Você já deve ter se esbarrado com animes que utilizam a ideia da “quebra da quarta parede”. É um termo bastante popular no mundo do audiovisual que acabou sendo mais discutido nestes últimos anos por conta do filme Deadpool, que utilizou esse recurso em seus filmes.
Mas na verdade, faz bastante tempo que essa técnica é utilizada em filmes. O termo “quebra da quarta parede”, explicando de modo rápido, é quando um determinado personagem olha para a câmera e fala com o público.
Entretanto, mesmo sendo famoso no mundo dos filmes, podemos encontrar a ideia da quarta parede em animações japonesas. Encontramos então personagens falando com o público de uma forma cômica no mundo dos animes.
Desta forma, vamos listar alguns animes que trabalham com a ideia da quebra da quarta parede e como eles conseguem entreter o público e deixar sua marca usando esse meio de interação. Mas primeiramente, vamos explicar o que é a quarta parede.
Explicando melhor a expressão “Quarta Parede”
Um pouco de curiosidade, a origem da expressão “quarta parede” é incerto mas acreditam que deve ter surgido nos teatros da Idade Média. Os atores atuavam em cima carroças e assim, conseguiam deslocar de vilarejo a vilarejo, como se fosse um tipo de teatro ambulante. A peça acontecia e eles levantavam uma lona lateral, criando uma abertura para visão geral do evento.
Quando surge o teatro tradicional, muito mais parecido com os de hoje, a plateia aceita passivamente a presença de uma quarta parede sem pensar nela diretamente. Ou seja, a plateia enxerga três paredes, e a quarta parede, e uma parede invisível, que fica entre o personagem e o público.
Já no mundo da ficção, a presença desta quarta parede é um dos elementos mais bem estabelecidos no audiovisual. O exemplo mais comuns e fáceis de enxergar a ideia da quarta parede são em sitcoms. Onde sempre tem três paredes visíveis para nós, os espectadores. Acabamos aceitando que tem uma quarta parede em nossa frente, mas ela acaba sendo a invisível.
Então, como funciona a quebra desta quarta parede?
Entendendo o que é a quarta parede, muitas ficções então gostam de brincar com esse elemento e portanto “derrubam” essa quarta parede. Essa ideia é mais utilizada em comédias, muitas vezes nas nonsenses.
A quebra da quarta parede é quando um personagem, em cena, tem conhecimento que os personagens a sua volta e as ações não são reais. O personagem interage diretamente com o público.
Esse recurso é muito usado em teatro improvisado, onde a plateia é convidada a interagir com os atores em alguns momentos. Mas também não podemos deixar de citar o sucesso dessa expressão em filmes e especialmente também nas animações japonesas.
Muitos pesquisadores acreditam que a quebra da quarta parede iria encorajar a plateia a assistir peças e filmes de uma forma mais crítica. Já outros só acreditam que esse termo pode ser utilizado apenas para o gênero da comédia.
Como funciona nos animes?
De toda forma, esse recurso precisa ser bem pensado para ser bem efetuado, ainda mais em animações japonesas, onde muitas vezes, a quebra da quarta parede é utilizado então mais para o lado da comédia.
Muitas vezes o personagem fala com o público, explicando alguma coisa que está acontecendo no anime. Normalmente eles fazem piadas sobre o número de episódios, alguma técnica famosa que é usada em animes e entre outras coisas. Os animes que quebram a quarta parede são também comuns por fazer paródias e referências de outros animes.
Então nesses momentos de paródias, o personagem pode falar com o espectador falando sobre alguma obra, a vangloriando ou até a criticando, de uma forma cômica e de brincadeira, claro.
Alguns exemplos de animes que quebram a quarta parede
Gintama
Talvez o mais famoso e conhecido quando se lembra do uso do recurso da quebra da quarta parede, Gintama tem esse recurso marcado em seus episódios. Muitos falam até que Gintama não se tem a existência da quarta parede.
Algumas vezes, o anime faz até críticas de uma forma engraçada sobre o mercado de mangás e animes. Gintama muitas vezes chega a ter um episódio inteiro com os personagens conversando com o público, parecendo que você, espectador, está na discussão com os personagens.
O anime trabalha também com paródias, onde também eles acabam usando o recurso da quebra da quarta parede para fazer brincadeiras com animes e também mangás, onde muitas vezes são títulos da Shounen Jump, onde foi lançado Gintama.
É interessante falar que Gintama, por se tratar de um anime shounen, a obra gosta de brincar com os clichês do shounen. Então é outra forma que eles usam para entreter com esse termos usando a quebra da quarta parede.
Gintoki e os outros personagens muitas vezes sabem que fazem parte de um anime. O episódio mais famoso que eles usam esse recurso é quando eles vão explicar para os espectadores como funciona um anime com episódios fillers.
O mangá de Gintama também não foge deste recurso. Temos muitas cenas que Gintoki e os outros personagens estão conversando com o público, cientes que eles participam de um mangá.
Osomatsu-san
Falando de mais um anime de comédia, onde já no primeiro episódio eles utilizam o recurso da quebra da quarta parede, Osomatsu-san teve seu primeiro anime em 1996, onde só em 2015, ganhou um remake.
Desta forma, utilizaram essa ideia para colocarem a ideia da quebra da quarta parede em prática. Os protagonistas, ou seja, os irmãos sêxtuplos aparecem e se mostram cientes de que o estúdio Pierrot, junto com a TV Tokyo, iriam dar um remake para o anime de Osomatsu-san.
Portanto, eles querem fazer algo para conseguir chamar a atenção dos espectadores. O primeiro episódio de Osomatsu-san então consegue explorar os vários gêneros de animes em alguns minutos. Eles fazem várias paródias de animes conhecidos, como Shingeki no Kyojin e Yowamushi Pedal.
SKET Dance
Onde tem Gintama, possivelmente, também tem SKET Dance, já que tanto Sorachi Hideaki como Shinohara Kenta, além de já terem trabalhado juntos, eles têm formas e ideias muito parecidas na construção de seus mangás.
SKET Dance trata-se de um anime que você acaba acompanhando a vida de três personagens em seu clube escolar, onde ele tem como o objetivo de ajudar os outros estudantes com o que eles precisam.
Como os elementos de comédia de Gintama e SKET Dance são quase os mesmos, não é uma surpresa Shinohara Kenta fazer o uso de paródias e também o uso da quebra da quarta parede em sua obra.
Muitas vezes então, os personagens, ainda mais os três principais, conversam com os espectadores. SKET Dance não costuma ter tanto desses momentos como Gintama tem, mas mesmo assim, é uma forma criativa que o anime nos apresenta.
E se você quer saber mais um pouco sobre o que se trata o anime de SKET Dance, não deixe de ler o texto onde já falei um pouco sobre a obra, que além de toda a comédia que tem, não podemos esquecer seus pontos dramáticos.
Saiki Kusuo no Ψ-nan
Outro anime bem parecido com a comédia de Gintama e SKET Dance é Saiki Kusuo no Ψ-nan. Onde o mesmo e Gintama já até ganharam um crossover. Saiki Kusuo traz também paródias e comédias, onde o mais frequente momento da quebra da quarta parede são nesses momentos.
Portanto, em Saiki Kusuo, o protagonista, Saiki sabe que é um personagem de um anime só que ele acaba não quebrando a parede tão repetidamente. Mas mesmo assim, quando quebra, funciona muito bem.
Interessante que o anime usa o personagem Saiki para narrar os episódios, ou seja, ele conversa diretamente com o espectador. Esse conceito metanarrativo estabelece o mundo da história que se passa o anime, fortalecendo as piadas.
Portanto, Saiki vai desabafando ao público como ele queria ser apenas um aluno comum do ensino médio. Ele nem queria chamar a atenção, mas ele acaba tendo poderes que tenta não usar ao máximo possível.
Conclusão
Desta forma, o uso do recurso da quebra da quarta parede pode ser encontrado em animações japonesas, muitas vezes em animes de comédia, onde um determinado personagem conversa diretamente com o espectador.
Essa ideia serve muito para fazer uma brincadeira com quem está assistindo, enaltecendo a comédia do anime e até fazer alguma paródia com outras obras. Portanto, o uso da quebra da quarta parede precisa ser bem pensada para ser utilizada com sucesso.
O recurso também é muito comum quando o personagem conversa com o espectador sobre temas que envolvem as formas que são construídos um anime ou mangá, para enaltecerem que eles estão cientes que são personagens de um animação japonesa.
E para você que quer ver mais um pouco sobre a quebra da quarta parede, ainda mais em outros meio midiáticos, recomendo o vídeo da youtuber Mikannn, onde ela explica o recurso da quebra da quarta parede em filmes e séries.