Esse ano fizemos dez anos da estréia de “Community” nos EUA e para comemorar, aqui vai um especial contando algumas curiosidades sobre essa que é uma das melhores e mais subestimadas séries de comédia. TUDO SEM SPOILER!
Community
Série estadunidense, “Community” foi exibida de 2009 até 2015 pela NBC e aqui no Brasil foi exibida pela Sony a partir de 2010. Foi cancelada na sua quinta temporada, entretanto seus direitos foram vendidos para Yahoo Screen, nos dando uma última temporada com final de verdade. “Comumunity” foi criada por Dan Harmmon, o co-criador de “Rick and Morty”, mais um atestado de que vale a pena ver Community.
Uma curiosidade é que em “Rick and Morty” no episódio 3 da 2ª temporada da animação, aparece um easter egg de “Community”. Ainda há uma brincadeira com o cancelamento e a volta da série em que Rick fica pedindo para unidade cancelar e trazer a série de volta várias vezes.
A série conta sobre a vida acadêmica de um grupo de sete alunos da faculdade comunitária Greendale. Essa faculdade é conhecida por ser um lugar para o qual vão os alunos que não conseguiram ir para “faculdades de verdade” e que estão lá para conseguir um diploma “fácil”.
Dessa forma, os alunos que estão em Greendale são considerado como um bando de fracassados, que não conseguiram nada melhor, e esse grupo de amigos não está longe disso. Uma das coisas que faz com que a série seja muito engraçada é que eles são todos adultos, alguns até bem mais velhos e eles sempre acabam agindo como típicos adolescentes americanos no High School.
Os sete alunos fazem aula de espanhol juntos e começam a se reunir para fazer um grupo de estudos dessa disciplina. Um é muito diferente do outro, mas apesar de toda a diferença eles se tornam muito amigos e se tratam como uma família.
Além disso, a série faz milhares de referências à séries e filmes, alguns episódios inclusive são com temas clássicos do cinema, como dois da primeira temporada sobre zumbis e máfia, é tanta referência que é muito difícil pegar todas, além de várias piadas ocultas por trás do primeiro plano. Um exemplo disso é quando o Beattle Juice aparece depois de falarem o nome dele 3 vezes durante toda a série.
E sobre esse grupo esquisito de espanhol? Vou falar um pouco sobre cada um.
Jeff Winger
“Community” tem como primeiro foco a vida de Jeff (Joey McHale), ele é o bonitão e egocêntrico da série. Ex-advogado que, por adulterar seu diploma de direito, foi mandado de volta à faculdade. A ideia de montar o grupo de estudos é dele, só para conseguir um tempo para ficar com Britta, mas como podemos ver, mais gente se juntou para o grupo e o plano não deu certo.
Uma das milhares de coisas engraçadas da série é que, como eles se veem como uma família, todos tratam o Jeff como o pai além de todos quererem muito ser amigos dele por ele ser o descolado.
Curiosidade:
O desenho da cabeça espiando por cima do muro nos créditos de abertura (quando o nome de Joel McHale é mostrado) é uma referência ao grafite que se tornou famoso por aparecer na Segunda Guerra Mundial com a frase “Kilroy was here“.
Britta Perry
Britta (Gillian Jacobs) é uma personagem forte, sempre com causas feministas (meio falhas), mas também acaba se tornando uma grande amiga de todos. Ela foi parar na faculdade comunitária por ter desistido do colégio e agora está tentando colocar a vida nos eixos.
Por sua vez os outros amigos acabam agindo como se ela fosse a mãe da equipe, talvez por ela e Jeff serem o motivo do grupo existir.
Curiosidade:
O possível plot de casinho amoroso (vai ou não vai) de Jeff com Britta foi redirecionado, porque eles sentiram que não havia muita química entre os dois personagens.
Shirley Bennet
Shirley (Yvette Nicole Brown) é uma mãe de dois filhos que acaba de se divorciar e está na faculdade pela primeira vez. Ela tem um problema por ser uma católica muito devota e muito “certinha”, ela acaba por não aceitar bem a crença (ou não crença) dos outros amigos. A série aborda isso de uma forma muito engraçada, porque os outros amigos a ensinam muito, já que ninguém mais no grupo é católico como ela.
Annie Adson
Ainda mais certinha que Shirley Annie (Alison Brie), muito estudiosa e, mesmo que a Britta tenha a fama de estraga prazer, a Annie consegue fazer isso melhor que ninguém. Annie é a mais nova do grupo ela estudou com outro integrante do grupo no colégio o Troy, e alimenta uma paixão escondida por ele.
Curiosidade:
A ideia inicial era que o papel de Annie fosse feito por uma atriz asiática ou latina, por fim ele acabou escalando Alison Brie, uma atriz branca para o papel. mas mais para frente, ele escala uma atriz asiática para fazer o papel de Annie Kim, Irene Choi, como um sinal de sua ideia original.
Pierce Hawthorne
Não sei nem o que dizer sobre Pierce (Chevy Chase), esse senhor é tão errado de tantas formas… Ele é racista, machista, homofóbico, é um senhor magnata sem escrúpulos nenhum. Ele é tão errado que o personagem Troy faz um twitter chamado Old White Man Says, com todas as porcarias que Pierce fala durante o dia. O twitter existe, é só clicar no link. A gente ri muito do Pierce, porque a série coloca ele como um velho rico sem noção e quem nunca viu um assim, né?
Curiosidade:
Foi considerado para o papel de Pierce ninguém menos que Sir Patrick Stewart. Inclusive, acho que foi uma boa não dar certo, eu não ia conseguir ver o querido Professor Xavier sendo tão escroto.
Abed Nadir e Troy Barnes
Uma salva de palmas paras os melhores personagens Community.
Troy, interpretado pelo incrível Donald Glover, era jogador de futebol no colégio, mas, por machucar os dois ombros, acaba perdendo uma bolsa para uma “faculdade de verdade” e vai parar da faculdade de Greendale. Entrou para esse grupo de estudos de Espanhol e faz amizade com Abed (Denny Pudi), esse sem dúvida é o personagem nerd mais incrível da TV (desculpa aos que amam Sheldon).
Abed é um muçulmano e está na universidade comunitária pois seu pai quer que ele tome conta do restaurante da família e faça o curso de contabilidade, mas na realidade ele quer mesmo é ser cineasta. Ele conhece todos os filmes e séries da cultura pop e faz citações diretas o tempo todo. O que deixa tudo incrível na série é o fato de, por conta de sua vida com a cara na tv, ele citar coisas típicas de séries, fazendo muitas vezes ele dar a impressão de quebra da quarta parede.
O fato de eles estarem juntos nessa parte da resenha é que Troy e Abed se tornam melhores amigos, sempre fazem coisas juntos malucas e assistem muitos filmes juntos. Ao conhecer o Abed, Troy deixa de ser o esteriótipo de atleta popular e se encontra na cultura pop. Eles se tornam juntos os nerds da faculdade. Eles têm um espaço só deles ao fim dos episódios em que sempre estão fazendo algo idiota engraçado.
Curiosidade:
Em um episódio, Abed diz que ofereceram a ele uma aparição em seu programa favorito, Cougar Town (2009). E Danny Pudi apareceu em Cougar Town (2009) e é creditado como “Visitante”.
Em 2009 quando Donal Glover foi entrevistado pelo New York Times eles disse que uma de suas inspirações para o papel era o personagem de Brian “Smash” Williams em Friday Night Lights (2006). Glover disse: “Quando você pensa na ex-estrela do futebol do ensino médio, pensa em 1,90, branco, cabeçudo, como o modelo para esse tipo de personagem. Como eu não tenho 1,90, sem sou branco, Eu apenas pensei sobre o que eu poderia trazer para ele. Pensei em Smash Williams de ‘Friday Night Lights’, como o quarterback arrogante, e brinquei com isso”.
________________________
Há milhares de coisas maravilhosas para citar sobre essa série, personagens engraçadíssimos, muitas piadas ocultas e muitas referências a filmes e séries, mas vou deixar por aqui o gostinho de Community e vai lá ver, porque essa série merece muito mais reconhecimento!