O estúdio da Kyoto Animation foi fundado em 1981 pelo casal Hideaki Hatta e Yoko Hatta e recentemente, acabou sofrendo um ataque incendiário em um dos prédios dos estúdios. Por conta do incidente, algumas obras do estúdio foram adiadas.

A KyoAni é um dos estúdios favoritos entre os fãs de animes, conhecido por animar muitas light novels e por ter feito obras como Clannad (2004), Suzumiya Haruhi no Yuutsu (2006), Violet Evergarden (2018) e o filme Koe no Katachi (2016). O destaque em suas obras, além de sua bela animação, está os romances leves com um tom dramático.

É importante ressaltar os pontos positivos do estúdio

O estúdio é reconhecido por ter uma boa reputação por conta das condições de trabalho oferecidas aos seus funcionários e ter o maior número de mulheres trabalhando na direção e roteiro das obras. No Japão, como em vários países, é comum a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, inclusive no mundo de animes. KyoAni também é reconhecido pela oferta de oportunidades para pessoas mais novas que querem começar no mercado dos animes.

O estúdio, além de proporcionar maior igualdade de gênero nas suas produções, também produz obras com protagonistas femininas, onde seu foco principal é mostrar a vida cotidiana das personagens enfrentando seus dilemas pessoais, e ainda trazer ao espectador sensibilidade, que a pessoa que assista consiga sentir simpatia e conseguir compreender emocionalmente a personagem, em grande medida por meio da identificação pessoal de situações rotineiras. Os romances leves com um teor dramático e personagens cativantes que crescem na percorrer da trama fazem os diferencial dos animes da KyoAni no cenário da animação japonesa.

Exemplos de animes adaptados pela Kyoto Animation

A maior parte dos animes do estúdio possuem gênero de drama escolar. Um exemplo de adaptação de mangá pelo estúdio, é o Hibike Euphonium (2015), onde a história gira em torno de Oumae Kumiko que acaba de chegar ao colegial e decide entrar no clube de orquestra escolar. O anime possui duas temporadas e três filmes que rondam nas soluções e dramas do protagonista Kumiko no seu universo escolar conflituoso.

Poster do anime Hibike Euphonium que estreiou em 2015, na imagem tem Oumae Kumiko, a protagonista do anime, junto com Kousaka Reina, Kawashima Sapphire e Katou Hazuki, as outras três garotas principais da obra
Poster do anime Hibike Euphonium (2015)

O anime aborda problemas comuns ao universo escolar com um teor dramático que deixa o espectador emocionado e cativado. A protagonista e os outros personagens conquistam o público na medida em que, seus conflitos e desfechos são apresentados.  

A Kyoto Animation também é reconhecida por animar alguns animes da empresa Key de Visual Novel, e uma das obras que os fãs mais consideram como emocionantes é Clannad. 

Poster da segunda temporada, que se chama Clannad After Story, onde mostra a garota do mundo ilusionário do anime, segurando o robô.
Clannad After Story (2008), a segunda temporada do anime

Clannad, um anime de duas temporadas, conta a história de Okazaki Tomoya, um estudante do ensino médio que é rotulado como um delinquente. Nessa obra, o protagonista é masculino, contudo, as personagens femininas são determinantes para compor a história. Tomoya acaba envolvendo-se com os problemas pessoais de cada personagem, inclusive Nagisa, que ao revelarem seus conflitos, emocionam os telespectadores.

Após o incidente, a Kyoto Animation começou a aceitar doações para ajudar as vítimas do ataque, um dos destaques de doação foi à própria empresa Key Visual Novel que chegou a doar 10 milhões de ienes.

Pode-se até encontrar uma explicação ao ocorrido, mas a dor da perda vai levar tempo, mas não podemos deixar que a violência desse ato seja maior que a felicidade que o estúdio proporcionou durante todos esses anos de trabalho. O momento é de compartilhar, referenciar e salutar as conquistas da Kyoto Animation.

Topo