de um criminoso extremamente inteligente e diabólico.
O anime levanta o questionamento: “Uma pessoa tem o direito de julgar quem merece viver e quem merece morrer?” Bom, a animação deixa bem claro que a resposta pra essa pergunta é “não”. Inclusive, podemos acompanhar o desenrolar da história e ver para onde esse caminho de vilania termina por levar Light.
Hellsing Ultimate (Alucard)
O vampiro Alucard trabalha caçando outros vampiros. Em outra história, um personagem como esse até poderia ser considerado um anti-herói, mas não em Hellsing Ultimate.
Alucard não resolveu caçar e matar a sua própria espécie por motivos nobres, muito pelo contrário. Ele faz isso simplesmente porque gosta de matar pessoas, então vê isso como uma diversão. Além disso, acabar com vampiros não impede Alucard de matar seres humanos, o que ele, inclusive, faz.
No decorrer do anime, seu lado vilanesco dá uma leve amolecida, mas sua personalidade permanece agressiva e perigosa.
Elfen Lied (Lucy)
Mais um exemplo clássico no qual você deve ter pensado enquanto lia esse texto. O icônico anime Elfen Lied traz a protagonista Lucy, que pertence à uma raça especial de humanos. Isso certamente despertou o interesse do governo, que fez experimentos extensamente invasivos, torturou e expôs Lucy à todo tipo de situações horríveis durante suas pesquisas.
Tantos abusos, discriminações e torturas deixaram Lucy traumatizada e mentalmente perturbada, de modo que, durante sua fuga, a personagem mata violentamente todos oficiais do governo. Movida por uma mente perturbada, cheia de sofrimento, Lucy elimina sua família, amigos de infância e outras pessoas aleatórias. O começo do anime é uma verdadeira carnificina.
Eventualmente, Lucy começa a ter mais contato com sentimentos humanos e começa a despertar remorso pelos assassinatos que cometeu. Mas, ainda assim, ela tem fortes tendências ao massacre e tortura e está sempre no limiar entre essa personalidade violenta e a de um ser humano comum.
Youjo Senki (Tanya Degurechaff)
Agora, um anime um pouco menos popular. Tanya é uma garota europeia de dez anos de idade incapaz de sentir empatia por qualquer outro ser humano e que não só pertence ao exército como é líder de uma esquadra militar da linha de frente. Tanya tem uma genialidade quase que inata para as estratégias militares e tem personalidade rígida o suficiente para manter todos seus subordinados no eixo. Só que, antes de ser uma garotinha, Tanya era, na verdade, um funcionário de elite japonesa que acabou sendo transformado numa garotinha depois de ter irritado deus.
A inteligência tática e a profunda crueldade de Tanya são tão eficientes que seu exército chega perto de conquistar o mundo todo. Sua excelência, perversidade e conquistas conferem à Tanya o apelido de “Demônio do Reno”.
Code Geass (Lelouch)
De volta para mais um personagem bem conhecido e que também integra nossa lista de protagonistas vilões. Lelouch Lamperouge é o príncipe exilado do império de Britannia. Império este tem planos para dominar várias outras regiões e ampliar seu território, incluindo o Japão.
Lelouch se junta à rebelião para lutar contra os esforços de Britannia. Poderia até ser considerado um ato heróico em outras histórias, mas em Code Geass não é nada disso. Lelouch está disposto à tudo. Tudo para libertar o Japão. Isso inclui mentir para seus seguidores, ignorar promessas feitas e até mesmo passar por cima da vida de alguém, para atingir seu objetivo.
91 Days (Avilio Bruno)
91 Days é uma história de vingança e máfia. Ou melhor, vingança contra a máfia. Avilio viu seus pais e seu irmão mais novo serem mortos por integrantes da máfia e, anos depois, recebeu uma carta com os nomes de todos os responsáveis por trás dos assassinatos. Movido pelo sentimento de vingança, Avilio retorna para sua cidade natal para eliminar cada um dos nomes naquela lista.
A sede de vingança de Avilio vai escapando de seu controle ao ponto em que matar os responsáveis não é suficiente. Precisa haver dor, sofrimento. Tudo precisa ser destruído, não pode sobrar nada. Avilio perde a humanidade para o sentimento vingativo, sendo difícil separar a crueldade dos assassinos de sua família da que ele carrega consigo mesmo.
Lupin III – Lupin
Lupin III é um anime antigo e muito clássico dos anos 70. O protagonista é Lupin, líder de uma gangue de bandidos. Lupin oscila entre o time dos vilões e dos anti-heróis nos momentos em que resolve acabar com planos cruéis e mirabolantes de outros bandidos.
Não se deixe enganar, ainda assim, Lupin é o criminoso mais procurado do mundo. Mas, apesar dos esforços do detetive Koichi Zenigata, Lupin sempre dá um jeito de escapar e permanecer em liberdade.
Terror in Resonance (Nine e Twelve)
Após sofrerem muitos abusos nas mãos do governo, dois adolescentes órfãos formam uma organização terrorista de nome Sphinx. Os garotos Nine e Twelve não gostam da atual sociedade e a forma com que foram tratados pelo governo durante o tempo em que passaram no orfanato. Assim sendo, a dupla decide deixar uma marca no mundo por meio de sua organização terrorista, promovendo diversos atentados.
O objetivo da Sphinx é roubar uma bomba atômica e usá-la para eliminar todos os responsáveis pelos experimentos e torturas que Nine, Twelve e as outras crianças órfãs foram sujeitadas. Terror in Resonance faz uma abordagem interessante em todas as coisas que podem levar alguém a cometer atos terroristas de assumida violência e crueldade.
Acompanhar um vilão tão de perto é muito interessante porque, por meio disso, às vezes nos pegamos tendo algum nível de simpatia e até pena por ele. Alguns desses vis personagens despertam o questionamento pessoal no espectador acerca de suas ações e formas de pensar. Nos vemos na próxima aventura!