Se tem uma coisa que Hollywood adora fazer, é usar fatos históricos e experiências reais vividas por outras pessoas para criar um filme em cima, seja fielmente adaptado ou apenas usando como inspiração. Os filmes de romance não ficam de fora. Será que aquele filme que te fez chorar copiosamente foi inspirado por uma verdadeira história de amor? Só tem um jeito de descobrir!

Comer, Rezar e Amar

Cena do filme Comer Rezar e Amar

Você provavelmente já viu Comer, Rezar e Amar uma vez, ou talvez duas, de repente três, quem sabe até mais. Esse filme bastante popular estrelado por Julia Roberts é baseado nas memórias da autora Elizabeth Gilbert, que relata no livro de mesmo nome que o filme experiências e situações vividas em sua própria vida. Aos 32 anos, Elizabeth percebeu que não era feliz em seu casamento e então tomou a decisão de se divorciar e passar o ano seguinte viajando pelo mundo.

Johnny & June

Cena do filme Johnny & June
Johnny & June foi recebeu 5 indicações ao Oscar

Johnny & June é um filme biográfico da vida e carreira do cantor Johnny Cash, estrelado por Reese Witherspoon e Joaquin Phoenix. Embora não seja exclusivamente um filme de romance, dado ao fato de que o propósito é contar a trajetória de Johnny Cash, a história merece um lugar nessa lista tendo em vista que June Carter tem um papel tão presente e importante na vida profissional e afetiva de Cash que ela se faz tão essencial quanto ele nessa narrativa. O filme é muito bom, inclusive recebeu 5 indicações ao Oscar.

Meninos Não Choram

Cena do filme Meninos não choram

Hilary Swank e Chloe Sevigny contracenam neste filme de 1999, que conta a história de um homem transgênero que se apaixona. Brandon (Hilary Swank) e Lana (Chloe Sevigny) tornam-se grandes amigos, mas Lana não sabe a respeito da transição de Brandon. A partir dessa amizade, Brandon se apaixona por Lana. Infelizmente, o filme não tem um final feliz, principalmente tendo em vista ter sido baseado em fatos reais, na vida de Brandon Teena, que foi assassinado em 1993, vítima de crime de ódio.

Para Sempre

Cena do filme Para Sempre

Para Sempre é um filme de 2012 que conta a história de um casal de recém-casados, Paige (Rachel McAdams) e Leo (Channing Tatum). Um terrível acidente de carro deixa Paige em coma e quando ela finalmente acorda, não reconhece mais o marido, tem problemas em lidar com os pais e sente-se atraída pelo ex-noivo. Suas memórias se foram completamente. 

Esse filme é baseado na história real de Krickitt Carpenter, que sofreu um acidente de carro e ficou 4 meses em coma. Quando acordou, Krickitt não tinha qualquer recordação dos acontecimentos dos últimos 2 anos de sua vida, incluindo seu próprio marido. Sem perder as esperanças, o casal teve que recomeçar e construir a partir do zero, novas memórias juntos.

O Diário de uma Paixão

Cena do filme O Diário de uma Paixão

Mais um filme protagonizado pela queridíssima Rachel McAdams, dessa vez fazendo par com Ryan Gosling. O Diário de uma Paixão é um outro clássico dos filmes de romance (pessoalmente já chorei muito com esse) e conta a história do jovem casal Allie e Noah, que se apaixonam durante as férias de verão, nos anos 40. 

Esse filme é baseado na história de Jack Potter, de 91 anos. Jack cuidou durante anos de sua esposa Phyllis, que tinha demência. Durante os dias ao lado de sua esposa, Jack lia para ela o diário que ele havia escrito.

Uma Mente Brilhante

Cena do filme Uma mente brilhante

Esse é um outro filme que você provavelmente já deve ter assistido. John Nash (Russell Crowe) era um gênio da matemática e economista. Em um jantar, John conhece Alicia Larde (Jennifer Connelly) e os dois são acertados pela flecha do cupido e se apaixonam e se casam. Depois de algum tempo, John começa a apresentar sintomas de esquizofrenia e dá entrada em um hospital psiquiátrico. O filme conta a história de John Forbes Nash Jr. e de sua esposa Alicia, que juntos lutaram e resistiram à doença.

Atraídos pelo Destino

Cena do filme Atraídos pelo destino

Charlie (Nicholas Cage) é um policial de Nova York, conhecido por ser muito generoso e gentil, é casado com uma mulher cuja personalidade é o exato oposto que a dele. Charlie conhece uma garçonete que estava passando por vários problemas, sobretudo financeiros. Em uma conversa, Charlie promete dividir com a garçonete metade do prêmio da loteria, caso ganhasse. O policial acaba ganhando 4 milhões de dólares e cumpre a promessa feita à garçonete. Os dois acabam se apaixonando.

Foi o que aconteceu de verdade, com o policial Robert Cunningham, que disse para uma garçonete que, ao invés de deixar uma gorjeta para ela, dividiria o prêmio da loteria se ele ganhasse. Depois de descobrir que tinha ganhado 6 milhões de dólares, ele honrou sua promessa. MAS, nesse caso, não houve nenhum envolvimento romântico entre Robert e a garçonete.

Calma! Claro que muitos outros filmes de romance que se encaixam perfeitamente à essa lista ficaram de fora! Se você lembrou de algum faça o favor de deixar nos comentários e ajudar a enriquecer ainda mais essa lista. Combinado? Então tá combinado. Nos vemos na próxima aventura!

Topo