O Brasil ainda é visto, mesmo pelos próprios brasileiros, como um mercado consumidor de games que não produz games. Apesar de consumirmos muito, ainda há a lenda de que não participamos da criação dos jogos de console e de PC. Mas a banda não toca por aí não. Árida: Backland’s Awakening é apenas mais um bom exemplo de que desenvolvemos jogos também. 

Árida é um jogo indie, lançado ainda no final de 2018, pela Aoca Game Lab, localizada em Salvador-BA. As produtoras nacionais não estão concentradas apenas em centros urbanos da região Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Diferentes produtoras nordestinas já participaram do desenvolvidos de jogos famosos de console. 

Um bom exemplo disso é a Kokku, empresa de Recife-PE, que desenvolveu os designers 3D de Horizon Zero Dawn, para PS4. O Brasil tem se tornado uma indústria de desenvolvimento de jogos interessante para grandes mercados, e além de prestar esses serviços externos, também criamos jogos com raízes nacionais.

Cícera é a protagonista do jogo

O mercado indie no Brasil

Assim como muitos desenvolvedores de pequeno porte no mundo inteiro, os jogos indies são ótimos para dar visibilidade às empresas brasileiras. E assim surgiu Árida: Backland’s Awakening, o primeiro jogo da Steam da Aoca Game Lab. É um jogo totalmente ambientado no Brasil, e melhor ainda: no sertão nordestino do século XIX

Para não ser um jogo limitado ao Brasil e aos brasileiros, a Aoca Game Lab criou um jogo com legendas e áudios em inglês, para ser um jogo jogável em todo mundo de maneira mais fácil e acessível. Na Steam Br, podemos saber mais detalhes sobre o jogo, como jogabilidade, gráfico e história. 

A grosso modo, o jogo é uma aventura, que explora o mapa e com artifícios de sobrevivência. A história, como já dito, se passa no século XIX, no sertão nordestino. O objetivo está totalmente inserido nessa realidade do ambiente. A jovem Cícera – protagonista do jogo – auxilia os sertanejos a superar a seca. 

Sinopse: Encare os efeitos da seca nesse single player focado em história que mescla elementos de survival e aventura.

Encontre Cícera para viver uma jornada de sobrevivência e aventura em pleno sertão brasileiro do século XIX. Reúna recursos, construa utensílios, aprenda a utilizar ferramentas e interaja com outros sertanejos. Seja forte, tenha fé e sabedoria para explorar as regiões atingidas pela seca e descobrir mais sobre o seu próprio destino.

Detalhes do jogo

Mesmo sendo um jogo de 2018, ele possui diversas atualizações e o jogo é bem instintivo e segue as tendências das datas e comemorações, como o próprio Halloween. Além das constantes atualizações, o jogo é extremamente barato e acessível a muitos gamers. 

O jogo não é também pesado se comparado a grandes jogos de PC, o que também permite a jogabilidade em máquinas menos potentes. Uma boa indicação para valorizar o trabalho nacional, e a indústria de games no Brasil

Topo