Phasmophobia é um jogo para PC e VR, de terror psicológico, desenvolvido pelo Kinetic games e disponível na plataforma Steam por R$ 27,89/25,10(preço original/promoção Dia das Bruxas). Vale dizer que o trabalho do estúdio no ramo é relativamente novo, tendo como foco o gênero indie e a tecnologia da realidade virtual.
Considerando que estamos no mês do Halloween, seria mais do que injusto não falar dessa experiência incrível em forma de jogo. Lançado em 18 de setembro do presente ano, em modo de acesso antecipado, fez sucesso rapidamente.
Vários streamers abriram lives para mostrar a jogabilidade de Phasmophobia. Alguns dos motivos foram sustos que arrancam risadas do público, visitação de locais assombrados com os amigos, curiosidade pelo desconhecido e por aí vai.
Assim, é chegada a hora de encarar nosso “medo de fantasmas” e conhecer mais deste universo.
Funcionamento básico do jogo
Como dito antes, Phasmophobia é um game co-op, ou seja, você pode tanto jogar sozinho quanto jogar com até três outros colegas. O grupo assumirá o papel de investigador paranormal, precisando explorar localidades aterrorizantes, com atividades bizarras. E, claro, pelo menos um deve sair vivo da busca, caso contrário perdem a partida.
O objetivo principal é descobrir o tipo de assombração que reside no local, contando com 12 possibilidades (espíritos, demônios, almas penadas etc). Cada um possui características únicas, respondendo de modos diferentes. Alguns irão falar, outros irão escrever, deixar impressões digitais ou tornar o ambiente gélido.
Enfim, as evidências variam bastante, exigindo um olhar cuidadoso por parte do jogador. Ah, outra cautela importante é a questão do tempo, pois a atividade das criaturas fica cada vez mais hostil com o passar dos minutos, então quanto antes descobrir melhor.
Além disso, os investigadores contam com equipamentos que estimulam o surgimento (tabuleiro ouija), o ataque (spirit box) e até a defesa (incenso, sal) em relação às entidades. Conforme aumentam de nível, conseguem desbloquear itens novos e melhores. Ademais, caso acertem o tipo de aparição, conseguem dinheiro. Lembrando que se morrer, perderá os instrumentos levados.
Outra maneira de acumular riquezas é cumprir os objetivos extras de cada fase, que aparecem numa lousa no início da partida, dentro do furgão, onde o grupo se organiza antes de entrar no espaço atemorizante.
Há, ainda, a possibilidade de alterar a dificuldade do jogo, podendo ser nível Amador, Intermediário e Profissional. A diferença maior entre os modos é no sentido de ser mais perigoso, mais dinâmico, bem como render mais grana. Por último, utilize sempre a câmera fotográfica, já que tirar fotos de pistas e momentos paranormais ajuda no valor a mais também.
Entrando no clima fantasmagórico
O ponto alto de Phasmophobia está na imersão proporcionada, por causa da criação dos mapas, dos áudios e sons gerais. Explico. O jogo tem uma ferramenta chamada reconhecimento de fala, então você pode entrar em contato com a sua equipe por um rádio.
O aparelho produz ruídos e é bem autêntico ao da vida real, sendo utilizado quando as pessoas estão em cômodos distintos. Nos momentos de ataque, o objeto começa a falhar e caso alguém morra, não consegue mais entrar em contato. Só de pensar nisso já dá calafrios.
E o medo aumenta quando os jogadores percebem que as entidades maléficas também podem respondê-los. Exatamente, você fará perguntas como “quem está aí?”, “quantos anos você tem?” e poderá ouvir sussurros (até mesmo gritos e cantorias) congelantes no ouvidinho. Então os caça-fantasmas nunca estarão realmente sozinhos, sempre terá algo à espreita, observando cada passo do grupo.
Por isso, cuidado para não perder ou praticamente zerar a sanidade mental, pois as chances de você virar o próximo alvo se tornam maiores. Fique sempre atento antes ou depois de algum evento paranormal… Vá para o furgão, ligue as luzes, volte a algum estado seguro para retomar o equilíbrio.
Quanto aos mapas, são sete no total, com lugares como fazenda, asilo, escola e casas do dia a dia. O cenário construído é muito marcante, com a capacidade de causar desconforto e arrepios. Gráfico instigante e convincente, portas rangendo, brinquedos que mudam de lugar, luzes apagando, barulhos de passos, baforadas na nuca, móveis antigos e regiões abandonadas. Enfim, um mix de ingredientes necessários para compor a peça perfeita de terror/horror.
Phasmophobia roda no seu pc? Verificando os requisitos!
Ficou interessado, mas não sabe se seu equipamento suportaria o jogo? Não se preocupe, a Steam disponibiliza os requisitos mínimos e os recomendados para o jogo rodar tranquilamente. Seguem abaixo os componentes necessários.
MÍNIMOS | RECOMENDADOS |
Requer um processador e sistema operacional de 64 bits | Requer um processador e sistema operacional de 64 bits |
SO: Windows 10 64Bit | SO: Windows 10 64Bit |
Processador: Intel Core i5-4590 / AMD FX 8350 | Processador: Intel i5-4590/AMD Ryzen 5 1500X ou superior |
Memória: 8 GB de RAM | Memória: 8 GB de RAM |
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 970 / AMD Radeon R9 290 | Placa de vídeo: NVIDIA GTX 970 / AMD Radeon R9 290 or greater |
Rede: Conexão de internet banda larga | Rede: Conexão de internet banda larga |
Armazenamento: 13 GB de espaço disponível | Armazenamento: 15 GB de espaço disponível |
Outras observações: as especificações mínimas são para Realidade Virtual (RV). Requisitos mais baixos podem funcionar em aparelhos que não dizem respeito à RV.
Além disso, é possível a compra e instalação do jogo com o objetivo de testar, digamos assim. No caso, estou falando da viabilidade de reembolso, com as regras explicadas aqui.
Phasmophobia é uma aquisição que vale a pena?
A primeira jogatina é a mais assustadora. Os sustos vêm mais fáceis, a tensão está presente o tempo todo e abrir uma porta ou andar nas residências se torna uma tarefa difícil. No entanto, depois de algumas partidas, fica um tanto quanto repetitivo e menos surpreendente.
Mesmo assim, é viciante e vale muito a pena para quem é fã do gênero de terror. Criaram um jogo muito completo nesse sentido, sendo impossível não ficar embasbacado(a) com o pensamento e desenvolvimento de tudo. As entidades, a ambientação, a câmera em primeira pessoa. É praticamente como se o jogador vivenciasse um dos filmes que sempre assistiu. É um verdadeiro sentir na pele.
Necessário recordar que Phasmophobia está no modo de acesso antecipado, então ainda sofre com bugs e não está no seu estágio completo. A ideia é justamente que joguem antes, avaliem, deem sugestões e que as mudanças/melhorias sejam implementadas. Levando isso em consideração, pode-se afirmar que é um game que chegou com tudo, ultrapassando expectativas e gerando ansiedade pelas alterações futuras.
Sobre reclamações, algo que me incomodou muito foi a movimentação dos personagens, ela é lenta e pesada, bem esquisita. Além disso, tiveram alguns problemas de conexão e os vários bugs nas animações, bem a nível dos bonecos tortos de The Sims. Mas é importante ressaltar que continua em desenvolvimento, assim não levo muito em conta na hora de indicar, apenas estou informando que esses “erros” existem atualmente.
No mais, é isso. É uma compra que compensa, principalmente ao considerar que é uma experiência que pode ser compartilhada com os amigos. A dica é: deem uma chance, mas vão preparados.