Hoje, dia 1 de outubro, é dia Internacional do Café! Essa bebida é consumida mundialmente perdendo somente para o consumo de água. O Brasil é um dos maiores produtores de café mundialmente e a gente ama consumir o cafézinho também… Mas o que envolve o café vai muito além do que pó, água e xícara e é isso que o documentário “Caffè Sospeso” vem retratar. 

Você vai na sua cafeteria preferida, pede um café, em vez de pagar apenas um café você paga dois e consome só um mesmo. O ‘crédito’ em café fica suspenso para qualquer pessoa que estiver precisando, basta ela chegar no balcão e pedir um ‘café sospeso’. Parece simples? E é! Um café quentinho recheado com carinho e bondade. Esse gesto de suspender um café é uma tradição que beira a mais de 100 anos de existência e é sobre isso que o documentário da Netflix vem pincelar.

Um jarro de vidro escrito Caffè Sospeso e dentro há recibos de pagamento, ao lado um café em uma xícara branca. Ambos estão em cima de um balcão de uma cafeteria.
Caffè Sospeso

Três países. Três cidades diferentes. Três pessoas. Três histórias. Um elo em comum: a tradição italiana de café suspenso. Caffè Sospeso (italiano para café em suspensão) é o nome da tradição italiana iniciada na cidade de Napoles que perpetua o mundo. 

O documentário conta a tradição através da filmagem da vida cotidiana de três protagonistas. São três pessoas distintas que têm contatos diferentes com café. Um escritor em Buenos Aires, uma vendedora de café em Nova York e um barista em Nápoles.

Uma xícara contendo um café espresso. Há uma colher apoiada no pires e a mão da pessoa servindo aparece. No canto inferior esquerdo está escrito em letras brancas "Caffè Sospeso"
Caffè Sospeso – Netflix

Caffè Sospeso é um documentário de 2017 disponível na Netflix com duração de 69 minutos e tem censura 12 anos. 

 “Todo mundo tem direito a um café em um dia frio’

É aquela joia rara escondida no catálogo da Netflix e perfeito para se emocionar. A paixão por café é percebida no olhar os protagonistas. Nas palavras de carinho e admiração a bebida. Há momentos que somos transportados para o balcão e sentimos o aroma do café moído e extraído na hora.

Mas é possível deixar um ‘caffè sospeso’ no Brasil?

Sinceramente eu nunca tentei, mas como eu sou uma barista curiosa e estudiosa acabo absorvendo muitas coisas sobre café. Novidades, documentários, informações sobre novos produtos e etc.

Acontece que em 2017 a Paula Varejão estreou em um programa chamado “Tá Na Hora do Café”, onde ela vai explorar o universo do café no Brasil (primeira temporada) e posteriormente vai explorar o café nos mais diversos cantos do mundo (segunda temporada).

O programa está disponível para quem tem GloboSat em casa. Em um dos episódios da primeira temporada Paula vai em uma cafeteria ‘solidária’ em São Paulo onde prega-se exatamente a filosofia do caffè sospeso. Junto com o café suspenso você pode deixar um post it com alguma mensagem. A identificação ou anonimato é a gosto do freguês.

O dono do local garante que não há um prejuízo envolvendo o gesto. Muitas das pessoas que utilizaram do café gratuito retornam ao local e deixam sua contribuição para uma pessoa futura. Espero, de coração, que essa moda pegue e tenhamos muitos cafés suspensos pelo Brasil a fora!

Topo