Seja em uma animação ou um filme ou série, a direção de arte é uma das etapas importantes para o desenvolvimento da obra, sendo assim, um dos elementos principais é como será trabalhado a cor da obra audiovisual.

Quando falamos em direção de arte, estamos referindo a concepção do ambiente plástico de um filme, compreendendo que este é composto tanto pelas características formais de espaço e objetos, quanto pela caracterização das figuras em cena.

A ideia de se pensar em uma paleta de cores para o anime é além mais de uma versão artística, e sim para criar uma identidade visual para o anime e ajudar em cenas que traz um teor psicológico para a animação japonesa. Ainda mais para o anime, os desenvolvedores precisam pensar na paleta de cores para a criação de cenário e também no personagem. 

Vídeo sobre Psicologia das Cores no cinema

Dessa forma, vamos analisar alguns animes e como foi pensado a paleta de cores na cena, trazendo ideias por traz das cores para o espectador se sentir emocionalmente conforme a cena.

Teoria e Psicologia das Cores

Quando estudamos mais a fundo as cores, aprendemos que cada uma pode transformar sensações ao espectador. Então, em uma animação japonesa, criando uma paleta de cores é essencial para causar a emoção que deseja para dar impacto ao público.

Dessa forma, ao criar um personagem ou um cenário é preciso pensar na harmonia que os tons terão entre si, ou seja, quais cores podem combinar, entre as quais escalas de claro ou escuro

O estudo psicológico junto com os conhecimentos da Teoria das Cores, que ajuda a compreender a influência das cores nas emoções e nos sentidos de quem as percebe.

Explicação das cores primárias, secundárias e terciárias
As cores primárias são azul, vermelho e amarelo. As secundárias são as misturas das cores primárias, e por fim, as terciárias são a junção de uma cor primária com uma secundária.

No estudo da Teoria das Cores, estudamos o círculo cromático que contém 12 diferentes cores, onde é composto por cores primárias, secundárias e terciárias. E assim, pelo círculo cromático, fazemos combinações entre as cores que são utilizadas para paletas de cores. 

Circulo cromático
Circulo Cromático

Cores Frias e Quentes

Algumas cores são classificadas como quentes e frias, pois elas trazem uma ideia de aproximação e afastamento

Ou seja, quando falamos de cores como verde ou azul, classificamos como frias, já que nos causa uma sensação de afastamento. Já as cores quentes, como amarelo e vermelho, nos causa um estímulo de aproximação. 

As cores frias trazem a ideia de melancolia, suavidade e calmaria. Já as cores quentes, a ideia de alegria, excitação, paixão, calor e desejo.

Kumiko correndo sobre a ponte
Hibike Euphonium (2015)

Na cena de Kumiko em Hibike Euphonium, possui um contraste entre claro e escuro do azul, tendo tons de azul mais forte e outros mais claro. Também, se utiliza o cinza.

O uso do azul é muito ligado a solidão, fazendo sentido a essa cena, em que Kumiko se sente insuficiente e acaba correndo pela ponte, chorando.

Cores Claras e Escuras

O uso do contraste entre cores claras e escuras acaba explorando uma cor clara próxima a uma cor escura. 

Personagens de Kujira no Kora correndo
Kujira no Kora wa Sajou ni Utau (2017)

As cores claras trazem algo mais vivo, alegria, como na imagem da cena de Kujira no Kora wa Sajou ni Utau. O amarelo traz uma aproximação, junto com a ideia de cores quentes. O amarelo pode estar ligado a loucura também, mas nesse caso, é mais uma cor que está compondo a felicidade.

Já o verde é uma cor neutra, só que ainda traz a ideia de calmaria. O verde é ligado a natureza e o natural, a saúde e a liberdade.

Personagem de Kujira no Kora
Kujira no Kora wa Sajou ni Utau (2017)

Já nessa outra cena do mesmo anime, os tons escuros das cores trazem a ideia de frieza. É a ideia de afastamento, algo agressivo. Os tons de violeta e rosa trazem a ideia de sensibilidade.

Saturação

O uso da saturação entre as cores é a soma de uma única cor às demais.  A saturação mais forte das cores traz uma imagem mais vivida e intensa.

Personagens de Ponyo a Beira Mar
Ponyo à Beira-Mar (2008)

Como nessa cena no filme Ponyo à Beira-Mar, são cores únicas, com um contraste mais alto, ou seja, o grau da pureza da cor é forte.

A cor rosa traz o sentimento de infância, sonho, como a utilização de doces, brinquedos. O azul é uma ideia de sonho, e também, o uso de azul no céu traz a ideia de infinito, muito comum nos filmes de Hayao Miyazaki, diretor de alguns filmes do Studio Ghibli, onde ele gosta de representar muito bem o céu, seja em alguma cena onde o personagem está apenas observando o mesmo.

Cores Complementares

As cores complementares são cores opostas ao círculo cromático, ou seja, por exemplo, a cor complementar do vermelho, é verde, já que ambas estão opostas no círculo cromático. São cores então que acabam tendo contrastes entre si.

Personagem Nami
One Piece (1999)

O azul é complementar a cor laranja no circulo cromático. Dessa forma, nessa cena de One Piece, o azul e o laranja se contrastam. E a maioria da paleta de cores da Nami é dessa forma. O uso de roupas mais claras, ligadas ao azul com a cor de cabelo laranja dela.

O azul volta a ter uma ideia de infinito por causa do céu, já o laranja, é uma característica da personagem, que é do cabelo. Mas as duas cores juntas conseguem trazer um equilíbrio.

Cores Análogas 

É uma combinação com três cores consecutivas no círculo cromático. As cores análogas é normalmente composta por uma cor primária e suas adjacentes, e como as cores têm a mesma base, é uma composição de pouco contraste. 

Personagem principal de Hyouka
Hyouka (2012)

O rosa é muito ligado ao feminino, e o laranja é uma ideia de criatividade e prazer. Nessa cena de Hyouka é utilizada cores mais fortes que trazem a alegria e equilíbrio, que também vem do laranja.

Cores Monocromáticas

Essas são todas as cores de um único matiz, ou seja, as cores monocromáticas são as que utiliza somente uma cor, alterando apenas a tonalidade dela, então mudando apenas a saturação e o brilho da cor. 

Kaori de Shigatsu
Shigatsu Wa Kimi no Uso (2016)

Nessa imagem do anime Shigatsu Wa Kimi no Uso, mesmo tendo cores azuis como céu e também o uniforme da personagem Kaori, observamos os tons de rosa das árvores de sakura atrás da personagem.

Alguns pontos são mais claros por conta da luz utilizada na cena e outras tem um tom mais forte, até o tronco das árvores ainda tem uns tons de rosa bem mais forte.

O rosa, como dito anteriormente, é uma ideia mais romântica e a sonho. Nessa cena especifica, Kousei encontra Kaori e se impressiona com a beleza da cena, parecendo então um sonho.

Ouni de Kujira no Kora
Kujira no Kora wa Sajou ni Utau (2017)

Aqui na cena também do anime Kujira no Kora, usa a paleta de cor azul. Onde traz a ideia de solidão e distante. Também o uso da fantasia, como o circulo de magia de Ouni, o personagem na imagem.

O azul tem seu espectro frio, então, nessa paleta de cores monocromáticas do azul dá a sensação de frieza e quietude.

Conclusão: A importância das cores nas animações japonesas

Quando utilizamos de uma forma correta as cores, ela pode ser um aliado importante para criar algo agradável aos olhos de quem assiste, conseguindo ter eficiência na hora de transmitir a mensagem que queremos passar. 

Dessa forma, conhecendo e estudando mais sobre as teorias das cores e a psicologia das cores, os desenvolvedores do anime conseguem criar paletas de cores interessantes para a aplicação delas em animações japonesas.

Portanto, além de uma ideia artística, as cores conseguem trazer significados para o anime, ajudando em alguma cena de emoção e criar uma identidade visual para aquele mesmo anime.  

Topo