Ser protagonista em uma série demanda muita responsabilidade. Muitas vezes a história gira em torno de um determinado personagem, ou então um grupo de outros personagens que são unificados por um indivíduo em comum. Nem todas as séries conseguem sobreviver sem seu personagem principal. Quando um protagonista deixa um seriado muitas coisas podem acontecer. Vejamos alguns casos a seguir:
The Office
Depois de sete anos vivendo o papel de Michael Scott, gerente de uma das filiais da Dunder Mifflin, Steve Carell se despediu da série The Office. Segundo o próprio ator, seu contrato sempre teve a duração de sete anos e, ao fim deste, Carell sentiu que era a hora de Michael se mexer e dar novos rumos à sua vida. Além disso, Carell também estava determinado a focar mais em sua carreira de cinema.
O personagem saiu poucos episódios antes do fim da sexta temporada e foi sucedido por Will Ferrell, que assumiria a liderança na empresa até que um dos funcionários fosse escolhido para se tornar o novo chefe. A série conseguiu se manter bem por mais algumas temporadas, mas a maioria concorda que Michael Scott é insubstituível e sua ausência foi definitivamente sentida.
The OC
A série que mesclava humor com drama e contava as histórias de grupo de adolescentes que moravam em Newport Beach foi um sucesso absurdo desde o seu lançamento. Os fãs dividiam suas atenções para todo o elenco, que contava com personagens e atores carismáticos. Mas foi a protagonista Marissa Cooper interpretada por Mischa Barton quem realmente caiu nas graças do mundo do entretenimento.
A atriz era convidada para várias premiações, festas privadas e recebia muitas propostas para ensaios fotográficos. Não demorou para tanta exposição começar a incomodar Mischa, que começou a se questionar se realmente queria tudo aquilo para sua vida. Os incômodos com paparazzi, agenda cheia e rotina exaustiva culminaram na decisão de abandonar The OC.
Em uma solução preguiçosa e digna de roteiro de novela mexicana, a personagem Marissa Cooper sofre um acidente de carro no fim da terceira temporada, deixando seu companheiro protagonista Ryan Atwood de coração partido. Na quarta temporada, uma nova personagem chega para tentar conquistar o lugar de Marissa na série, mas o próprio seriado já não caminhava mais tão bem e foi finalizado já na quarta temporada.
Máquina Mortífera
Clayne Crawford e Damon Wayans dividiam o protagonismo da série Máquina Mortífera. Seus personagens formavam uma dupla perfeita de policiais, capaz de investigar e capturar qualquer criminoso. Infelizmente, essa sintonia aparentemente não se refletia no convívio fora das câmeras. Clayne Crawford foi demitido pela Warner Bros depois de dois incidentes que ocorreram durante a segunda temporada.
Aparentemente, o primeiro incidente foi uma confusão que Crawford teria causado no set de filmagem alegando que as condições de trabalho não eram muito seguras. Por ironia do destino, o segundo tumulto envolvendo Crawford aconteceu, ironicamente, quando o ator estava dirigindo um episódio e outro ator teria dito que não considerava seguro ser atingido por estilhaços.
Após a saída de Crawford, Sean William Scott (American Pie) entrou para formar uma nova dupla ao lado de Damon Wayans na terceira temporada.
House of Cards
Esse é um caso bastante evidenciado nas redes sociais à época em que aconteceu. Após ter sido alvo de diversas acusações de abuso sexual, Kevin Spacey foi demitido pela Netflix e afastado da série House of Cards. Novas acusações foram relatadas por funcionários e ex-funcionários da Netflix, afirmando que Spacey teria cometido atos de cunho sexual inapropriados. A última temporada de House of Cards foi ao ar em 2018 e teve a atriz Robin Wright – que contracenava ao lado de Spacey – como protagonista.
Two and a Half Men
Charlie Sheen é um dos atores mais publicamente conhecidos por estar sempre acompanhado de polêmicas e confusões. Depois de anos aturando e lidando com os contratempos provocados pelo ator, a CBS decidiu encerrar a produção da série. Mas, Sheen continuou causando polêmica com entrevistas cada vez mais bizarras.
Por fim, o ator acabou sendo demitido e a Warner Bros emitiu uma carta de 11 páginas na qual justificavam a demissão do ator dizendo que ele teria cometido crimes de cunho moral. Two and a Half Men teve mais quatro temporadas sem Charlie Sheen, que foi substituído por Ashton Kutcher.
Scrubs
A sétima temporada de Scrubs poderia facilmente ter sido a última, mas a ABC comprou os direitos da série e decidiu prolongar mais um ano, para que pudesse ser encerrada apropriadamente. Assim sendo, em 2009 a expectativa era de que Scrubs acabaria na oitava temporada. Mas, não.
A série foi renovada para mais um ano. Contudo, não apenas o protagonista Zach Braff, mas também boa parte do elenco principal decidiu que não retornaria para mais uma temporada. E assim, Scrubs se arrastou até a décima temporada, quando acabou sendo cancelada pela ABC. Braff diz que prefere fingir que existem apenas oito temporadas da série.
Once Upon a Time
Falando em séries que tiveram um grande desfalque de elenco, Once Upon a Time se viu obrigada a buscar um jeito de se reinventar depois que a protagonista Jennifer Morrison e mais alguns personagens do elenco original decidiram sair da série. A solução encontrada para dar continuidade na sétima temporada foi avançar dez anos e contar a história do filho de Emma Swan (Jennifer Morrison). Infelizmente, a solução não agradou muito e pareceu ser “mais do mesmo”. Outras tentativas foram feitas, mas a série decaiu rapidamente e terminou sendo cancelada.
One Tree Hill
Os atores Chad Michael Murray e Hilarie Burton deixaram a série One Tree Hill ao mesmo tempo, no final da sexta temporada. Acontece que ambos formavam o casal protagonista da série, deixando um grande espaço a ser preenchido na história.
Em 2009, Burton disse que a decisão foi simples e tranquila, sem polêmicas ou desentendimentos, como os tabloides alegavam. A atriz disse que seu contrato tinha duração de 6 anos e ao fim dele não sentiu interesse em retornar. Afirmou ainda se sentir muito sortuda por ter recebido a oportunidade de participar da série.
Mas, em 2017, Burton voltou a falar sobre sua saída, afirmando ter sido vítima de abuso sexual por parte do produtor da série, Mark Schwahn, durante sua permanência no elenco. A atriz disse que recusou uma oferta generosa de aumento para que voltasse na sétima temporada. Além de Burton, outras 16 mulheres acusaram Schwahn por assédio.
No que diz respeito à Chad Michael Murray, em 2009 surgiu um vídeo gravado por uma fã, onde o ator aparece dizendo que não voltaria para a série porque a CW se recusou a aumentar seu salário. Murray teria dito: “Eles não vão me trazer de volta porque querem economizar dinheiro”.
One Tree Hill teve mais três temporadas após a saída do casal de atores e em seu encerramento contou com a participação especial de Murray.
Mas não só de personagem principal vive uma série, vale lembrar. Tudo faz parte de um conjunto, uma soma de fatores que fazem com que uma história possa ser contada da melhor forma possível. Por isso, não se desespere se uma série que você gosta perder o seu protagonista, vai ficar tudo bem (ou não). Nos vemos na próxima aventura!
______________________________________________________________________________
Leia outros textos meus aqui!