Este texto é o quarto da série destinada ao desenho Avatar a Lenda de Aang. Recomendo que pare agora e entenda como chegamos aqui clicando aqui, posteriormente aqui e aqui.
O Reino da Terra
“Terra é o elemento de substândia.“
Tio Iroh
O Reino da Terra é o maior e o mais populoso do universo de Avatar, seus integrantes povoam o continente e algumas ilhas espalhadas. Trata-se de uma monarquia, podendo ser governado por ambos os gêneros.
O povo da terra carrega as características do elemento. São teimosos, fortes e orgulhosos. Mas também são bondosos, ‘farturentos’ e adeptos a uma filosofia pacífica. Sua cultura é baseada no que a terra, sendo assim são exímios agricultores, mineradores, ferreiros, arquitetos e pastoreios.
Os dobradores de terra são indivíduos que possuem a habilidade geocinética de controle do elemento. A base da dobra vem da utilização do jing neutro que envolve esperar/ouvir para atacar. Por isso que Toph, mestre (cega) de Aang, é tão poderosa, ela aprendeu a ouvir.
Há desdobramentos da dobra de terra, como a dobra de metal e a dobra de areia.
Verde terroso
Como já podem ter percebido, cada elemento leva para seu povo suas características, suas dadivas e suas provações.
Os habitantes do reino da terra são mais fechados, introspectivos como rochas. São ótimos soldados e tem uma disciplina invejável. As Guerreiras de Kyoshi são um exemplo de soldados exemplares.
As Guerreiras de Kyoshi consistem em um grupo de mulheres combatentes que homenageiam a Avatar Kyoshi usando suas roupas e suas maquiagens. Elas levam um leque de metal que usam como arma contra seus inimigos. Estrategistas, disciplinadas e sem dobra de terra.
De onde vieram?
Os antecessores do reino da Terra viviam no mundo espiritual em uma espécie de Selva. Eles lutavam para sobreviver perante as dificuldades enfrentadas. Para sua proteção, muitos se abrigavam em cavernas feitas pela Tartaruga Leão e foram nas cavernas que aprenderam a dobrar a terra através da dobra de energia.
Os humanos podiam solicitar as habilidades de dobra de terra quando adentravam o mundo espiritual o que lhes ajudava a prover comida. Alguns optavam por uma vida nômade, ate que um pequeno grupo se estabeleceu em um ponto construindo uma cidade com murros e fortificações.
Muito da cultura do reino da Terra veio de observações das práticas dos antecessores e sua busca por proteção e prosperidade.
Hung gar
O Hung Ga Kuen (洪家拳), Hung Ga (洪家) ou Hung Kuen (洪拳), em mandarim (洪家拳) hong jia quan. É uma arte marcial chinesa, ou ainda um estilo de kung fu.
Trata-se de uma arte desenvolvido por Wong Fei Hung onde se baseia no estilo da garça e do tigre, sendo assim Hung Gar também pode ser conhecido como “boxe da família Hung”.
Seus sistema é composto por posições baixas e fortes. Seus deslocamentos são estáveis e os ataques são precisos. Lembra a dobra de terra?