Segunda-feira é dia de voltar a rotina semanal. Acorda cedo, toma café e bora pro trabalho ou escola! É o dia que podemos ficar com inveja dos nossos animaizinhos que estão alegremente deitados no sofá e a única preocupação é que hora a ração vai aparecer no pote. Foi pensando nesse sentimento de inveja que eu resolvi escrever esse texto e lembrar que nem todo bichinho tem só sombra, sofá e carinho.
Friends e seu zoológico pessoal
Um Macaco, Um Frango e um Pato entram em um apartamento… Parece o início de uma piada, mas é alguns momentos de Friends! A série com os 6 amigos do nosso coração já teve momentos ‘animais’. Marcel foi o primeiro a aparecer, o macaco foi adotado por Ross em uma tentativa de lhe fazer companhia pós divórcio e pré nascimento do filho. Depois de um tempo ficou impossível de gravar as cenas com o animal, afinal ele é um macaco, né? E a produção rearranjou a história para que Marcel abandonasse a trama.
Algum tempo depois, Joey adotou um pintinho! O animalzinho gerou discussões de ‘casal’ entre ele e Chandler, então resolveram devolver. Mas aí eles descobrem o que acontece com animais ‘abandonados’ e resolver ficar com o pequeno frango de quebra resgatam um pato. A dupla de animais acaba sendo incorporada a trama de forma maravilhosa, servindo de ganchos para histórias e pequenas cenas de comédia. Verdadeiros atores essas aves.
Paul Anka
Este cachorro com nome em homenagem ao cantor famoso é personagem marcante da série Gilmore Girls. Desde os primeiros episódios os integrantes de Star Hollow protegem qualquer animal das mãos de Lorelai, isto tudo por conta de um hamster raivoso, mas quando Lorelai e Rory estão passando por um momento separadas a matriarca da família resolve adotar o cachorrinho. E o Paul Anka rouba todos os holofotes e faz com que Lorelai guarde uma lista de coisas que ele tem medo, acontece que o cachorro acaba puxando o lado excêntrico das Gilmore.
“K-9 – Um Policial Bom Pra Cachorro” (1989)
Foi depois de muitos anos que eu entendi que o nome do filme era uma alegoria a CANINE! O filme conta com a história de um policial durão que não tem parceiro, ele acaba sendo designado a trabalhar com um oficial de quatro patas e bem peludo. Quem assistia filmes da Sessão da Tarde na década de 90 deve lembrar bem da história.
Vocês lembram de Bruiser Woods?
O Chihuahua chamado Bruiser foi companheiro de Elle Woods, ou melhor Reese Witherspoon no filme “Legalmente Loira”. O cachorrinho teve até participação nos julgamentos e idas a faculdade. Muita fofura, tremedeira e latido.
Fantasma – (Game of Thrones)
O animal com carinha de cachorro, mas na verdade é um lobo selvagem, é fiel companheiro e defensor de Jon Snow, o fantasma teve um final triste nesta última temporada. Apesar de voltar para o norte, onde pertence, ele não teve seu momento de despedida e afago do dono. Coisa feia deixar o doguinho sem carinho, Jon!
Doc (Grey’s Anatomy)
Que Meredith Grey tem um certo imã para tragédias e mortes todos nós sabemos, mas vocês lembram desta despedida dolorida lá no início da série? Doc foi um cachorro que Meredith dividia a custódia com o seu, até então affair, Derek. Acontece que o peludo desenvolveu câncer ósseo e morreu! Poxa, Meredith!
Menção honrosa – Salem!
Não era exatamente um animal de estimação, mas sim a representação máxima de um gato. Salem é o companheiro animal de Sabrina. Ele é debochado, brincalhão, crítico e esnobe. O gato além de conselheiro é ótimo para tirar a pequena bruxa das enrascadas. Na série antiga ele era retratado como um fantoche de um gato preto falante.