Continuando com mais uma postagem da nossa seção sobre os 03 primeiros episódios de um anime, hoje irei falar sobre Beastars.

Para quem ainda não conhece, Beastars é uma adaptação do mangá de mesmo nome, que foi escrito e ilustrado pela mangaká Paru Itagaki, que atualmente está com 18 volumes lançados. 

Capa do volume 01 do mangá.

A história se passa em um mundo de animais civilizados e antropomórficos (animais com características humanas), havendo uma certa divisão cultural entre os carnívoros e os herbívoros. O título da série advém de uma classificação chamada de Beastars, que seria um animal muito talentoso e com grande notoriedade na sociedade.

O anime foi produzido pelo Estúdio Orange, tendo sua primeira temporada lançada a partir de outubro de 2019 pela Fuji TV. A Netflix lançou a primeira temporada de Beastars mundialmente no dia 13 de março de 2020. 

E vamos lá falar um pouco dos 03 primeiros episódios!

Episódio 01: A Lua e a Fera

No início do episódio, vemos uma lua muito vermelha no céu e a cena muda para um animal da espécie alpaca, machucado e correndo desesperado. Ele está sendo perseguido por um vulto gigante e se esconde em um auditório. Ele tenta falar com seu perseguidor, que aparentemente é um de seus colegas carnívoros de sala, mas a conversa não adianta e o animal é assassinado.

A alpaca Tem prestes a ser assassinada.

No dia seguinte, vemos a repercussão da notícia da morte e descobrimos que a alpaca se chamava Tem. Ele era do grupo de teatro, que ironicamente era um dos lugares onde alunos carnívoros e herbívoros conviviam em paz. O grupo de teatro se reúne, todos muito aflitos com a morte de seu colega e há uma tensão entre herbívoros e carnívoros na aula, após as notícias da morte de Tem.

Surge uma tensão entre os herbívoros e carnívoros.

Conhecendo alguns personagens de Beastars

Conhecemos também Legoshi, um lobo cinzento, muito calado e solitário, que trabalha nos bastidores do teatro. Ele leva uma carta de amor do Tem para sua colega Els, já que seu amigo não teve coragem de se declarar antes. 

Legoshi nos bastidores do ensaio do grupo de teatro.

Mais tarde, enquanto Legoshi visita o memorial de Tem, aparece Rouis, um veado-vermelho e o protagonista da peça de teatro e o aluno mais popular da escola, candidato ao título de Beastar

Legoshi e Rouis no memorial de Tem.
Rouis e Legoshi no memorial do Tem.

Depois conhecemos Haru, uma coelha-anã, que cuida das flores da escola. Ela está sofrendo bullying de outras alunas por supostamente ter ficado com o namorado de Mizuchi, uma coelha Arlequim. Isso faz com que a maioria dos alunos passe a evitar Haru e ela fica bastante solitária. 

Haru é empurrada por sua colega.
Haru é vítima de bullying.

Rouis fica até mais tarde no teatro para treinar o bode Zoe, que irá substituir Tem na peça, enquanto Legoshi vigia a porta. Nesse momento, a Haru passa pela praça em frente ao teatro, indo em direção ao seu dormitório. Ao sentir o cheiro de Haru, os instintos de carnívoro de Legoshi são ativados e perdendo o controle ele agarra Haru. E é aí que o episódio acaba.  

Legoshi fica louco ao sentir o cheiro de Haru e agarra ela.

Meus comentários sobre o episódio

Eu considerei esse um primeiro episódio bastante satisfatório. Toda a premissa de animais carnívoros e herbívoros coexistindo ao mesmo tempo que passam pelo ensino médio é algo que me chamou bastante a atenção. Como personagens principais, temos Legoshi, que é um personagem tímido, mas que conquista justamente pelo seu conflito interno com sua natureza selvagem.

Já Haru nos causa simpatia por ser aquela personagem tida como indefesa e por sofrer bullying das colegas populares, mas mesmo assim não se deixar intimidar. Também temos todo o mistério de quem é o estudante que assassinou a alpaca Tem, mistério esse que me deixou curiosa. E o plot twist do final do episódio é que Legoshi agarra Haru e definitivamente esse gancho nos faz querer assistir pelo menos o próximo episódio.

Episódio 02: Os Melhores da Escola

O episódio começa com Legoshi sendo acordado pelos seus amigos, estando ele com cara de cansado e muito melancólico. 

Legoshi Fica muito abatido com os acontecimentos.

Nesse episódio temos abertura, que é a música Wild Side da banda ALI, sendo ela toda em stop motion, mostrando Legoshi e Haru dançando e passa uma vibe bem animada:

Abertura em stop-motion do anime Beastars.

Vemos os pensamentos de Legoshi enquanto estava agarrado com Haru, todos relacionados aos seus instintos carnívoros. Ele inclusive vê uma representação aparentemente corpórea e sinistra do que parece ser seus instintos de lobo lhe incitando a atacar Haru. 

Haru consegue fugir de Legoshi.

Um de seus colegas do teatro acaba aparecendo e Haru consegue fugir. Mais tarde vemos que Rouis se acidentou durante uma aula de teatro, causando preocupação, pois a estreia de uma peça muito importante, na qual ele é o personagem principal, se aproxima.

Rouis Tena salvar seu colega.

No dia seguinte, acompanhamos o café da manhã de Legoshi, aprendendo um pouco mais sobre a alimentação dos carnívoros e herbívoros, que é completamente baseada em uma dieta vegetariana, sendo a carne um alimento proibido.

O cotidiano escolar em Beastars

Dois alunos se envolvem em uma briga e Rouis aparece para acalmar os ânimos. É aí como somos apresentados ao título de Beastars, que seria um aluno, com capacidade para ser um ótimo líder, superando a discriminação e o medo, sendo considerado um herói. Rouis é cotado para ser o próximo aluno Beastars. 

Rouis aparece no refeitório.

Mais tarde, Legoshi tem que ir pegar flores no clube de jardinagem, para adornar um dos cenários do teatro. Lá ele encontra Haru, a única integrante do clube e percebe que ela não se lembra de ter sido atacada por ele.

Legoshi se sente culpado ao encontrar Haru.

Como retribuição pelas flores, Legoshi a ajuda com alguns casos muito grandes e pesados. Eles conversam um pouco e Haru acaba entendendo as intenções de Legoshi errado, levando-a a tentar seduzi-lo. Ele fica desesperado e foge, sendo o fim do episódio.

Meus comentários sobre o episódio

Nesse episódio descobrimos que Legoshi resistiu ao seus instintos e Haru depois consegue fugir, tudo isso fazendo com que nosso lobo caladão fique bastante reflexivo sobre si mesmo e sua natureza de carnívoro. Também conhecemos melhor Rouis, o aluno popular que é cotado para ser o próximo Beastars.

Ele aparenta ser um dos mocinhos, sendo muito admirado pela maioria de seus colegas, mas não sabemos nada ainda sobre seu passado. No fim do episódio temos Legoshi e Haru se encontrando oficialmente, sendo que ela não tem lembranças claras da noite anterior. O dilema de Legoshi, entre continuar sendo bonzinho ou ceder aos seus instintos primitivos, é algo que manteve o episódio interessante.

Episódio 03: Nasce um Lobo

Legoshi, antes de sair correndo do clube de jardinagem, é muito gentil com Haru, o que a deixa muito confusa com a personalidade do  lobo. Ele fica bastante pensativo sobre o que aconteceu e posteriormente seus colegas lhe contam boatos sobre Haru, que sugerem que ela já seduziu muitos animais.

Legoshi é gentil e cobre Haru.

Mais tarde nesse dia, vemos Rouis receber o Prêmio de Honra do Colégio Cherryton, em nome do clube de teatro, pela contribuição para a prosperidade da escola. Depois vemos Legoshi e Kai, um mangusto, conversando sobre o fato de que os participantes do clube de teatro foram todos escolhidos a dedo por Rouis. 

Rouis recebe uma premiação em nome do grupo de teatro.

Desde a chita, que trabalhava como dominadora aos 14 anos, uma girafa com uma fobia que a deixa incapaz de olhar para seu próprio corpo, um rinoceronte que acredita que seu chifre é um anjo da guarda ao próprio Kai, que foi abandonado por seus pais e criado por uma família de hienas. Isso mostra que cada integrante do clube tem um passado único e cheio de dificuldades.

Temos então a estreia da peça de teatro, com Rouis atuando, mesmo ainda estando com a perna machucada. Sua atuação é impecável, deixando todos os expectadores encantados e sendo muito aplaudido. Mas, ao terminar a peça, ele não aguenta a dor e desmaia. E assim termina o terceiro episódio.

Rouis desmaiado após o final da peça.

Meus comentários sobre o episódio

O mais interessante nesse episódio foi saber mais sobre a história dos personagens do clube de teatro e o porquê foram escolhidos. A força de vontade de Rouis, ao continuar ensaiando e conseguir se apresentar mesmo com muita dor, foi algo que trouxe bastante empatia e carisma ao personagem. O que irá acontecer após seu desmaio foi uma boa maneira de terminar o episódio e aumentar a vontade de quem assiste de continuar assistindo.

Resumindo:

Beastars tem uma premissa muito incomum por retratar animais com aspectos humanos vivendo em uma sociedade. A coexistência entre carnívoros e herbívoros é abalada com o assassinato de um dos herbívoros. A partir daí vemos que essa existência não era tão forte assim, pois os herbívoros começam a temer seus colegas carnívoros e alguns destes começam a deixar seus instintos selvagens levarem a melhor. 

Os personagens principais desenvolvidos são interessantes, despertando curiosidade em conhecê-los melhor e descobrir como eles vão lidar com seus conflitos internos. Fora que o mistério do assassinato, mesmo não sendo o foco principal dos primeiros episódios, balançou a sociedade. Gostaria de descobrir qual dos alunos cometeu o crime e o porquê, se foi realmente algo relacionado ao instinto de caça ou se tem algum outro motivo por trás.

Vou continuar assistindo Beastars?

Sim. Irei continuar por causa do mistério de quem está assassinando herbívoros, para conhecer mais sobre os personagens e saber como eles vão lidar com todos os conflitos a sua volta. Além disso, espero também que em episódios futuros eles saiam da escola, para que possamos vir a conhecer mais sobre essa sociedade que os animais construíram.

O anime de Beastars pode ser assistido na Netflix, assim como seu mangá pode ser comprado pela Panini, contando com atualmente 07 volumes lançados. 

Caso queiram ler mais textos meus é só clicar aqui!

Topo