O design certo pode fazer com que um personagem seja lembrado anos e anos depois de seu lançamento. Personagens icônicos como Mario são reconhecidos sem que as pessoas sequer tenham jogado um de seus jogos. Por trás de figuras tão conhecidas dos games é de se imaginar que tenha sido necessário um processo complexo de criação não é mesmo? Não necessariamente.

Pac-Man

Personagens do jogo Pac-Man

Tente não ficar surpreso, mas caso ainda não reparado, o Pac-Man lembra muito uma pizza sem uma fatia. É claro que isso não deve ser nenhuma novidade pra você, afinal brincadeiras com as semelhanças já foram feitas aos montes pela internet afora. 

O que você talvez não saiba, entretanto, é que isso não é uma coincidência. O criador do Pac-Man, Toru Iwatani, explicou que enquanto criava o personagem estava buscando por uma silhueta que remetesse à comida. O irônico é que a ideia perfeita para o formato de Pac-Man surgiu enquanto Iwatani comia uma pizza e observou o desenho da pizza com um pedaço a menos.

Creepers (Minecraft)

Personagem Creeper do jogo Minecraft

Ah, esses seres verdinhos infernais que surgem do nada e explodem antes que o jogador se dê conta, destruindo horas de construções ou até mesmo matando o gamer. São mobs inimigos cuja existência faz total sentido, afinal o que daria mais nos nervos em um jogador que um inimigo que pode causar prejuízo direto em muitas horas de jogatina? 

Curiosamente, Notch – criador do jogo – não estava pensando nos Creepers enquanto os programava. O desenvolvedor cometeu um erro de código enquanto criava porcos para o jogo. Esse erro fez com que o personagem ficasse alto ao invés de comprido. Notch então adicionou a cor verde e as características irritantes que os Creepers têm até hoje e os adicionou como inimigos dentro do Minecraft.

Sonic

Personagem Sonic correndo em alta velocidade

Os fãs da Sega possivelmente sabem que Michael Jackson tem uma longa história com a empresa, tendo contribuído em vários jogos. Além disso, outra curiosidade que conecta Michael Jackson à Sega são os tênis vermelhos do personagem Sonic. Os tênis usados pelo músico em seu álbum “Bad” foram usados como inspiração pela equipe de criação de Sonic.

Naoto Ohshima, designer do personagem disse o seguinte: “Seus sapatos foram inspirados pela capa do CD “Bad” de Michael Jackson, que contrasta muito bem o vermelho e azul – aquelas cores estilo Papai Noel – Eu também pensei que o vermelho cairia bem em um personagem que consegue correr bem rápido, enquanto suas pernas estivessem girando”.

Mega Man

Personagem Mega Man

É praticamente impossível atualmente tentar imaginar uma dor diferente do azul para o Mega Man. Mas, um dos primeiros designers do personagem dos games, Keiji Inafune, foi bem relutante para fazê-lo dessa cor. Infelizmente para ele, o NES tinha uma paleta de cores muito limitada, com apenas 54 cores à disposição, sendo muitas delas apenas tonalidades diferentes de azul. Já podemos todos agradecer ao NES por isso?

Mario

Personagem Mario Bros

A esmagadora maioria das pessoas saberia dizer quem é esse personagem mesmo sem ter jogado seus jogos. Apesar de hoje Mario ser um dos personagens mais icônicos da história, seu design foi criado meio que às pressas, focando sobretudo em elementos simples, que facilitassem o trabalho de Shigeru Miyamoto e sua equipe no processo de renderização.

Foi com base nessa prioridade que Mario recebeu um chapéu, tendo em vista que Miyamoto não era muito fã de desenhar cabelos. Além do chapéu, Mario também recebeu um bigode pois seu sprite (representação gráfica) era muito pequeno para comportar uma boca detalhada.

Samus Aran (Metroid)

Samus Aran, personagem do jogo Metroid

Os jogadores que finalizaram o primeiro Metroid, lançado em 1986, tiveram uma grande surpresa ao serem finalmente apresentados à pessoa que estava dentro da armadura durante todo o jogo. No fim, o personagem controlado durante toda a aventura era uma mulher. Mas, essa ideia só surgiu depois de mais da metade de desenvolvimento do jogo.

Os criadores de Metroid eram muito fãs do filme “Alien” e queriam muito incluir uma personagem feminina como protagonista do jogo, além de quererem também surpreender os gamers ao final da aventura. O fato de Samus aparecer de biquíni no fim dos créditos foi devido à limitações técnicas da época (a mesma questão de sprites muito pequenos que aconteceu com o Mario). Então, a solução estética encontrada pelos designers para mostrar que Samus era uma mulher foi mostrá-la de biquíni.

Muitos outros personagens queridinhos dos gamers também têm fatos curiosos por trás de suas aparências e designs, como Bayonetta, Lara Croft e Sora (Kingdom Hearts). Caso tenha gostado e esteja curioso para saber mais detalhes sobre outros protagonistas dos games compartilhe bastante esse texto e ajude a divulgar nosso trabalho. Nos vemos na próxima aventura!

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