Estamos na Era dos remakes e a todo momento novos projetos surgem em todas as áreas do entretenimento. Séries, jogos, animações e filmes clássicos estão retornando com nova cara e, ao que tudo indica, o público tem reagido positivamente às novas versões.
Com uma tendência que tem crescido, muitas pessoas tem começado a torcer e desejar que aquela série querida ou aquele filme antigo integre a lista dos próximos remakes a serem produzidos. Por outro lado, tem aqueles que temem que um dia seu filme favorito ganhe uma nova versão. Afinal de contas, tem coisas que são boas exatamente por serem daquele jeito.
A seguir estão alguns filmes cujos remakes ainda não aconteceram, mas que seriam bons candidatos para tal.
1 – Hellraiser (1987)
Hellraiser é um clássico do gênero dos filmes de terror, considerado pelas críticas o melhor filme de terror britânico até o momento. O filme já teve nove sequências, mas até então nenhum remake foi feito. Patrick Lussier (Fúria sobre Rodas) foi cogitado para dirigir uma nova versão de Hellraiser. Patrick incluiu o roteirista Todd Farmer ao projeto (Fúria sobre Rodas) e ambos deixaram claro quais eram suas intenções, dizendo que, se o remake fosse acontecer, seria um filme cuja classificação seria inadequada para menores de idade desacompanhados por um adulto responsável. A dupla disse ainda que se insistissem para que o filme tivesse que se adequar ao público menor de idade, eles deixariam o projeto.
Certamente esse projeto de Patrick e Todd não deu certo, uma vez que este ano tivemos a notícia de que a Spyglass Media Group convocou o roteirista David S. Goyer (Batman Begins) para participar da nova versão do filme. Segundo Goyer, sua intenção é criar “uma reimaginação leal, porém evoluída” do filme. Estamos no aguardo por novas informações e torcendo para que o remake realmente aconteça.
2 – Fuga de Nova York (1981)
É de surpreender que Fuga de Nova York ainda não tenha recebido um remake. A história é uma distopia, dirigida por John Carpenter. Snake Plissken (Kurt Russel) é mandado para a Ilha de Manhattan, que foi transformada em uma prisão de segurança máxima gigantesca, para tentar salvar a filha do Presidente dos Estados Unidos.
Também este ano, a Fox anunciou que vai fazer um remake do clássico dos anos 80. O roteiro ficará a cargo de Leigh Whannell (Jogos Mortais), este que também está sendo cogitado para dirigir o filme. Ao que tudo indica, John Carpenter será o produtor executivo do remake, o que é um ponto muito promissor.
3 – O Corvo (1994)
Esse é pra causar controvérsia e fazer com que você mesmo tire as suas conclusões. A questão é que, fazer um remake de O Corvo pode ser problemático e é certamente um território sensível. Isso porque esse foi o último filme protagonizado pelo ator Brandon Lee (filho de Bruce Lee). Pior, Brandon Lee morreu DURANTE as filmagens do filme. Justamente a cena da morte de seu personagem, Eric Draven.
O que aconteceu foi que, anteriormente ao início das gravações, a arma que seria utilizada na cena – uma Magnum 44 – tinha sido carregada anteriormente, com cartuchos falsos (balas sem pólvora) para um insert na ação. Depois disso, ao dispararem para “limpar a arma” (remover os cartuchos falsos) uma das balas ficou presa no cano. Em seguida, no momento da gravação da cena, a arma foi carregada com munições de festim (que tem pólvora, mas não tem o projétil).
Com o disparo, a bala foi empurrada com a mesma força de uma Magnum 44 normal e atingiu o estômago de Lee. Quando a equipe percebeu que o ator não se levantava, cortaram a cena e correram para o hospital. Apesar das 6 horas de cirurgia, o ator de 28 anos não resistiu aos ferimentos.
Faltava apenas mais 3 dias de filmagens. A cena gravada foi usada como prova durante a investigação policial e em seguida foi destruída. O final do filme foi reescrito e efeitos digitais foram utilizados para colocar o rosto de Lee no corpo de dublês, a fim de que cenas importantes pudessem ser concluídas.
Pois é, a situação de remake é um tanto quanto complicada, pra dizer o mínimo. Mas, passaram-se 25 anos desde o lançamento de O Corvo e uma nova versão da história de uma celebridade do rock que volta à vida para vingar a sua morte e a de sua noiva poderia se tornar algo bem interessante. Inclusive, o ator Jason Momoa anunciou o desenvolvimento do projeto, ao lado do diretor Corin Hardy (A Freira). A decisão dividiu opiniões, entre pessoas que insistem que o remake não seja feito dadas às circunstâncias já mencionadas e outros que estão contando as horas para ver Momoa no papel do novo Corvo.
4 – A História Sem Fim (1984)
A História Sem Fim é um clássico do gênero fantasia que traz nostalgia para muitas pessoas, mas a própria possibilidade de um remake ser feito é quase que uma história sem fim propriamente dita. Leonardo DiCaprio, junto aos produtores Frank Marshall e Kathleen Kennedy tinham fortes intenções de produzir uma nova versão do filme. Infelizmente, durante muitos anos, o trio enfrentou uma série de problemas envolvendo a parte jurídica dos direitos ao material do filme. Kathleen, por fim, se manifestou dizendo que diante de todas as dificuldades com a parte jurídica de A História Sem Fim, talvez o remake “não fosse pra acontecer”.
5 – Barbarella (1968)
Barbarella pode parecer um filme superficial a princípio, mas na verdade é muito mais do que isso. A lendária Jane Fonda faz o papel de uma mulher durona, que viaja pelo espaço em um futuro muito, muito distante. O filme é um clássico que marcou época e influencia até hoje o cenário do entretenimento. A própria cantora Ariana Grande já adotou o icônico visual “Barbarella” em alguns de seus clipes, sendo que em um deles (Break Free) Ariana está exatamente no espaço, lutando contra criaturas extraterrestres, vestindo roupas com o clássico prateado futurista dos filmes de antigamente.
O cineasta Robert Rodriguez (Sin City) uma vez planejou o remake, com a atriz Rose McGowan (Charmed) no papel principal e a dupla de roteiristas Neal Purvis e Robert Wade (007: Casino Royale). A equipe é promissora e poderia criar um remake potencialmente positivo. Porém, o projeto decaiu desde então e, ao que tudo parece, não deverá sair do papel.
O que dá pra concluir é que, praticamente na mesma proporção com que novos remakes são considerados e postos em prática, outros acabam não saindo do papel por mais exista muita força de vontade por parte de uma pequena equipe de idealizadores. Ou então, alguns giram em torno de situações delicadas e polêmicas demais, que às vezes podem não valer o esforço e a dor de cabeça. Nos vemos na próxima aventura!