Este texto é o terceiro da série destinada ao desenho Avatar a Lenda de Aang. Recomendo que pare agora e entenda como chegamos aqui clicando aqui e posteriormente aqui.  

A Tribo da Água

As pessoas da tribo da água, são capazes de se adaptar a muitas coisas. Eles tem um grande senso de união e amor, que os mantém unidos em tudo.

Tio Iroh

Há duas principais distinções na Tribo da água. A tribo da água do Norte, localizada no polo norte. E a tribo da água do sul, localizada no polo sul. Em Avatar – A Lenda de Aang acabamos conhecendo a Tribo do Pântano Nebuloso, que consiste em dobradores de água que povoam um pântano no reino da Terra. Eles não tem contato direto com as tribo-irmãs do Sul e do Norte.

As integrantes da tribo da água são pessoas pacíficas que tendem a viver em harmonia com a natureza e ambiente. Apesar de sua natureza pacífica seus integrantes são grandes guerreiros quando necessário.

Continue a navegar…

Pensamos em água pensamos em? Navios!

Nada mais obvio que o pessoal da tribo da água tenha domínios marítimos destacados, não é mesmo?

O pessoal da tribo está rodeado de água, então toda a base da sua cultura é feita com o que a água pode prover! Caranguejos, ostras e polvos são componentes da culinária do Polo Norte e Sul. As focas provem carne para comida e a pele é aproveitada nas roupas. As algas são usadas no centeio de pães.

Animais peludos acabam originando peças de roupas e tendas… Afinal viver nos polos não é algo quentinho e simples.

Os integrantes das tribos da água são conhecidos como ótimos caçadores e pescadores, o que é justificado pelo ambiente em que vivem e como o ecossistema pode ser escasso de recursos. Seus ataques devem ser diretos e precisos.

Já os dobradores de água do pântano (seus primos), desenvolveram uma técnica onde a dobra envolve as plantas, afinal o ecossistema em que vivem é repleto de verde.

De onde vieram?

Foram as Tartarugas-leão que ensinaram a tribo da água a dobrar usando a energia. Eles solicitariam essa habilidade sempre que entrassem no mundo espiritual a fim de prover recursos. Estes ancestrais se estabeleceram no Polo Norte, criando sua cultura e costumes.

A tribo do Polo Norte é a mais populosa dentre os integrantes da tribo da água. Mantinham uma segregação de gênero quando envolvia o aprendizado das dobras. As mulheres só eram permitidas os ensinamentos de cura e os homens eram ensinados a luta. Foi a perseverança e luta de Katara, juntamente com Aang, que fez com que mudam tal injustiça.

Tai Chi Chuan

https://www.youtube.com/watch?v=Hs88R_X5x74

Taiji Quan ou tai chi chuan [tai chi chuã][1] (em chinês: 太極拳; em pinyin, Tàijí quán) é arte chinesa interna com base na água. Pode ser conhecido como ‘meditação em movimento’.

O Tai Chi Chuan tem como base a relação de Yin e Yang (o que é representado na série como o espirito da Lua e do Mar). Trata-se de uma arte marcial com raízes na China, mas atualmente é difundida no mundo inteiro.

Os criadores da arte acreditam na harmonia com a natureza, por isso seus movimentos são baseados na observação de animais e elementos.

Dentro do Tai Chi há vários estilos distintos, o que pode ‘justificar’ as dobras diferentes descritas no desenho. Legal, né?

Eu já pratiquei Tai chi e devo confessar que é uma experiencia calma e devastadora ao mesmo tempo. Movimentos simples mechem totalmente com nossa estrutura. Vale a pena conhecer.

Topo