“Eu quero me conectar”. Anime criado por Kunihiko Ikuhara, Sarazanmai mostra a história de três estudantes do ensino médio que são transformados em kappas, um tipo de criatura sobrenatural aquático do folclore japonês. A proposta do anime, mesmo tendo uma narração bem diferente, na verdade, tenta-se mostrar aos fãs a importância da conexão entre os personagens do anime.  

Sarazanmai foi animado pelo estúdio MAPPA com o estúdio Lapin Track, estúdio fundado por ex-membros da Brain’s Base. Adaptado de um mangá, o anime estreou no ano de 2019 e contou com 11 episódios.

Assim, com disse antes, contamos com uma narrativa bem criativa e diferente. Podemos considerar que a história é para um público mais velho, já que a adaptação para alguns elementos da história são bem excêntricos. Como exemplo, o uso do elemento do shirikodama. Uma bola mítica que é apresentada no anime que é localizada no ânus dos personagens que remete a uma manifestação física dos desejos de uma pessoa. 

Portanto, a ideia deste texto é fortalecer e analisar a proposta principal do anime, o que a história quer nos passar e apresentar. Comentar também um pouco sobre os ideais dos personagens e sobre alguns elementos e seus significados, remetendo até ao uso dos elementos da cultura japonesa no anime.

Enredo de Sarazanmai

O anime começa com Kazuki Yasaka e Toi Kuji quebrando acidentalmente a estátua de um kappa, a mesma servia como um Deus guardião do distrito de Asakusa, onde é passado o anime. Assim, os dois garotos e o terceiro, Enta Jinnai, que estava passando ali a procura de Kazuki, são transformados em kappas pelo príncipe do reino de Kappa, chamado de Keppi.

Além de ser um castigo por terem quebrado a estátua e terem chamado o Keppi de sapo, os três garotos vão precisar ajudar o príncipe na coleta dos Pratos da Esperança, onde eles atendem aos desejos de quem os possui. Estes pratos são adquiridos quando são coletados os shirikodama de zumbis. Shirikodama é uma bola encontrada próximo ao ânus dos personagens.

Da esquerda para direita: Enta, Kazuki e Toi transformados em kappas

Estes zumbis são criados por Reo e Mabu, agentes do Império das Lontras, o maior inimigo dos kappas. As lontras, sob o disfarce de “Kappazon Inc.”, tentam controlar a sociedade manipulando os desejos das massas. Os zumbis atormentam o mundo e são criações que manifestam os desejos mais profundos das pessoas. 

Assim, para derrotar esses zumbis criados pelas lontras, os garotos devem fazer o som de “Sarazanmai”, que só pode ser produzido quando os três estão juntos. Kazuki, Toi e Enta então lutam para se conectar, pois cada vez que o som é produzido, um dos segredos dos garotos é revelado. É mostrado então que as conexões são possivelmente frágeis mas verdadeiramente preciosas. 

A importante conexão de Sarazanmai

Mabu e Reo

Além de ter uma proposta bem excêntrica, mas com algumas lutas que não são tão desenvolvidas, com seu ponto forte sendo a animação, precisamos analisar como a narrativa do anime é produzida para passar elementos principais do anime. Sarazanmai gosta de usar alguns elementos indiretos ou até como disse antes, elementos da cultura japonesa para passar então estas mensagens. 

Então um dos maiores pontos importantes é a conexão dos personagens do anime. Tendo essas lutas entre os zumbis que são criados pelas lontras, o shirikodama, a luta das lontras contra os kappas, ainda se tem uma mensagem maior e importante, que seria o relacionamento dos personagens. 

Como tudo está interligado

Kazuki criança

O anime começa nos mostrando a amizade dos três garotos, Kazuki, Toi e Enta, que vai sendo fortalecida mais enquanto eles lutam contra os zumbis. Isso acontece não só porque eles passam mais tempo juntos, e sim porque os personagens fortalecem seus relacionamentos passando por situações complicadas que podem arriscar seus relacionamentos. 

Mas também, o mais interessante é como os três personagens estão interligados muito antes desse problema. Já nos é mostrado que Kazuki e Enta são amigos desde criança e estudam juntos faz um tempo. Só que Toi, em primeiro momento, parece ser um amigo que os dois fizeram naquele momento que os problemas do kappa surgiram, mas depois, aos poucos, vai revelando que eles já tiveram contato.

Assim, vamos começando a entender que tudo está interligado e os três personagens participam de uma forte conexão que eles não imaginavam. Podemos dizer que a ligação entre eles acontecem por conta do futebol. Enta e Kazuki se conhecem quando menores por causa do futebol, e Toi conhece Kazuki inconscientemente quando o garoto está desistindo do futebol e joga sua miçanga que tem um pingente de bola de futebol no mar, só que Kazuki pega e guarda. 

Kazuki usa essa miçanga e no presente, onde o anime se passa, ele acaba desistindo do futebol. Ele joga a miçanga no lixo mas seu irmão mais novo guarda e entrega a Enta. Ele agora tem a miçanga e tenta de algum jeito entregar para Kazuki de volta, tentando o convencer a jogar futebol outra vez. Onde eu quero chegar que, a conexão destes três personagens não foi construída no momento que eles se esbarram para lutarem contra as lontras, é muito mais antes. 

E quando eles estão lutando contra os zumbis, as lontras pegam a shirikodama de alguma pessoa que tem um desejo muito forte e aplica em um zumbi. Ao derrotar esse zumbi, a pessoa que tinha esse desejo, some, e as pessoas que conheciam ele, esquecem da pessoa. Assim, o anime quer mostrar que todos os humanos têm uma conexão com outras pessoas e tudo isso pode sumir se não for bem cultivada. 

A miçanga com o pingente de bola de futebol

Portanto, isso acontece com os três personagens. Uma conexão, um relacionamento foi instaurado entre eles quando Toi joga a miçanga fora e Kazuki pega. Isso vai se fortalecendo até eles começarem a perceber a importância da amizade deles. É interessante como então as lutas contra os zumbis não são apenas lutas. E sim um uso de linguagem para mostrar a quebra da conexão do personagem que teve seu maior desejo ser retirado e transformado em um monstro. Assim, quando derrotado, acaba saindo do círculo de conexão do mundo, e sendo esquecido. 

Ser forte é não ter conexões?

Toi e seu irmão mais velho Chikai

O irmão de Toi, Kuji Chikai, sempre fala durante o anime que ser uma pessoa forte é ser uma pessoa má. Que uma pessoa forte não precisa ter conexões. A ideia é dizer que, quanto menos gente você se relaciona e confia, você vai sofrer menos com desapontamentos e julgamentos. Sem pessoas para confiar, você não vai precisar depender de ninguém. 

Analisando o personagem Toi, que tem um comportamento mais recluso, tenta não mostrar o que sente e só confia em seu irmão mais velho. Aos poucos, a ideia imposta por Chikai vai quebrando e Toi começa a criar essa grande conexão com Enta e Kazuki

Sarazanmai vai aos poucos mostrando então que é quase impossível viver sem conexões. O ser humano, uma hora ou outra, vai acabar criando relacionamentos para conseguir viver a vida que leva. Uma pessoa que talvez não consegue criar laços com outros, vive uma vida mais difícil e acaba sofrendo consequências, o que foi que aconteceu Chikai

Chikai mostrou que não ligava para nenhum tipo de relacionamento, apenas para seu irmão, o que parecia ser duvidoso no começo mas é mostrado que é algo verdadeiro quando Chikai consegue dinheiro para o restaurante. Os pais dos irmãos tinham o restaurante antes de falecerem, assim Chikai consegue fazer o mesmo continuar aberto e assim passa a ser administrado pelos familiares deles que agora tomam conta de Toi. O restaurante era importante para Toi e então Chikai busca tentar permanecer o restaurante para a o garoto não esquecer dos pais. 

Chikai sempre prometeu que levaria Toi junto com ele um dia para viver com ele. E quando isso acontece, pode se considerar a fraqueza do irmão mais velho. Chikai é ferido em uma emboscada e só percebe que tem uma forte e importante conexão com o irmão mais novo quando falece nos braços de Toi

Assim, Chikai nos é mostrado como um personagem forte e poderoso e o motivo parece porque ele não tem com quem se relacionar e confiar. Mas isso é falho, já que essa atitude resultou em sua morte e também, ele se conecta com seu irmão mais novo, a quem ele confia no fim. 

A exposição dos segredos

Os três garotos precisam impedir as lontras e os zumbis que são criados para atrapalhar o fluxo da humanidade. Só que, como disse antes, quando eles conseguem a shirikodama do zumbi, eles acabam revelando o desejo daquele que já foi humano, e também um segredo pessoal de um dos três personagens. 

O maior problema de um relacionamento pode ser os segredos. E isso pode custar a amizade entre Kazuki, Enta e Toi. O anime propõem então que, quanto menos segredos aqueles três personagens tiverem entre si, mais forte o relacionamento fica, mesmo os personagens passando por medos e julgamentos entre eles. 

A revelação de um segredo de certa forma pode ser vergonhoso, ainda mais quando o segredo envolve um dos três personagens sobre outro, como no caso de Enta, que é melhor amigo de Kazuki, mas é apaixonado pelo mesmo e isso acaba sendo revelado. Ou também quando é mostrado que Toi matou um homem para salvar seu irmão, e isso acaba sendo julgado por Enta

Episódio 2: Enta beija Kazuki

A ideia é que, não é proibido a pessoa ter segredos, mas o anime propõe que, se aqueles três não tiverem segredos entre si, eles podem ter uma grande conexão e serem grandes amigos. Só que isso pode ser arriscado e a amizade acabada dependendo do segredo que será revelado, por isso que cada superação, a conexão fortalece.

Outro momento que eles fazem alusão a esse elemento dos segredos são as caixas no primeiro episódio. Onde fala que cada personagem pode ter uma caixa, que só a pessoa dona da caixa sabe o que dentro e que se ela for aberta por outra pessoa, seria muito vergonhoso. Kazuki narra isso para nós. Mas quando seu primeiro segredo é revelado, onde ele se veste da personagem Sara para agradar seu irmão mais novo, não é mostrado mais a caixa quando ele está com Enta e Toi, pois o segredo foi revelado para os dois. 

Quando Kazuki é descoberto pelo irmão mais novo onde ele se vestia de Sara para agradar o mesmo

Outro ponto interessante é a relação entre Mabu e Reo. Possivelmente já tinham uma relação forte, sem grandes segredos entre si, mas onde tudo acabou quando Mabu é transformado em um pessoa que não pode dizer o que sente para Reo. Assim não podendo demonstrar o que sente, escondendo que ama Reo

Concluindo, falando dos pratos que, ao juntar cinco pratos pratas, é transformado em um prato dourado e pode realizar algum desejo de uma pessoa, os personagens vão colecionando quando eles capturam uma shirikodama extraído de um zumbi. Tanto Mabu e Reo quanto exclusivamente, os três garotos, querem esses pratos para realização de desejos. Mas se os personagens não entrarem em acordo na realização de um desejo, isso pode causar conflitos entre eles, sendo mais um motivo para atrapalhar seus relacionamentos. 

Outros simbolismos do anime: Kappas e Lontras

Marca das lontras: Kappazon Inc.

Falando agora um pouco sobre alguns elementos que servem para simbolizar a cultura nipônica e fortalecer a narrativa do anime. Começamos com os os kappas, que são criaturas místicas que habitam rios e lagos. No folclore nipônico, essa criatura devora crianças que são desobedientes “e acabam removendo um órgão mítico chamado shirikodama do ânus da vítima“. Isso de certa forma acontece no anime, quando Keppi tira o shirikodama dos três garotos após quebrarem a estátua dele e chamarem ele de sapo. 

Também falam que uma estratégia para se defender de um kappa mal-intencionado é oferecer pepinos a ele. No anime então, é mostrado o kappa comendo pepino e oferecendo a comida aos personagens.

Keppi

Sobre as lontras, que são chamadas de kawauso em japonês, para a cultura nipônica, elas podem enganar os seres humanos. Há histórias onde elas se transformam em algum ser humano. O mesmo que acontece às vezes com Mabu, onde uma lontra se transforma nele, enganando Reo

Também é dito que as lontras possuem humanos e aqueles que são possuídos acabam perdendo a resistência como se sua alta fosse extraída. Em Sarazanmai, as lontras tentam controlar as pessoas, assim, criando zumbis e manipulando os desejos mais profundos nessas criaturas.

Em alguns locais do Japão, eles até consideram lontras como um tipo de kappa. Também falam que tanto os kappas e lontras se envolvem em lutas de sumô.

A mensagem de Sarazanmai

Concluindo, a narrativa de Sarazanmai nos traz elementos muito importantes para entendermos a conexão humana, os relacionamentos e como é construído a confiança entre pessoas. Kazuki, Enta e Toi tem essa construção de amizade sendo o mais difícil possível, porém essencial. Os segredos são revelados, e a cada descoberta, eles têm que enfrentar esse momento juntos, fortalecendo então a amizade. Precisamos entender os segredos de nossos amigos e se machucamos por isso, talvez seja melhor do que perder essa importante conexão.

Além desta importante mensagem, temos alguns elementos interessantes que ressaltam a cultura japonesa, como uso de personagens sobrenaturais da cultura nipônica. Isso acaba tornando o anime talvez mais fantasioso porém interessante de acompanhar. A animação também não falha. O estúdio MAPPA consegue trazer esse ponto forte para a história. Em momentos de “luta” dos personagens onde é utilizado fortes cores para compor a cena. 

Portanto, Sarazanmai é um anime onde mostra personagens que querem se conectar e fortalecer seus relacionamentos. O anime pode ser assistido na plataforma de streaming da Crunchyroll. E recomendo também outro texto aqui no site onde recentemente analisei também a conexão dos personagens em Ano Hana.  

Topo