Primeiramente, animado pelo estúdio Brain’s Base e depois pelo estúdio Shuka, o anime Durarara tem 4 temporadas com sua história completa e concluída. O anime retrata Ikebukuro, um distrito comercial de entretenimento que fica em Tóquio.
Mikado Ryuugamine, um dos protagonistas, decide se mudar para Tóquio por convite de seu amigo de infância. Ele é surpreendido pelo distrito fictício de Ikebukuro, que no anime, retrata as gangues anônimas e até ocorrências sobrenaturais, como o “Cavaleiro Negro” sem cabeça, que dirige uma motocicleta pelas ruas.
Além de retratar o distrito, Durarara traz bastante personagens interessantes para completar a obra. O autor cria um complexo relacionamento entre eles, e cresce-se um conflito que, acaba arrastando todos para o mesmo problema.
E esse relacionamento entre os personagens é uma forma de construir as aberturas e os encerramentos do anime, em que se mostra todos os personagens juntos e situações que os interligam.
O autor então consegue trabalhar com vários personagens, mantendo a verossimilhança deles durante o anime todo. O ponto positivo são personagens que possuem características diferentes, fazendo então alguns entrarem em conflito.
Construção de Personagem
Para se criar o relacionamento que existe na obra de Durarara, primeiramente é preciso entender como funciona a construção e motivações dos personagens.
Cada um tem seu objetivo, seus medos, suas fraquezas. Deste modo, moldando esses elementos, vamos entender as características desses mesmo personagens.
Em Durarara, nos primeiros episódios é nos apresentados um mar de personagens interessantes que vamos acompanhar durante as temporadas. Só que a questão destes personagens, mesmo com a apresentação, é como esses personagens se interligam.
E é com esses elementos da criação do personagens que vamos moldando aos poucos as relações dos personagens de Durarara. O objetivo de um personagem pode acabar entrando em conflito com outro. Ou um medo pode acabar chocando com de outros personagens.
Assim, analisando alguns fatores para criar um personagem em uma obra, vamos entender como o autor de Durarara, Narita Ryohgo, nos apresenta personagens tão bem feitos e relações tão complexas entre eles.
1. Origem do Personagem
Primeiramente, é importante definir o ambiente da história, onde vai fazer sentido para os personagens existirem. O lugar de origem ou onde ele mora atualmente vai dizer muito sobre a personalidade do personagem.
Em Durarara, como dito, se passa em Ikebukuro, um distrito comercial que possuem várias lojas. No Japão, o distrito é conhecido por possuir lojas de anime e mangá, fãs de cosplay, cafés com temas de anime, lojas de ramen e bares de sushi… O anime então consegue representar muito bem o distrito na história.
Apresentando a ideia de cidade grande e lugar movimentado, os personagens do anime vão aos poucos se mostrando com base de como se sentem com o distrito.
Um exemplo é o personagem Mikado, que no começo se demonstra educado e infantil. Ele é de uma cidade do interior no Japão, se mostrando totalmente perdido e ingênuo sobre a cidade grande. É a ideia de sair de uma cidade pequena e se mudar para uma metrópole, onde o protagonista se sente pequeno em comparação a cidade em que agora vive.
Podemos também citar a personagem Celty, conhecida como “Cavaleiro Negro”, que roda a cidade a procura de sua cabeça roubada. A personalidade da personagem é uma das mais pé-no chão do anime.
Celty tem uma personalidade mais definida já que começou a conviver muito com os personagens de Ikebukuro e com Shinra. Ou seja, ao passar a conviver na cidade, Celty começou a ser mais emotiva e se abrir mais sobre suas inseguranças com outros personagens da obra.
Desta forma, podemos concluir que os personagens funcionam em torno de Ikebukuro, seja em como os personagens foram construídos e como eles se comportam diante ela.
2. Personalidade forte e características incomuns dos personagens
A apresentação de um personagem com a personalidade forte nos animes faz com que o espectador fique mais cativado com a história. Assim cria-se um personagem que tem suas manias e personalidade marcadas, seja ele um herói que possa a ser seguido ou até alguém arrogante.
Um dos personagens mais icônicos do anime de Durarara é Izaya Orihara, onde o personagem revela que ama a humanidade, mas na verdade, Izaya coloca os personagens em situações caóticas para observar as reações deles.
Izaya é alegre, habilidoso e impiedoso. É apresentado desde sua adolescência as motivações e desejos distorcidos do personagem. Não é atoa que Izaya chega a ser um dos personagens favoritos entre os fãs pois tem essa ideia de personalidade forte bem construída.
Outro personagem que merece ser citado é Shizuo, o único humano classificado no anime que Izaya detesta. Ele é apresentado como um cara violento e sem sentido. Ao mesmo tempo, ele quieto e indescritível. Mas o personagem apresenta um pavio muito curto e por conta desta natureza inquieta de Shizuo, faz com que ele se destaque na obra.
Dessa forma, percebe-se como cada personagem no anime de Durarara tem alguma característica incomum que fortalece o personagem. Seja como o Izaya, mais estrategista, ou então como Shizuo, inquieto. Podemos citar até Mikado, com sua personalidade mais ingênua, mas que vai crescendo durante o anime.
3. O propósito dos personagens em Durarara
É importante criar algo que move um personagem, seja então um objetivo ou um sonho. Mas o importante é criar dificuldades para o personagem ao alcance esse objetivo, para assim criar curiosidade e empolgação ao público.
O objetivo de Celty em Durarara é encontrar sua cabeça roubada. Já de Mikado, ter o bem e a proteção do grupo Dollars em que ele criou. Assim, se o personagem quer algo e existe um motivo por trás disso, isso pode revelar aos poucos quem aquele personagem realmente é na obra.
Então, quando nos é apresentado o personagem Mikado, é alguém inocente e medroso. Só que com passar da trama da história, uma nova personalidade aparece. Um Mikado mais sombrio e estrategista, frio e calculista, tudo para conseguir acabar com os inimigos do grupo do Dollars.
Mikado apresenta completamente diferente quando é posto de frente de seus objetivos e medos. O importante para Mikado é a proteção do Dollars a todo custo.
4. O maior obstáculo da trama de Durarara: Izaya
Dá para perceber como todos os objetivos dos personagens são atrapalhados justamente por Izaya?
Izaya é o causador de todos os conflitos de Ikebukuro. Seja até em momentos que ele nem está presente e que acaba causando problemas mesmo assim. Izaya comanda e movimenta toda a cidade, seja até indiretamente. Ele é manipulador, onde consegue por toda a cidade em seu próprio jogo.
Desse modo, e também citando um pouco acima, o personagem posto em conflitos que na obra são feitos por Izaya, o personagem revela a verdadeira personagem. Mikado mostra quem ele realmente é quando vê os Dollars em perigo por conta do ataque de outras gangues na cidade.
Shizuo pode ser quieto, mas quando encontra algo que detesta, ele fica inquieto, bravo e começa a destruir a cidade. Ou também a própria Anhi, que se apresenta como introvertida e quieta, mas que ao decorrer da história de Durarara, ela se torna muito mais expressiva, com base aos conflitos e também a construção de relações entre Mikado e Masaomi.
5. Medos e fraquezas
Apresentado o objetivo do personagem, e toda a construção dele, podemos ter personagens que parecem ser imbatíveis, mas eles também possuem imperfeições e pontos fracos.
Mesmo sendo um anime com uma proposta de confusão absurda no distrito de Ikebukuro, a construção e inseguranças dos personagens trazem a ideia de ser realistas, trazendo-os mais próximos ao público.
Mesmo Celty sendo vista como invencível, ela tem seus medos que acabam sendo relacionados a Shinra. Ela sempre o protege e tem medo de perdê-lo. Outro fator é a insegurança sobre sua cabeça, Celty tem medo de não encontrá-la e também sobre acabar perdendo as memórias sobre a vida que ela teve quando ela tinha sua cabeça presa ao corpo.
O personagem Shizuo pode ser brusco, mas ele também tem suas inseguranças. Ele tem medo de perder seu irmão e também os amigos que ele vai fazendo durante a história, seja Shinra, Celty, ou Vorona, que aparece depois na história.
Fazer o personagem sentir insegurança é tornar-o humano e assim cria-se uma história realista, para prender o espectador e fazer com que ele se identifique com o personagem.
Conclusão: A relação dos personagens de Durarara
Desse modo, depois de analisar a construção de personagem de Durarara, consegue-se juntar e ver como todos os personagens estão interligados no anime.
O primeiro motivo é o distrito de Ikebukuro, onde todos os conflitos acontecem. Os personagens moram e trabalham lá, ganhando e seguindo suas vidas. É então o lugar que os problemas acontecem entre os personagens.
Outro fator é o passado que vai se mostrando durante a história. Mostra que Shizuo e Shinra estudaram juntos, mostra o porque Shizuo odeia Izaya e vice e versa. Como Mikado conheceu Masaomi e afins…
Agora, os dois maiores pontos na história que faz movimentar as relações dos personagens é o grupo Dollars, a trama principal do anime que vários personagens se comunicam por meio deste grupo. E também, mesmo que indiretamente, o próprio personagem Izaya, que cria conflitos que envolve todos os personagens no problema.
Izaya cria meios para criar um conflito que, propositalmente ou não, vai arrastando um e outro personagem para assim eles terem que cooperarem juntos. Essa é a jogada do anime que faz o espectador ficar empolgado.
As temporadas de Durarara começa-se com um pequeno conflito que durante os episódios vai crescendo e mais personagens vão sendo arrastados para o problema. Assim, o ideal é observar como esses mesmos personagens vão se comportar com base nas suas personalidades, medos, fraquezas e seus propósitos.
Então, personagens que tem propósitos iguais, se juntam para resolver o conflito, mas aqueles que possuem ideais diferentes, acabam se chocando de forma negativa, causando mais problemas.
Dessa forma, Durarara entrega uma trama de gangues do distrito de Ikebukuro muito bem feita, com personagens interessantes e bem construídos, onde de longe é um anime que desaponta os fãs. É uma obra que precisa ser indicada e assistida.
Durarara está disponível na plataforma de streaming da Crunchyroll com suas 4 temporadas.