No dia 21 de fevereiro de 2003 ia ao ar o primeiro episódio de Avatar: The last Airbender . Ao chegar no Brasil em 23 de setembro do mesmo ano recebeu o nome de Avatar: A Lenda de Aang.
Trata-se de uma animação estadunidense com média de duração de 24 minutos e teve um total de quatro temporadas exibidas pela Nickelodeon. Seus criadores são Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino. A história é divertida, dinâmica e com passagens filosóficas-espirituais. Se você ainda não viu vale a pena conferir! As temporadas completas estão disponíveis na Netflix.
Bryan Konietzko
Bryan é nascido nos EUA. E em seus 44 anos de vida já atuou como diretor de animação, escritor, produtor e músico. Sua carreira é marcada com grandes produções, como participação na produção de Family Guy, mas seu grande sucesso é com Avatar: A Lenda de Aang e Avatar: A Lenda de Korra.
Michael Dante DiMartino
Estadunidense, escritor literário e roteirista de animação de 45 anos. É mais conhecido pela sua co-criação em Avatar, mas sua série de livros da Rebel-Genius faz sucesso.
Justos, Bryan e Michael criaram um dos desenhos mais conhecidos da Nickelodeon. Foram aclamados por abordar uma temática adulta a um desenho, onde o universo que está inserido contém tramas políticas, morais e filosóficas.
A História
A humanidade é composta por 4 tribos distintas, sendo elas:
- Água
- Ar
- Terra
- Fogo
E cada tribo tem sua própria política, costumes e cultura. Cada nação possui pessoas especiais denominadas dobradores e tais pessoas possuem um poder de controlar o elemento correspondente a nação com a qual pertence. Por exemplo, um dobrador da água se treinado consegue manipular a água. Somente o Avatar tem a habilidade de controlar todos os elementos.
O Avatar pode ser homem ou mulher e é como um juiz que traz equilíbrio ao mundo. Sempre que um avatar morre ele irá reencarnar em uma nova nação, respeitando a sequência de reencarnações.
Na história, Aang é o avatar e tem apenas 12 anos. Ele nasceu na tribo do Ar, composta por nômades. Aang deveria receber seu treinamento como dobrador de ar, depois iria seguir para água, terra e fogo. Era de costume que os Avatares soubessem de suas responsabilidades quando fizessem 16 anos, mas as coisas não acontecem como esperado com nosso amigo careca.
Prevendo uma tragédia os monges dobradores de ar decidem adiantar o treinamento do jovem. Aang foge com medo de suas responsabilidades e acaba preso em um iceberg por 100 anos.
É muito tempo preso dentro do gelo! É muitas realidades que mudaram! E toda uma guerra que aconteceu. A nação do Fogo iniciou uma guerra com as demais nações, dizimou todo dobrador de ar que existisse temendo a imagem do avatar.
A série animada conta a história do jovem e inocente Avatar em seu caminho de desenvolvimento físico e espiritual para enfrentar um tirano. Ao longo do caminho há toda uma trama própria e com personagens instigantes.
Quero iniciar aqui um tour sobre o mundo de Avatar, dando um foco especial a cada dobra em uma série de textos aqui no Chimichangas. Vamos?
Prêmios
Em seu ano de estréia (2005) a primeira temporada foi aclamada pela crítica! Recebeu dois Pulcinella Awards , sendo eles:
- Melhor Série de Televisão de Aventura/Ação ;
- Melhor Série de Televisão ;
Além disso rendeu indicações e um contrato de gravação de um filme live action (talvez não devamos entrar nesse assunto ainda pode dar gatilho…rs).
Os Pulcinella foram os primeiros que a série recebeu, os anos seguintes foi uma sequencia de troféus
- 2006
- 33º Annie Awards;
- Melhor Storyboard em uma Animação para a Televisão ;
- 33º Annie Awards;
- 2007
- 34º Annie Awards;
- Melhor Animação de Personagens em uma Produção para a Televisão ;
- Melhor Direção em uma Produção Animada para a Televisão ;
- Gennesis Awards;
- Melhor Trabalho em Programa para Crianças ;
- 59.ª Edição Anual dos Prémios Emmy do Primetime;
- Prêmio de Realização Individual em Animação
- 34º Annie Awards;
- 2008
- Kids’ Choice Awards 2008;
- Desenho Favorito;
- Prêmio Peabody;
- Mostra não usual de personagens complexos e responsáveis ;
- Kids’ Choice Awards 2008;
- 2009
- 36º Annie Awards;
- Melhor Produção Animada de Televisão para Crianças ;
- Melhor Direção em uma Produção Animada para a Televisão ;
- Nickelodeon Australian Kids’ Choice Awards 2009;
- Desenho Favorito
- 36º Annie Awards;