Uma resenha sobre O Planta um dos quadrinhos mais lindos que eu já li.

A história da HQ

Preciso falar sobre esse quadrinho brasileiro e paranaense que li há pouco tempo. “O Planta” é uma HQ de 2017 criada por Gustavo Ravaglio, designer, ilustrador, escritor, professor e antropólogo. O autor tem um currículo incrível assim como esse trabalho e, a partir disso, conseguimos ter uma noção de como esse trabalho se mostra ter sido feito com tanto cuidado.

A história é contada por essa plantinha que nunca quis ser planta. Estava cansada de ver todos passarem por ela, de ver pessoas correndo, pássaros voando para outros países para fugirem do inverno e cansada de não saber o que existia atrás da única cerca que conseguia ver, cansada de ver tudo igual todos os dias.

página de O planta

Tudo muda quando uma coisa muito ruim acontece a ela e, por um acaso do destino, ela é encontrada por Dr. Mantis. Um cientista que vê além, que acredita que plantas tem uma vida consciente, por isso, Dr. Mantis acaba por criar um corpo para esse ser vivo e logo a plantinha se desenvolve e se apresenta como o Planta.

O Planta começa a se expressar, aprender e a contestar o mundo. Percebe aos poucos que o mundo ia muito mais além do que ele a princípio achava que poderia ir. Descobre outros seres, religiões e crenças e reflete de que o místico e a ciência se diferem apenas por uma buscar a objetivação e a outra a subjetivação.

Como podemos ver, há muitas reflexões pertinentes nesse quadrinho. Ele vai muito além do que podemos ver na superfície. É fácil entender que o Planta nos mostra que o mundo vai muito além do que conseguimos ver, tocar e sentir, que há a ciência que abre nossos olhos e que há a magia que nos traz sensações.

Projeto gráfico de “O Planta”

E, para além dessa incrível história da qual podemos tirar diversas interpretações, vemos o trabalho lindo do projeto gráfico dessa obra. Antes de descobrir que a história é incrível a HQ te pega pelo visual. “O Planta”, conta com capa dura, ornamentos em cor de cobre, lembrando livros antigos.

Capa de O planta

A arte é incrível, ao folhear o livro você encontra páginas duplas com desenhos incríveis. O que faz lembrar de contos de fadas daqueles livros clássicos enormes. A arte se complementa à história de forma incrível através da metanarrativa também, por exemplo, quanto o planta se vê preso em um quadro, para tentar sair, se estica no quadrinho que está, ou quando a página do quadrinho vira uma página de partitura musical e ele e seu amigo escapam por ela.

Ler o planta foi uma experiência. Ao fim da leitura ele promete uma segunda parte, já que a história pede uma continuação. Enquanto isso eu continuo folheando e admirando “O planta”.

Topo