Sempre estamos assistindo animes, às vezes até reclamando sobre algumas animações feitas por estúdios e como as histórias são animadas… Entretanto, você já parou para pensar como funciona a criação de um anime?
Se você tem essa dúvida, então vale a pena assistir o anime Shirobako. O anime mostra as dificuldades, resultados e conflitos que ocorrem quando se trabalha na indústrias de animes.
Dessa forma, a ideia é analisar a história do anime Shirobako em relação de como é criado uma nova animação japonesa por um estúdio, desde o roteiro até a finalização do anime.
Um pouco sobre Shirobako
Antes de comentar um pouco sobre a produção do anime, vamos entender um pouco como é a história de Shirobako e porque é interessante falar um pouco sobre ele mesmo algumas pessoas não conhecendo sua história.
Shirobako é um anime original que foi animado pelo estúdio P.A. Works em 2014 e conta com 24 episódios. O anime mostra a história de 5 melhores amigas, Aoi Miyamori, Ema Yasuhara, Shizuka Sakaki, Misa Todo e Midori Imai.
As 5 garotas faziam parte do clube de animação da escola, mas quando se formam, elas prometem que ainda vão fazer um anime juntas. Portanto, anos depois, Aoi trabalha como assistente de produção em uma produtora de animação chamada Musashino Animation.
A sua amiga Ema trabalha lá também como animadora, já Shizuka está atrás de um trabalho como dubladora, enquanto Misa é artista gráfica em 3D e Midori ficou mais para o lado da escrita.
Portanto, a história do anime se concentra em Aoi e sua equipe na produtora de animação em que a produtora está trabalhando tanto em uma série de anime original e uma adaptação de mangá, onde o estúdio está enfrentando vários obstáculos que cada projeto traz consigo.
Espera-se o lançamento de um filme para a franquia de Shirobako onde ainda o mesmo não tem data de estreia.
As etapas de uma produção
Para entender como funciona a criação de um anime é importante entender como são as etapas de uma produção, ou seja, como são organizadas as etapas de criação para o desenvolvimento do anime.
Dependendo do produto que vai ser desenvolvido, tem vários jeitos de dividir uma produção, porém, o jeito mais comum que se encontra tanto em uma obra audiovisual ou até uma animação é ser dividido em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.
Pré-produção
A pré-produção é onde é o desenvolvido para a produção que vai acontecer ainda. É nesta etapa que o estúdio aprova a ideia do filme. Com o roteiro em mãos, a direção realiza uma análise técnica inicial estimulando os parâmetros de produção.
Com um financiamento feito, o diretor ou o estúdio estabelecem uma equipe para o projeto pretendido. As ideias e as pesquisas para realizar a gravação vão ser desenvolvidas nesta etapa por cada departamento.
É importante ressaltar que, dependendo de cada país ou da obra audiovisual que está sendo trabalhada às vezes muda alguns processos, por exemplo, contratam um produtor para ele montar a equipe, ou em outros casos que a empresa que está financiando o projeto monte a equipe…
Produção
No período da produção, o ambiente deverá apenas ser utilizado para as gravações. Então tudo que foi planejado desde a pré-produção será feito neste momento. Desde a gravação, produção artística, captação de diversos takes previstos…
Pós Produção
Depois de toda a filmagem, vem a pós produção, onde as imagens captadas vão ser descarregadas nas ilhas para o editor. Depois do upload dos arquivos, precisará fazer a organização do material bruto e uma decupagem (ou seja, o que irá e não entrar para o projeto).
É nesta parte que irá acontecer a edição, que é a montagem, efeitos, arrumar o áudio, correção de cores e exportação…
Os processos de produção de uma animação japonesa
Depois de entender um pouco como funciona as etapas de produção para uma obra audiovisual, agora vamos entender como funciona especificamente a criação de um anime por base nestes processos que vão sendo mostrados aos poucos no anime Shirobako.
Pré-produção
Estúdios e Companhias de Produção
Como expliquei, a pré-produção é o começo de tudo. Para as animações japonesas, o começo deste processo depende de quem está planejando a ideia. Pode ser um estúdio ou as companhias de produção que procura criar um novo anime ou o mais comum, adaptações de mangás ou light novels.
As companhias de produção ficam analisando as tendências do mercado e determinam então que tipo de obra vale a pena trabalhar naquele momento. A companhia de produção busca funcionários para trabalhar no projeto, como também os patrocinadores.
Os estúdios podem ser vistos como entidades independentes ou estarem filiadas a alguma companhia. As grandes editoras de mangás já possuem escritórios de produção cujo a ideia é viabilizar adaptações para anime dos mangás publicados pela mesmas.
Assim, dependendo de quem está planejando a ideia, depois entram os que são chamados de Comitês de Produção. Eles são grupos de empresas, que consistem em emissoras de TV, produtoras, estúdios e editoras que dividem entre si a responsabilidade de financiar, produzir e divulgar o anime.
Reunião com a equipe
Com a equipe organizada, eles se encontram para planejar o anime. Então, eles decidem a duração dos episódios, o curso da série, como o anime vai acabar, se a história for adaptação de um mangá, o anime vai adaptar até que parte, entre outras coisas…
A pessoa mais importante da equipe é o diretor, ele que é o responsável por lidar com os animadores que fazem o anime além de gerenciar a agenda, sempre ficar atento aos prazos e ao orçamento.
Scripts dos episódios
Com a história mapeada, é importante escrever os scripts dos episódios, ou seja, os roteiros. É como um desenvolvimento do roteiro de um filme, a criação do roteiro vai ser com base as sinopse dos episódios que foram criadas nas reuniões da equipe.
Quando feitos, os scripts são revistos pelo diretor, produtores e às vezes, dependendo do processo da produção, o autor da obra original. Esse processo pode se repetir muitas vezes até todos estarem de acordo.
Aprovados, o diretor geral vai supervisionar o diretor do episódio, que é encarregado de planejar como a história vai ficar na tela.
A diferença dos diretores é que o diretor geral tem a função de organizar o processo do anime como todo, já o diretor do episódio tem a função mais participativa no desenvolvimento do episódio.
É comum também na pré-produção ter a criação dos designs das personagens que serão importantes para a etapa da produção feita pelos animadores.
Produção
Criação do Storyboard
Ao passar a pré-produção, é hora da produção do anime. O diretor cria um storyboard para expressar suas ideias para as sequências da animação, baseadas no script feito pelos roteiristas. O diretor necessariamente não precisa desenhar o storyboard mas ele participa ativamente da criação dele.
O storyboard é como se fosse uma história em quadrinhos. Em filmes, é muito comum o diretor de fotografia ter essa designação, onde ele é responsável para a criação de planos que o filme terá, então, com o storyboard feito, a equipe consegue enxergar os planos que o diretor deseja realizar para o filme.
Para o anime, o storyboard traz em palavras e esboços os tipos de movimentos que terão e os diálogos, às vezes possuem até os sons que vão ter com possíveis músicas.
Com o storyboard feito, é feita outra reunião entre a direção e a equipe de produção principal para que todos entendam e saibam da visão do diretor para a criação do anime. Geralmente, os storyboards para um episódio demoram umas 3 semanas para serem feitos.
Layouts, animação e composição
Nesta etapa, com os storyboards concluídos, os animadores elaboram então os primeiros layouts das cenas dos animes. A função dos layouts é mostrar como as cenas aparecerão de fato quando o anime for exibido.
Para otimizar o processo de produção dos layouts, os animadores se dividem entre dois grupos, os key animators e os in-between animators.
Os key animators tem a função de elaborar os principais desenhos que constituem uma animação.Então, enquanto parte da staff se ocupa com a animação dos personagens, a outra parte da equipe se encarrega dos cenários de fundo. Os desenhos são escaneados para o computador e lá recebem os tratamentos, como cores e efeitos.
Depois de aprovado os layouts, para conseguir fazer uma animação mais fluida, é preciso adicionar mais desenhos para serem colocados entre os quadro-chaves (o que marca o início e final de uma animação).
É muito comum nesta parte do processo chamar uma empresa terceirizada para o processo ou feita por animadores menos experientes, os chamados então de in-between animators que tem a função de criar os desenhos que compõem os movimentos.
Assim, depois de aprovados, eles são digitalizados. É muito comum fazer a composição dos quadros no computador. Então, eles são coloridos com uma paleta de cores definida pelo colorista e fazem sombras desenhadas pelos animadores.
Depois de coloridos, o processo de composição da arte do background e a captura da animação digital é referido como filmagem. Os objetos em CG (imagens geradas por computadores) e efeitos (como luz de ambiente, brilho de algum objeto, borrões…) são também adicionados nesta parte do processo.
Pós Produção
Edição
Depois de toda o processo de produção feito e tudo digitalmente sintetizado, vem a parte da edição, que é a parte de reunir as sequências para a criação do anime.
A sequência é montada e depois ela precisa ser ajustada para ter o tempo necessário da transmissão comercial. Aqui já pode ser adicionado os efeitos e a trilha sonora, um dos processos que são pensados e construídos desde a pré-produção, onde já expliquei no texto sobre trilha sonora em animes.
Dublagem
Necessariamente, a dublagem não precisa ser feita após a conclusão do processo de produção de todos os episódios dos animes.
A dublagem então consiste nos dubladores “emprestando” suas vozes aos personagens, dublando então com base que a pessoa assiste com aquilo que foi editado para conseguir dar a voz ao personagem.
Aqui também entra os efeitos sonoros, ou mais conhecidos como folleys. Muitas vezes os estúdios decidem produzir algum efeito necessário que vai entrar para o anime, como por exemplo, espadas batendo ou um cavalo cavalgando… Mas muitas vezes eles já possuem esses sons em um banco de dados.
Fase final da edição
Depois da dublagem feita, os episódios voltam a edição desta vez dublados. Neste momento colocam a abertura do anime, encerramento e os episódios também são divididos para entrar os comerciais. Os efeitos visuais e sonoros podem ser adicionados nesta parte da edição também.
Comercialização do anime
Já falei um pouco sobre como funciona os estúdios de anime e as distribuidores em meu texto sobre cours. Mas, se aprofundando, depois do episódio concluído, o estúdio manda os episódios para a distribuidora responsável do anime. A distribuidora irá comercializar o anime com base nos contratos que ela fez antes.
A distribuidora pode fechar contratos com canais japoneses, o que é mais comum, ou também até com streamings, como Netflix, Amazon Prime Video e Crunchyroll.
É muito comum os animes passarem em canais de televisões japonesas e depois serem adicionadas ao streamings. A Crunchyroll difere um pouco, onde os episódios são adicionados em sua plataforma assim logo que saem.
Então, depende do contrato que a distribuidora faz com os streamings e os canais de televisões japonesas. E também difere até os países que a distribuidora fecha os contratos.
Conclusão: Mas nem tudo é tão fácil assim!
Por que por mais que pareça organizado as etapas de produção, muitas vezes encontramos um anime com uma qualidade precária? De quem é a culpa?
São vários problemas que encontramos na produção de um anime e um dos principais problemas é o prazo. Muitas vezes uma distribuidora fecha um contrato com um estúdio para produzir um anime em um curto prazo de tempo e então, encontramos uma produção caótica.
Para facilitar o processo, algumas etapas acabam sobressaindo antes do que as outras, mas o que pode acabar dando errado no fim. Os animadores também tem pouco tempo para animar o anime o que é outro problema.
Então, às vezes,encontramos alguns casos de animadores trabalham mais que o normal e acabam sendo hospitalizados, como um caso recentemente com um funcionário do estúdio da MadHouse.
Também é comum vermos na internet os fãs de animes reclamarem de um estúdio por não terem animado sua obra favorita adequadamente. Um caso recente foi a segunda parte do anime One Punch Man, que foi animado pelo estúdio J.C. Staff, que entregou uma animação satisfatória.
O caso aconteceu pelo pouco tempo que o estúdio tinha para a animação da história. O estúdio também já estava cheio de projetos o que acabou sobrecarregando o estúdio e a equipe.
Desta forma, você assistindo Shirobako, mesmo que pouco, te traz um olhar mais crítico sobre as produções de animes, para você entender todos os problemas que uma produção pode enfrentar, desde o começo dela até o fim.
Então, Shirobako é uma forma de você conhecer de um modo mais descontraído de como funciona a criação de uma animação japonesa, desde sua pré-produção, a produção dela e a pós-produção, o que é bastante interessante para quem é fã de animes.