Você consegue imaginar um mundo onde não exista GTA? Ou então a série de jogos dos Pokémon? Certamente o cenário dos videogames não seria o mesmo. Quando paramos para ver grandes franquias ou mesmo jogos únicos que foram lançados e foram bem sucedidos não pensamos que, por muito pouco, aquele game que você passou tantas horas jogando poderia nunca ter saído do papel. Isso acontece mais frequentemente do que a gente pensa e acomete desde pequenas produções até grandes títulos e franquias.
The Last Guardian
Graças ao recebimento super positivo de Shadow of the Colossus e Ico, houve muita expectativa pelo lançamento de The Last Guardian. Mas, o seu desenvolvimento não foi nem um pouco tranquilo. O jogo começou a ser produzido em meados de 2007, tendo como objetivo lançar o título para o PlayStation 3 nos anos seguintes. A verdade, contudo, é que The Last of Guardian passou por diversos problemas no decorrer de sua criação e por conta disso teve seu lançamento adiado diversas vezes. Muitos dentro da produtora pensavam inclusive que o jogo corria o risco de ser cancelado pela Sony, devido às várias oportunidades não aproveitadas e a ameaça de acabar perdendo de vez o timing de lançamento. The Last Guardian foi finalmente lançado em 2016, para o PlayStation 4.
The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
Depois de finalizar a criação e o desenvolvimento de The Legend of Zelda: Spirit Tracks, Hiromasa Shikata sugeriu criar A Link Between Worlds. Shigeru Miyamoto gostou bastante da ideia e deu o aval para que a equipe criasse um conceito para o jogo. Porém, algumas semanas depois a maior parte da equipe foi realocada para outros novos projetos, que precisavam de mais mão de obra para serem finalizados dentro do prazo limite e serem lançados para o novo console à época, o Wii U. Somente 18 meses depois, o produtor Eiji Aonuma retornou para o jogo e começou a desenvolvê-lo de fato.
Fallout 3
A princípio, Fallout 3 estava sendo desenvolvido pela Black Isle Studios, o mesmo estúdio por trás dos títulos anteriores da franquia (Fallout e Fallout 2). Mas o novo jogo demandaria hardwares mais modernos e gráficos 3D. A Interplay Entertainment, responsável por publicar o jogo, decretou falência e diante disso o projeto correu um risco real de ser cancelado. Foi então que a Bethesda surgiu e comprou os direitos da franquia.
No Man’s Sky
Pouco tempo depois de anunciar pela primeira vez o jogo No Man’s Sky na VGX Awards em 2013, a Hello Games teve que lidar com um grande contratempo na produção do jogo. Após o rompimento da barragem de um rio, a sede da empresa foi invadida por uma grande inundação que estragou a maioria dos equipamentos. Vários meses de trabalho foram perdidos com a tragédia e não havia previsão, sequer garantia de que os danos seriam cobertos pelo seguro, tendo em vista a localização do prédio da empresa. O fundador da Hello Games, Sean Murray, quase cancelou o jogo para focar em projetos menos ambiciosos e que tivessem um pouco mais de certeza de que trariam lucro para a companhia. Contudo, o desenvolvimento prosseguiu e No Man’s Sky foi lançado em 2016.
GTA
Quem diria que uma das franquias mais bem sucedidas da história dos games quase não saiu do papel. O primeiro título da franquia foi adiado várias vezes devido ao fato de a equipe de roteiristas e designers não conseguirem definir qual seria o propósito, a direção para onde GTA deveria seguir. Essa questão foi se agravando cada vez mais, levando em consideração a tendência que algumas empresas responsáveis por publicar jogos têm de cancelar o título, devido à perda do “momento certo” para o lançamento. Decisões precisavam ser tomadas e rápido. E assim foi feito. O estúdio insistiu no desenvolvimento de GTA, realizando reuniões extensivas para agilizar o quanto antes todas as pendências criativas que ainda não haviam sido solucionadas.
Pokémon Red e Blue
Os primeiros jogos de Pokémon foram criados por uma equipe pequena, ao longo de 6 longos anos. Tendo em vista esse tempo tão prolongado de criação, não é muito difícil assumir que a equipe precisou lidar com muitos problemas até que o jogo estivesse finalizado. Problemas mais comuns e cotidianos do que você imagina, como por exemplo computadores superaquecendo e desligando do nada. Todo mundo que já perdeu horas de trabalho com o computador desligando sozinho por estar quente demais consegue ter um mínimo de empatia para entender a frustração dessa equipe.
O programador Junichi Masuda diz ter ficado feliz por ter conseguido resolver os problemas com os computadores naquela época e que, se ele não tivesse conseguido, é bem provável que Pokémon Red e Blue jamais tivessem sido lançados.
Harvest Moon
O conceito de um simulador de fazenda era algo totalmente novo nos anos 90. Ou seja, o estúdio responsável pelo desenvolvimento de Harvest Moon precisava criar algo do qual eles não tinham nenhum ponto de referência real. O jogo foi adiado diversas vezes, mas as coisas desandaram de vez 6 meses depois que uma versão jogável foi desenvolvida. O estúdio decretou falência, o presidente da empresa desapareceu e várias equipes que faziam parte da criação do jogo se separaram. O criador Yasuhiro Wada considerou seriamente jogar tudo para o alto e procurar um outro trabalho. Dois colegas de equipe convenceram Yasuhiro, que decidiu continuar a trabalhar em Harvest Moon. O jogo foi lançado em 1996.
The Witcher 2: Assassins of Kings
O estúdio CD Projekt se tornou uma das desenvolvedoras mais prestigiadas da era moderna dos videogames, mas quase fechou as portas antes de ter a chance de lançar The Witcher 2 e as suas sequências. A principal preocupação era o custo para pagar a Widescreen Games para fazer a portabilidade de The Witcher 2 para os consoles. O valor continuava a crescer, tendo em vista que a outra desenvolvedora também estava enfrentando problemas. Embora a CD Projekt tenha cancelado o projeto e cortado laços com a Widescreen Games, o dano já havia sido feito. O prejuízo econômico levou à um período delicado nas finanças da empresa, que quase fez com que suas portas fossem fechadas definitivamente. Para conseguir entregar o jogo, a CD Projekt precisou cancelar projetos futuros e cortar alguns conteúdos de The Witcher 2.
007 GoldenEye
A produção de 007 Golden Eye, que é um dos jogos mais famosos e importantes de todos os tempos, ficou marcada por uma série de atrasos, prazos adiados e todos os tipos de problemas possíveis. Das 10 pessoas por trás da criação do jogo, apenas 8 haviam trabalhado em um jogo de videogame antes. O modo multiplayer foi desenvolvido quase que na sua íntegra por apenas uma pessoa, em segredo, e só foi adicionado ao jogo finalizado depois de uma reconsideração a respeito da funcionalidade.
FIFA
Por incrível que pareça, quando um estúdio de Londres procurou a EA Games nos Estados Unidos para apresentar suas ideias para o jogo FIFA, por pouco a franquia de esportes responsável por um sucesso absoluto recebeu um sinal vermelho para a sua criação. O receio da EA Games era que o futebol pudesse ser um esporte complicado demais para ser retratado em um jogo de videogame e, também, que não fosse interessante o bastante para os norte-americanos, de modo a ser financeiramente bem sucedido. O primeiro jogo FIFA recebeu um orçamento minúsculo para o seu desenvolvimento e a equipe responsável pelo jogo recebia ameaças de cancelamento a todo momento.
Além desses, vários outros títulos muito conhecidos pela comunidade gamer por muito pouco não foram desenvolvidos ou lançados, como Battlefield 1 e Madden NFL. Muita coisa pode acontecer, desde problemas financeiros até desastres naturais. Por isso, dê valor ao seu jogo do coração e agradeça por tudo ter dado certo e ele ter sido lançado. Nos vemos na próxima aventura!
______________________________________________________________________________
Leia outros textos meus aqui!