Prime Vídeo é um serviço de vídeo sob demanda criado pela empresa Amazon. Como concorrentes, a Amazon tem buscado uma série de ofertas de conteúdo exclusivo para diferenciar seu serviço, e um deles que podemos destacar são as animações japonesas.
Comentando um pouco sobre a questão de lançamentos de animes da Prime Vídeo e da Netflix, quando temos um anime que está em lançamento da temporada, a Netflix muitas vezes lança este anime em seu catálogo semanas depois que ele foi transmitido. O único anime diferencial de seu catálogo foi Violet Evergarden, estreado em 2018, onde era lançado o episódio semanalmente em seu catálogo conforme era transmitido no Japão.
Em comparação, a Prime Vídeo, quando possui animes em lançamento em seu catálogo, a plataforma consegue lançar os animes bem mais rápido que a Netflix, mesmo que tenha diferença de uma semana depois de lançamento em seu catálogo de quando foi transmitido no Japão. De certa forma, por esse “atraso” de lançamento nos serviços de streaming, os fãs que acompanham as temporadas de anime acabam recorrendo a pirataria.
Porém neste texto não é para fazer comparações sobre qual serviço de streaming é melhor, e sim, enaltecer e recomendar alguns títulos que tem nas plataformas, em especial, neste texto, na Prime Vídeo. Aqui no site, eu já também recomendei algumas animações que estão disponíveis na Netflix.
1. Dororo
Adaptado do mangá de Osamu Tezuka de 1967, Dororo ganhou em 2019 um remake produzido pelo estúdio MAPPA e Tezuka Productions com 24 episódios, onde sua primeira versão animada foi lançada em 1969. Aqui no Brasil, o mangá foi publicado pela editora NewPOP em 2010.
A história de Dororo foca em um samurai, caracterizado como ronin, que vive no Japão feudal, especificamente no Período Sengoku, época do declínio do shogunato Ashikaga e o começo de uma guerra civil entre vários clãs japoneses. O ronin nasceu mal formado, desmembrado, sem características faciais e sem órgãos internos. Ele nasceu assim por conta de seu pai que forjou um pacto com demônios selados para que ele pudesse governar o mundo. Portanto, isto acabou permitindo ele cometer atrocidades ao longo da zona rural.
A mãe é obrigada a colocar seu filho recém nascido à deriva no rio para que ele não fosse morto pelo seu pai. O bebê é encontrado pelo doutor Honma, um curandeiro, que usa magia e métodos alquímicos para dar próteses ao bebê desmembrado que foram feitas a partir dos restos mortais de crianças que morreram na guerra.
Quando o ronin cresce, ele descobre que está maldição de nascer mal formado se deve ao que havia sido definido após seu nascimento, portanto, para acabar com a mesma, ele vai precisar matar os demônios responsáveis pela maldição. Assim, ele conseguirá recuperar as peças roubadas de seu corpo e recuperar sua humanidade.
Depois, ele ganha o nome de “Hyakkimaru” durante uma de suas viagens, onde mais tarde, ele se depara com uma jovem ladra órfã chamada Dororo, que acaba viajando ao seu lado através de um campo devastado pela guerra.
Dororo portanto é um anime da época feudal do Japão, onde podemos encontrar alguns elementos da história japonesa no anime, além da época caracterizado por guerras, temos a questão dos samurais. Hyakkimaru é classificado como um ronin pois é um samurai que não possui um mestre. E para um samurai, ter um mestre é o princípio básico de lealdade.
Para uma análise mais completa do anime, recomendo o texto da Buru que está no site, onde ela fala da questão da maternidade em primeiro plano no anime. E também, recomendo o texto da Pah, onde ela fala sobre Osamu Tezuka no texto sobre animes e mangás populares do século XX com discurso político.
2. Fruits Basket
Outro anime que ganhou um remake recentemente, Fruits Basket tem sua primeira temporada de 2019 na Prime Video. A série de animação foi adaptado de um mangá shoujo que foi escrito e ilustrado por Natsuki Takaya que foi publicado entre 1999 até 2006. Sua primeira versão para anime foi lançada em 2001. A diferença entre as duas versões é que a de 2019 irá adaptar a história completa do mangá, assim, sua segunda temporada está em lançamento atualmente.
Comentando sobre seu enredo, Fruits Basket conta com a história de Tohru Honda que, após sua mãe falecer em um acidente, ela vai morar com seu avô paterno. Entretanto, ele decide ir morar com sua outra filha durante uma reforma, e pergunta se Honda não poderia morar com uma amiga enquanto isto. Para não ser um incômodo para suas amigas, ela acaba indo morar em uma barraca durante este período, só que não contando para ninguém.
Em um certo dia, ela acaba descobrindo que, na mesma região que ela havia escolhido para montar sua barraca, tem uma casa onde mora seu colega de classe Yuki Sohma e seus primos. Ela acaba indo morar após um deslizamento de terra soterrar sua barraca. Quando a garota vai morar lá, ela descobre o segredo da família Sohma, onde são 13 pessoas na família que possuem uma maldição. Eles se transformam em animais do horóscopo chinês quando estão muito fracos ou são abraçados por alguém do sexo oposto.
Fruits Basket é um dos shoujos mais clássicos recomendados pelos fãs de animes. Ele chegou a ser uma surpresa quando o estúdio TMS Entertainment anunciou o remake da obra. Isto acabou agradando muito os fãs, ainda mais os que já tinham assistido o anime antigo ou lido o seu mangá. A primeira temporada foi muito bem avaliada e comentada também. Só que, por enquanto, mesmo em lançamento, ainda não se encontra os episódios da segunda temporada na plataforma da Prime Video.
3. Wotakoi: Love is Hard for Otaku
Adaptado de um web mangá que chegou a ser publicamente primeiramente no Pixiv em 2014, Wotakoi foi animado pelo estúdio A-1 Pictures no ano de 2018 que contou com 11 episódios. Seu mangá atualmente é publicado pela editora Panini aqui no Brasil.
Anime focado no romance, comédia e slice of life, vemos Narumi Momose se atrasando para seu primeiro dia de trabalho em seu novo escritório. Ela promete a si mesma que nenhum de seus futuros colegas de trabalho descobrirá seu segredo sombrio, que Narumi é uma otaku e ainda, uma grande fujoshi. Seu plano dá logo errado quando ela encontra seu velho amigo do ensino médio.
Os dois saem juntos depois do expediente e Narumi acaba reclamando de seu antigo namorado, onde ele terminou com ela pois ele se recusou a namorar uma fujoshi. Hirotaka, o amigo, sugere então que ela tente namorar um otaku, ou seja, especificamente ele. Narumi aceita e os dois começam a namorar e assim, começamos a acompanhar o romance de dois otakus em um ambiente de trabalho.
Outro anime que foi muito aclamado durante seu lançamento, Wotakoi é uma obra que cativa pelo seu enredo, e pelo desenvolvimento dos personagens durante o anime. Como o NSV- Mundo Geek pontua, “mesmo todos sendo otakus, cada um com uma personalidade e modo operante diferente mas que acaba complementando um ao outro.”
4. Welcome to the Ballroom
Anime lançado em 2017 que também se encontra na Prime Video, Ballroom e Youkoso (ou em inglês, Welcome to the Ballroom), é um anime sobre dança de salão, podendo ser considerado um anime de esporte.
Vamos acompanhando a história de Fujita Tatara, um estudante do ensino médio que não tinha nenhum plano específico ou um objetivo na vida. Tudo muda quando Tatara conhece a dança de salão e se apaixona à primeira vista. Ele também é cativado pela presença de Sengoku, profissional de dança de salão que acaba convidando Tatara para conhecer seu estúdio. Ele também acaba encontrando sua colega de classe, Shizuku, que treina no mesmo estúdio.
Tatara começa a pensar sobre praticar a dança de salão, onde passa-se a ideia de ser colocado o centro das atenções e dançar, onde todos vão o assistir. Assim, com um desejo sincero, vamos acompanhando a jornada de Tatara que busca melhorar no mundo da dança competitiva.
Por ser um personagem inexperiente na dança de salão, vamos acompanhando os altos e baixos de Tatara nesta jornada, onde sofremos junto com o personagem em seus momentos de alta tensão. Aprendemos também sobre como funciona as competições de salão, inclusive sobre as regras, os tipos de música que são tocadas nestes torneios e entre outros elementos interessantes durante o anime, como os vários treinos diferentes que Tarara e os outros personagens fazem durante a história.
5. Kokkoku
Animado pelo estúdio Geno, acompanhamos a história de Juri Yukawa que, durante um sequestro de seu sobrinho, ela descobre poderes sobrenaturais que seu avô possui. Seu anime foi lançado em 2018, adaptado de um mangá de 2008.
Juri já falhou em várias entrevistas de emprego. Ela sonha um dia sair da casa de seu pai que até então se encontra frustrado com a situação da filha. Juri ainda tem um irmão NEET, Tsubasa, que vive com sua mãe e sua irmã, Sanae, que é mãe solteira.
A vida desta família muda completamente quando Makoto, o sobrinho de Juri, e Tsubaka são violentamente sequestrados por uma organização misteriosa e mantidos em resgate. Assim, com apenas 30 minutos para entregar cinco milhões de ienes aos criminosos, o avô de Juri revela um segredo perigosamente poderoso a sua neta.
Ao oferecer sangue a uma pedra mística, Juri, o avô e o pai da moça entram em um mundo de “Statis”, uma versão de seu mundo só que todos estão inertes, ou seja, todos os seres humanos e animais estão paralisados naquele mundo. Eles então correm para o resgate para tentar salvar o sobrinho e o irmão de Juri, só que percebem que não são os únicos que podem se deslocar neste mundo imóvel.
Kokkoku tem uma proposta bem interessante para um anime sobrenatural. Sua animação também chama a atenção,onde o anime parece adotar uma animação tridimensional. Sobre o universo, ele é bem construído e apresentado no anime, contendo regras bem interessantes, não sendo apenas um anime com um mundo imóvel.
6. Iroduku: The World in Colors
Iroduku é um anime original, que teve 13 episódios e foi lançado em 2018 pelo estúdio PA Works. O enredo é enfoque na personagem Hitomi, que vive no ano de 2078, mas que viaja no tempo, para 2018.
A garota é descendente de uma família de bruxas, mas Hitomi Tsukishiro não enxerga cores, vivendo em seu mundo monocromático, privado de emoções e sentimentos. Em meio a uma noite de fogos de artifícios que estão espalhados pelo céu da cidade, a avó de Hitomi conjura um feitiço onde ela envia a garota de volta no tempo, especificamente para 2018, quando sua avó estava no ensino médio.
Hitomi não entende o motivo de ser enviada para o passado, mas sua avó garante que ela saberá quando chegar lá. Então, Hitomi acaba sendo transportada para o passado e aparecendo no quarto do garoto Yuito Aoi, onde seus desenhos inundam seu mundo de cores. Hitomi então começa a enxergar cores por conta dos desenhos do garoto.
Iroduku: The World in Colors é um anime voltado ao drama e ao romance, onde Hitomi vai precisar entender mais sobre si mesma e sua magia. O anime também tem enfoque a questões do colegial, pois retrata personagens que estão no ensino médio. É um anime que, por opinião própria, nunca vi ser comentado. Mas ele é bem avaliado e aclamado por aqueles que assistiram.
7. Fune wo Amu
Anime que comentei recentemente no texto sobre animes que retratam rotinas de trabalho, Fune wo Amu está também no catálogo da Prime Vídeo, onde é um anime que consegue trazer uma proposta diferente com uma narrativa dramática. O anime foi feito estúdio Zexcs em 2016.
Acompanhamos então a história de Majime, onde originalmente trabalhava com vendas. Depois, ele é recrutado por um editor veterano do departamentos de dicionários para trabalhar com ele. Começamos assim a acompanhar a publicação de um dicionário que vai ser chamado como “The Great Passage”.
Sobre o protagonista, Majime tem quase nenhuma habilidade social. Entretanto ele vai precisar trabalhar com Hishioka, que é uma pessoa que consegue se expressar melhor. É um anime que foca muito nos gêneros dramáticos e slice of life.
Portanto, do começo ao fim, acompanhamos personagens que estão determinados a produzir o melhor dicionário. Também acompanhamos os problemas pessoais dos personagens durante a história, o que da mais força para a narrativa. Isso fortalece seus personagens, como Majime, que é bastante introvertido, e assim, vai ter que lidar com problemas para o desenvolvimento do The Great Passage.
8. Grand Blue
Baseado no mangá de Kenji Inoue e Kimitake Yoshioka, é conhecido também como Grand Blue Dreaming. O anime foi lançado em 2018 pelo estúdio Zero-G que conta a história de Iori Kitahara, que aguarda ansiosamente por sua nova vida na Península de Izu. Lugar que é conhecida pelas suas fontes termais.
Então, se mudando para a cidade costeira, vivendo seu primeiro ano de universidade, o garoto vai morar acima de Grand Blue, uma loja de mergulho de seu tio. Iori espera ansiosamente sua experiência na universidade, tendo grandes esperanças que vai ter um ano ideal. Só que, quando Iori entra na loja de mergulho, ele acaba sendo sugado pelas atividades alcoólicas pelos membros do clube de mergulho local.
O grupo é composto por vários homens que passam a maior parte do tempo bebendo e se divertindo do que realmente mergulhando. Enquanto os primos de Iori tentam mostrar-lhe as maravilhas de mergulhar no oceano e Iori tenta se distanciar do grupo de mergulho, ele é rapidamente arrastado nas brincadeiras dos mergulhadores.
Assim, Grand Blue é um anime focado totalmente na comédia, sendo também slice of life e classificado da demografia seinen. É um anime com uma premissa bem simples, porém, para quem gosta de animes de comédia, com um toque de slice of life, é um anime que pode agradar.
9. Shoukoku no Altair
Adaptado de um mangá que está em lançamento desde 2007, Shoukoku no Altair foi animado pelo estúdio MAPPA em 2017 onde acompanhamos a história de Tuğril Mahmut, um jovem oficial militar.
Situado na parte ocidental do grande continente de Rumeliana, Mahmut é um jovem órfão, que perdeu seus pais em uma guerra. Ele é o paxá mais jovem da estratocracia da Turquia, onde ele deseja garantir que guerras nunca ocorram. Entretanto, após o assassinato de um político, Turquia está sob ameaça iminente do império militar de Balt-Rhein.
Mahmut, para proteger sua terra natal, junto de seus companheiros, decide partir para uma jornada para conhecer o mundo exterior. Assim também para testemunhar a crescente influência de Balt-Rhein no continente. Eles buscam formar alianças entre países pelo nome do império da Turquia e enfrentar outras nações ligadas ao Império Balt-Rhein, para frear seu movimento expansionista.
Anime com leves tons de fantasia, porém mais focado ao gênero militar, como classifica o MyAnimeList, é um anime que nos apresenta muitas estratégias de guerra. Mahmut é muito inteligente e estrategista, mas isso pode fazer ele se abalar muito fácil quando seus planos não funcionam. Aprendemos também sobre política, afinal, acompanhamos a história de impérios no oriente médio.
10. Banana Fish
Por fim, um dos últimos animes que irei recomendar que pode ser assistido no Prime Vídeo é Banana Fish. Anime adaptado de um mangá de 1985 pelo estúdio MAPPA, fez grande sucesso em sua temporada de anime que foi lançado. E ressaltando, já cheguei a comentar um pouco sobre a mangaká, Akimi Yoshida, no texto sobre mulheres envolvidas na indústria de mangás.
Vamos acompanhando então a história de Ash Lynx, um assassino cruel que foi criado como herdeiro adotivo e brinquedo sexual do “Papa” Dino Golzine, rei do crime da East Coast’s Corsican. Em seus 17 anos, Ash abandona o reino e a riqueza oferecida e monta sua própria gangue. Entretanto, um segredo horrível que enlouqueceu o irmão mais velho de Ash no Vietnã acaba caindo nas mãos de Dino Golzine.
E tudo acaba sendo um grande momento de perigo para o fotógrafo japonês Eiji Okamura, que busca tirar fotos de gangues americanas, acaba conhecendo Ash. Eles acabam entrando nessa confusão juntos e assim, os dois vão tentar descobrir o grande segredo sobre o código Banana Fish.
Como disse, foi um anime muito bem recebido pelos fãs. O anime tenta trabalhar a amizade, já que os dois personagens principais são extremos opostos, o que é interessante de acompanhar. Por conta dessa amizade, Eiji e Ash vão evoluindo e crescendo durante a trama. E o mais interessante também é que Banana Fish é uma história que foi feita nos anos 80, então, se tem uma pegada de filme de ação da época. “Aquela coisa de “exército de um homem só” que vai dizimando dezenas de inimigos em missões impossíveis.”
Outros animes na Amazon Prime Video
Primeiramente, eu gosto de fazer essa lista de indicações de anime pois é algo que chama atenção. Se alguém está atrás de algum tema de anime, pode achar aqui no site essas indicações. Sobre esse texto, e tanto o da Netflix, achei legal também mostrar o que esses tipos de plataformas tem a oferecer. Elas não são voltadas totalmente para animações japonesas, mas mesmo assim, buscam ter um amplo catálogo de animes e que vão ampliando a cada dia.
Sobre outros animes que não citei acima mas vale falar rapidamente, podemos encontrar ainda na Prime Video outros animes. Como Inuyasha, que é um dos clássicos, Inazuma Eleven e Vinland Saga que foi lançado no ano passado. Além também de Fire Force, Inuyashiki, a terceira temporada de Psycho Pass, um dos filmes de Lupin III e entre muitos outros animes.
Para este momento de isolamento social, onde buscamos ficar totalmente informados, precisamos manter um consumo saudável de informações neste período. Então, também devemos às vezes descontrair, assim, tente assistir um anime, se você puder, ainda mais nestas plataformas de streaming.