A China é amplamente conhecida por controlar e limitar o que entra em seu território. Isso em todos os aspectos. Econômico, político, ideológico, etc. O entretenimento é fortemente restringido e monitorado na China, de modo que para um conteúdo ser veiculado nos territórios chineses, é preciso se enquadrar em diversas regrinhas e censuras impostas pelo governo do país.
Alguns filmes precisam passar por alterações para que, só assim, possam ser transmitidos para o público chinês. Mas, existem aqueles casos em que determinada mídia “não tem salvação” e, portanto, tem sua veiculação proibida.
Assim sendo, vamos conhecer alguns filmes que não podem ser transmitidos na China.
Esquadrão Suicida
O motivo específico para a proibição de Esquadrão Suicida nunca foi revelado. A hipótese mais provável até então é que o filme tenha sido vetado tendo em vista abordar “temas muito obscuros”, possivelmente referindo-se à personagem Magia. Isso, teoricamente, iria em desencontro com a lei de censura chinesa que proíbe conteúdos que promovam cultos e demais assuntos sobrenaturais.
Ghostbusters
Pegando carona na lei de proibição de conteúdos sobrenaturais, o reboot de Ghostbusters de 2016 também teve sua transmissão proibida no território chinês, por promover a espiritualidade e a existência de um mundo metafísico. Os clássicos Ghostbusters e Ghostbusters II também nunca passaram nos cinemas da China.
Memórias de uma Gueixa
A princípio, o filme tinha recebido autorização para ser lançado na China, mas essa decisão foi revogada. O motivo, o governo chinês não ficou muito confortável com a ideia de atores chineses estarem representando personagens japoneses no filme. Como bem sabemos, a China não é muito fã do Japão. Lembra da Segunda Guerra Sino-Japonesa?
De volta para o Futuro
Nem o divertido filme protagonizado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd conseguiu passar pela rígida censura chinesa. De acordo com o governo chinês, a viagem no tempo é um “elemento ficcional muito perigoso”. A China também achou o comportamento de Marty McFly infantil e extremamente inapropriado para seu público.
Django Livre
O filme chegou a ser transmitido nos cinemas, mas foi removido no dia em que estreou. A primeira justificativa foi que teriam havido problemas técnicos na transmissão e o filme precisou ser removido, mas Django nunca tornou a ser veiculado no território chinês. O New York Times fez uma matéria a respeito das modificações que teriam sido feitas no filme, para adequá-lo às exigências chinesas. Foram feitas edições para reduzir a violência (inclusive, as cores do sangue foram alteradas). Por isso, supõe-se que mesmo com as modificações, o filme teria sido removido devido ao seu conteúdo extremamente violento.
Deadpool
Não é nenhuma surpresa encontrar o filme do mercenário tagarela nessa lista. Deadpool foi vetado pelo governo chinês por basicamente tudo que o filme tem a apresentar: violência, nudez, palavreado obsceno e por aí vai.
O Código da Vinci
O enredo do filme de Ron Howard é, por si só, polêmico. A narrativa ofende a Igreja Católica ao afirmar que Jesus e Maria Madalena teriam tido um filho e que a igreja não só sabia como manteve esse fato escondido por milhares de anos. A China não foi o único país a impedir que o filme fosse transmitido em seu território. Outros países como Egito, Índia, Peru, Filipinas, dentro outros, também baniram O Código da Vinci.
Extra: O filme Noé, com Russell Crowe, também foi banido da China por motivos religiosos.
O Segredo de Brokeback Mountain
Não tem muito a ser explicado aqui. O motivo do filme protagonizado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal foi banido da China especificamente por se tratar da história de amor entre dois homens.
Uma Cilada para Roger Rabbit
Poucos filmes uniam cinema live-action com animações na época em que Uma Cilada para Roger Rabbit foi lançado. O filme dos anos 80 não pode ser lançado na China, mas não era pessoal. Todo filme que misture animação com live-action são automaticamente banidos da China. Isso acontece porque os chineses acreditam que esses filmes híbridos prejudicam a produção de animações. Além disso, a China prefere garantir que as animações nacionais sejam assistidas.
Avatar
Após duas semanas em exibição nos cinemas chineses, Avatar foi removido devido ao enorme sucesso financeiro que vinha fazendo. O entendimento do governo chinês era que, com um sucesso financeiro tão grande, Avatar poderia causar sérios problemas financeiros aos seus competidores do cinema nacional chinês. Além disso, havia o receio de que o povo chinês, influenciado pela narrativa do filme de James Cameron, despertasse a vontade de se rebelar contra o governo de seu país (tendo em vista o levante dos Na’vi em Avatar).
Esses são só alguns filmes que foram censurados e removidos das telas chinesas. Muitos outros também sofreram esse tipo de sanção. Sabe de algum que não estava nessa lista? Deixa aí nos comentários. Nos vemos na próxima aventura!