Mangá lançado em 2007 na revista Weekly Shonen Jump pelo mangaká Shinohara Kenta, SKET Dance ganhou uma adaptação para anime em 2011.
Um dos animes mais conhecidos pela comédia e suas paródias também, SKET Dance conseguiu conquistar os fãs, mas não apenas pela sua comédia, e sim por alguns momentos de drama que a história conseguiu nos apresentar.
Mais uma vez, é um anime escolar shounen que você acompanha a vida de três personagens em seu clube escolar, que tem como o objetivo de ajudar os outros estudantes com o que eles precisam.
Então, você vai conhecendo outros personagens caricatos que vão fazendo parte da história, adicionando um pouco de comédia a obra.
Enredo de SKET Dance
Como eu disse, SKET Dance se passa em um ambiente escolar, mais focado ao clube de apoio “Sket Dan”. A sigla SKET significa Support, Kindness, Encouragement and Troubleshoot (traduzindo: suporte,bondade, incentivo e resolução de problemas).
A função do clube é então resolver os problemas apresentados primeiramente pela equipe ou o corpo docente. Entretanto, devido sua falta de atribuições e sua reputação, o clube ficou conhecido como apenas um clube para pessoas desocupadas.
Desta forma, o clube tem uma má reputação e possui então apenas três membros: Fujisaki Yuusuke, Usui Kazuyoshi e Onizuka Hime, os personagens principais que são apelidados em sequência: Bossun, Switch e Himeko.
Então, o tema do anime, é retratar temas como bullying, identidade de gênero, delinquência juvenil e reclusão social. Eles abordam esses temas de uma forma mais cômicas, mas outras vezes mais dramáticas.
O estilo do anime pode ser lembrado como é Gintama, já que ambos os animes satirizam algum anime ou mangá, além de claro, trabalhar muito com os estereótipos dos mangás shounens e shoujos do anime.
E é legal citar que o mangaká Shinohara Kenta foi um dos assistentes de Sorachi Hideaki, autor de Gintama. Ambos já fizeram até um crossover entre obras que já comentei neste texto.
Os personagens caricatos de SKET Dance
Os três protagonistas de SKET Dance são bem caricatos, ou seja, suas características são muito marcantes, como qualquer outro personagem da obra que nos é apresentado.
Fujisaki Yuusuke, ou Bossun, é o líder da equipe, ele gosta da sensação de aventura que sente ao ajudar os outros. Ele é muito desajeitado e vive sendo criticado pelos colegas por não parecer um protagonista de shounen adequado, já que suas habilidades e seu lado emocional são totalmente diferentes do comum.
Bossun pode ser rapidamente abalado quando alguém o trata mal e também se desespera rapidamente em situações comuns. Ele não é forte como outros protagonistas de anime shounen, o que sempre faz Himeko o defender.
Já Himeko, é forte, sempre está lutando com aqueles que causam confusões com o clube, mas as vezes consegue ser bem sentimental e possui um coração gigante, sempre tentando ajudar os outros, especialmente quando é um dos seus melhores amigos.
Switch é o cérebro da equipe, é então encarregado de recolher informações sobre os clientes que vêm ao grupo pedir ajuda. Ele não fala, se comunica então através do seu notebook que sempre leva consigo. Ele odeia otakus, mas acaba sendo um.
O anime também conta com os personagens do conselho estudantil, personagens que sempre estão a procura do grupo para ajudar onde os três protagonistas acabam criando vínculos com eles.
Mas nem tudo é como parece ser: Os pontos dramáticos da obra
Muitas pessoas conhecem SKET Dance pela ótima comédia que nos é apresentado no anime, mas também não devemos deixar de lado o drama que nos é apresentado durante a história, um dos pontos fortes também do anime.
Assistindo pela primeira vez, é fácil achar que o anime SKET Dance é apenas uma comédia episódica, ou seja, episódios com a trama que se desenrola em apenas um episódio. Se a proposta foi enganar os espectadores sobre isso, conseguiram.
Aos poucos o anime nos traz pistas que nem tudo é um mar de flores. Começamos a nos questionar o comportamento de cada personagem principal, por mais caricato que eles sejam, a personalidade deles são assim por algum problema no passado.
E desta forma, acontece uma mudança brusca de gênero, deixando a comédia toda de lado e trazendo o drama para o espectador. O primeiro personagem que nos é mostrado o passado é de Switch, talvez considerado um dos mais tristes pelos fãs.
Como o Switch, e os dois outros personagens, é nos mostrado o motivo de suas personalidades no presente, de suas inseguranças. Como por exemplo, nos é mostrado porque Switch não fala e usa um computador para se comunicar com os amigos.
Esse é um ponto positivo da obra. SKET Dance nos joga toda aquela comédia que nem temos tempo de pensar que viria um ponto tão dramático na obra. Quando percebemos, já nos é jogado toda aquela história triste que não esperávamos.
Profundidade dos personagens
Portanto, Shinohara Kenta consegue nos trazer a profundidade que queríamos dos personagens. SKET Dance não é apenas um anime de comédia, e sim com pontos dramáticos muito bons.
Animes shounens que nos propõem ficar tanto tempo em tela precisa inovar para que os espectadores fiquem presos na história. Então, uma história de comédia, um dos gêneros mais difíceis de ser trabalhados, precisa pensar em uma forma de inovar.
E foi o que aconteceu com SKET Dance, ou até Gintama de Sorachi Hideaki que são obras bem parecidas: O autor trabalha com a comédia, mas tem momentos de dramas que só aprofunda mais os seus personagens, ou seja, conhecemos seu passado, do porque eles são assim, do porque suas inseguranças e medos.
É um ponto muito bom, porque quanto mais conhecemos os personagens que vamos acompanhar talvez por anos por conta da obra, mais criamos empatia e gostamos de ver ele lidando com os problemas que o aparecem.
Portanto, podemos até gostar de Bossun, Switch e Himeko no começo do anime com toda aquela comédia, mas vamos sentir a empatia e os entender os personagens quando nos é mostrado o passado deles.
Mesmo com todo o drama que nos é apresentado, SKET Dance não perde a essência de sua comédia. Shinohara Kenta consegue então trabalhar com os dois gêneros, drama e comédia, sem o espectador cansar um do outro.
Conclusão: Assista SKET Dance!
Se você é uma pessoa como eu, talvez que gosta as vezes de pegar um anime grande para assistir, dê uma chance para SKET Dance. O anime possui 77 episódios e a história não foi toda adaptada para anime.
É um anime para rir e se divertir com a comédia, e acompanhar os problemas que o clube SKET Dan se envolvem e os personagens. Mas também tem aquela pitada de drama que precisava para nos causar a emoção que precisava.
E se você assistiu Gintama, você também irá adorar essa obra, pois afinal é a mesma temática. Comédia, paródias com as outras obras da Shonen Jump, mas quando precisa ser dramática, nos faz ficar emocionado.
Dessa forma, o espectador então está esperando as mesmas piadas dos personagens, só que tudo muda quando SKET Dance tira esse fã da sua zona de conforto e traz para ele outro sentimento que ele não esperava.
SKET Dance foi animado pelo estúdio Tatsunoko Production entre 2011 e 2012. O mangá foi finalizado em 2013. Vale ressaltar que Shinohara Kenta é também autor do mangá Kanata no Astra, obra que virou anime no ano de 2019.