Trazendo mais um texto analisando a arte nos animes. Já analisei sobre a paleta de cores nas animações japonesas. Agora, desta vez, analisaremos como é importante o cenário e os objetos para a caracterização da personagem.

Nos filmes, temos uma pessoa responsável por toda a arte em questão, que é o diretor de arte. Ele faz a orientação geral da arte do filme e comanda sua equipe e uma das partes dela é a cenografia, onde existe a função produtor de objetos.

Dessa forma, o produtor de objetos cuida da disponibilização das peças para a preparação e filmagem de cada cenário.

Nos animes é mais diferente, claro que não tem tantas funções na área da direção de arte, porém, os objetos que compõem as cenas ainda são importantes para a história do anime. As ideias são pensadas desde o roteiro e assim, os animadores precisam pensar em formas de compor essas cenas que façam sentido ao espectador.

Função do objeto e cenário na obra audiovisual

O jeito que um quarto de uma personagem é mostrado no filme e os objetos que compõem ele não estão apenas à toa. É todo um processo de planejamento do grupo de arte que chegaram a esse conceito para demonstrar melhor a personagem.  

A ideia é sempre buscar ao máximo traduzir a personalidade do personagem e o clima do filme através dos cenários que vão ser criados. O personagem pode pedir um cenário vazio, sujo ou feio, ou mais delicado, feminino ou até mais simples. 

Quarto do protagonista de NHK ni Youkoso, onde ele é um hikikomori (pessoas que ficam apenas em casa). Os objetos bagunçados acabam remetendo a seu comportamento

Então, a maior preocupação deve ser trazer vida e personalidade a cada cenário que vai ser montado para obra audiovisual que será feita. 

Os cenários e os objetos nos animes

Então, saindo um poucos dos filmes e indo para os animes, ainda conseguimos analisar cada cenário que faz sentido a cena e ao personagem. A ideia é o cenário passar o máximo de como o personagem é e o que ele está sentido.

Dessa forma, tudo é pensado desde antes de animarem os animes, cada detalhe é importante para a composição da cena que irá ser animada. 

Portanto, a ideia agora é analisar alguns animes para entender como foi pensado na criação dos cenários, onde de alguma forma, ajuda a criar significado a história.

Fairy Tail

O quarto de Lucy

Quarto de Lucy de Fairy Tail

Um dos primeiros cenários que podemos analisar é o quarto da protagonista Lucy de Fairy Tail. Conhecemos a garota por ser mais delicada e bem feminina.

Então, se notarmos no quarto da garota, uma cama com colcha rosa, uma penteadeira, livros na estante todos organizados, nada de estranho fora do lugar. Isso já remete que Lucy é uma garota organizada.

Quarto de Lucy, onde seus objetos estão todos organizados

Dá também para analisar a ideia das cores, onde a paleta de cores no quarto dela, como o uso do rosa e do bege remete a algo mais delicado. A quebra da organização dela seria a vinda do pessoal da guilda para a casa dela. 

Então, o quarto da protagonista só reforça como Lucy é aquela garota delicada e sensível, e mesmo com a crescente evolução da personagem durante a obra, ainda tem esse lado dela que nos é lembrado quando ela está em seu quarto.

A guilda

A primeira versão da guilda de Fairy Tail que aparece no anime

A guilda da Fairy Tail é um cenário interessante de se analisar. Ele sempre vai mudando com passar dos arcos.

Primeiramente, quando Lucy chega a primeira vez na Fairy Tail, mesmo que no primeiro momento nos remete, e também para Lucy, algo grandioso, ele tem um clima mais familiar, o que faz sentido, pois é a apresentação dos personagens e suas relações.

A madeira e o uso da cor mais escura é a ideia de aconchego, e também remete um pouco a algo antigo, na época da Idade Média, onde as guildas começaram a existir nesta época. 

Às vezes no anime, o prédio da guilda é destruído e ele sempre volta de um jeito diferente. Às vezes maior, remetendo poder e superioridade, mostrando que a Fairy Tail é forte. 

Uma guilda maior, demonstrando o poder que a Fairy Tail tem

Já outras vezes, como depois do primeiro time skip, uma guilda mais simples e destruída, onde remete que a guilda está fraca naquele momento. 

Então, a ideia da guilda, não só da Fairy Tail, mas outras que aparecem durante a história, é que dependendo de como ela é mostrada, tem-se um significado por trás. 

Mawaru Penguindrum

A casa em si

Os três irmãos de Mawaru Penguindrum

Outro ambiente interessante de analisar é onde os três irmãos do anime Mawaru Pengruindrum moram. Depois da morte dos pais, Himari, Shouma e Kanba vivem sozinhos em uma casa. 

A casa é pequena, o que vai remeter o conforto familiar e só mostra a relação forte que os três irmãos possuem. Mas o ambiente se torna pequeno pelo tanto de objetos que se tem na casa deles.

E então dá para perceber como cada objeto e cor vai remeter algum dos três irmãos ali. Outro ponto é que parece mais um ambiente com a cara da irmã Himari, que é mais infantil, então tem cores mais claras com um tom mais rosa que reforçam isso.

A sala principal da casa dos irmãos, como os objetos tem bastante contraste

E por assim ser, tendo mais objetos da garota, só mostra a importância dela em relação aos dois irmãos. Himari tem uma doença e os dois irmãos sempre estão lá para cuidar dela no que for necessário.

O quarto de Himari

Quarto de Himari

E saindo um pouco do ambiente geral e indo para o quarto de Himari, só remete a infantilidade e ao feminino

O quarto da garota, diferente do de Lucy que falei acima, é cheio de coisas, livros, brinquedos de pelúcia… Mas o que tem sempre foco é sua cama, que é detalhada com vários tons de rosa, onde, voltando, reforça a infantilidade dela.

O ambiente da casa dos três irmãos tem detalhes com mais a cara de Himari, e isso reforça quando nós somos apresentados ao seu quarto. Onde mais uma vez, dos três irmãos, a mais importante é a garota.

Os pinguins 

Os pinguins dos irmãos de Mawaru Penguindrum

Talvez sendo mais fácil de analisar, os pinguins de Mawaru Pengruindrum com certeza remete aos três irmãos. Eles não são exatamente objetos de cena, mas é interessante comentar um pouco já que estamos analisando o que tem em cena que complementa o personagem.

Os pinguins são os espelhos de seus “donos”. Talvez no primeiro momento os irmãos não demonstrem quem eles são exatamente, mas os pinguins demonstram por ele, como por exemplo, o de Kanba é um pervertido e playboy, já o de Shouma, está sempre comendo, uma referência pois Shouma quase morreu de fome.

A ideia da escolha do animal pinguim não tem exatamente um significado certo, mas por todo o anime, qualquer marca remete a um pinguim, tendo em mente que essa “marca” tem o poder sobre a cidade e os três irmãos. 

Então, os pinguins em cena, mesmo as vezes não tendo exatamente uma interação deles diretamente ao personagem, só ajuda a complementar quem os personagens são. 

Kimi no na Wa

O contraste dos personagens de cidade grande e do interior

Quarto de Mitsuha em Kimi no Na Wa

Um dos pontos mais legais no filme Kimi no Na Wa é seu visual e animação, como tudo foi construído e pensado para a história do anime. 

Assim sendo, um dos maiores contrastes que tem na história é onde os dois personagens principais vivem. Enquanto Mitsuha vive mais no interior do Japão, Taki vive na cidade grande, na capital.

E o interessante que, quando acompanhamos Mitsuha, vamos conhecendo várias tradições japonesas. Então, o cenário que ela vive e convive nos mostra uma ideia mais tradicional e aquelas casas japonesas que vemos algumas vezes em animes que passam em um período menos atual. 

Quarto de Mitsuha

O quarto da garota é aqueles futon, algo tradicional também dos japoneses. As portas de correr também remetem a essa ideia. Mesmo com alguns objetos, ainda é um quarto mais simples, comparado ao de Taki.

O quarto de Taki já é diferente do que Mitsuha, só reforçando essa diferença entre os dois. Taki já tem uma cama, mas também um espaço menor em seu quarto. Tem uma escrivaninha e vários livros e papéis jogados nela, reforçando que ele é um estudante.

Quarto do Taki

O quarto de Mitsuha é bem organizado, o de Taki não tanto, mostrando que um garoto da cidade não passa tanto tempo em casa e não tem tempo para arrumar sua bagunça. 

Então, o mais legal da história sobre a relação dos objetos é como o ambiente entre os dois vai mudando quando eles trocam de corpos. O quarto de Mitsuha por exemplo vai virando uma bagunça. 

Conclusão: A importância da criação do cenário

O jeito que um cenário foi construído não foi apenas aleatório. Todos os objetos e o jeito que ele foi construído foi pensado em relação a personalidade da personagem e como ela se comporta diante dele, trazendo mais uma ideia de reforçar quem a pessoa é.

Quarto de uma das personagens do anime Hyouka
Hyouka (2012)

Pensar no ambiente da personagem vem desde o roteiro, e em animações japonesas vai ser pensada desde o começo e tendo mais foco na área da produção, desde o storyboard até a animação em si.

Então, com um cenário bem construído, o fã de anime se emerge mais na história. Às vezes até nem percebemos esses pontos e linguagem que as produções nos trazem, por isso que às vezes é interessante analisar sobre. 

Topo