Kara no Kyoukai é uma série em light novel da empresa Type-moon que foi criado pelo autor Kinoko Nasu, mesmo criador da obra Fate/Stay Night. A obra é ilustrada por Takashi Takeuchi.
A obra ganhou uma série de filmes, onde seu subtítulo é The Garden of Sinners (O Jardim dos Pecadores). Todos os filmes foram animados pelo estúdio Ufotable e portanto, já nos é esperado uma animação de alta qualidade.
E desta forma, o estúdio Ufotable consegue sim nos propor uma ótima animação, trazendo mais qualidade a história e a trama que ela merece. Não pecando nem na história e na animação, Kara no Kyoukai é uma obra, um pouco até desconhecida entre os fãs de animes, que merece ser assistida e recomendada.
Enredo de Kara no Kyoukai
A história dos filmes se passam na cidade Mifune, uma cidade japonesa, no ano de 1998. O começo da novel, ou seja, a adaptação para o primeiro filme retrata uma série de suicídios sem razão aparente que acaba abalando a cidade.
Uma jovem chamada Ryougi Shiki começa a investigar o caso. Shiki tem uma habilidade sobrenatural de enxergar “linhas de morte” em seres vivos e coisas inanimadas. Ela enxerga com seus olhos místicos de percepção de morte, onde na obra é denominado como Chokushi no Magan.
Shiki trabalha junto com Kokutou Mikiya, um garoto sensível e perspicaz e Aozaki Tohko, detetive e maga, que acaba sendo mentora dos dois.
Kara no Kyoukai possui 7 filmes e dois especiais. Só que os filmes não seguem uma ordem cronológica, então é escolha do espectador da forma que deseja assistir, na ordem de lançamento ou cronológica.
A animação de Kara no Kyoukai
Como disse antes, os filmes da franquia são todos animados pelo estúdio Ufotable, que tem um certo costume de pegar obras da Type-Moon para animação. Já conhecemos um pouco o trabalho então do estúdio pelos animes de Fate e também sempre conhecemos o estúdio Ufotable por fazer uma ótima animação.
Desta forma, Kara no Kyoukai não foge disto. A obra, logo no começo do primeiro filme, já nos mostra tons escuros e um ótimo uso das cores que causam um belo efeito na animação.
Portanto, as lutas que possuem nos filmes também são ótimas. As lutas possuem muitos reflexos que vão sendo acompanhados pelo personagem e são intercaladas por ataques físicos dos personagens e magia.
Aos poucos também mostra como Kara no Kyoukai traz esse lado violento, ainda mais no segundo filme da franquia. Já a magia, quando é mostrada, é algo bem colorido e até bonito, que chama nossa atenção quando estamos assistindo.
Outro fator que ajuda a acompanhar a história e que merece destaque é a trilha sonora, com o envolvimento da banda Kalafina, o anime consegue trazer outro fator bom para a construção do anime.
A importância da animação feita pela Ufotable
Kara no Kyoukai chama a nossa atenção com a animação. É construído uma animação mais fluida, traços mais limpos e cores vibrantes. Esses fatores podem aparecer em cenas mais simples e com certa força em cenas de lutas.
Sempre encontramos críticas pela internet que às vezes alguns estúdios deixam a animação de um anime tão bela mas a história não é lá grande coisa, não tem sua profundidade e desenvolvimento necessário, mas Kara no Kyoukai, positivamente, consegue trazer ambas as coisas.
Kara no Kyoukai trabalha com os gêneros ação, mistério, sobrenatural e thriller. Portanto, a cor escura ajuda na criação do gênero mistério, e ação e sobrenatural, temos as cenas de lutas bem animadas, com cores fortes e cenas fluidas.
A animação consegue contemplar aos gêneros do anime de uma forma bem feita. Talvez para aqueles já viram alguns animes de Fate sendo animados pela Ufotable já esperam uma bela animação de Kara no Kyoukai.
Sobre o enredo do anime, a obra trabalha com temas polêmicos e profundos do nosso psicológico, então também faz sentido uma animação mais escura para a obra. Os personagens também são muito bem trabalhados e desenvolvidos durante os 7 filmes.
Então, assistir os filmes de Kara no Kyoukai na ordem cronológica ou de lançamento?
Primeiramente, fica de escolha de cada um. Aqui estou mais apontando os possíveis meios de assistir os 7 filmes e especiais de Kara no Kyoukai.
Tanto os filme, quanto as novels também, são apresentados fora de ordem cronológica. A Type-moon usou essa ideia também quando fez Fate/Stay Night e Fate/Zero. A ideia é manter o mistério entre os filmes.
Mas, de certa forma, existe aquele espectador que prefere assistir em ordem cronológica, assim, a ordem dos filmes são: 2, 4, 3, 1, 5, 6 e 7.
Os primeiros filmes, 2 e 4, mostram o passado de Shiki e Kokotou. Já os filmes 3 e 1, em seguida, mostra Shiki e Kokotou já trabalhando para Aozaki Touko. No 5º filme, não quero entrar em detalhes por conta de spoiler, mas mostra como Shiki entrou em coma depois do quarto filme.
No sexto filme, conta mais a história da irmã de Kokotou no internato em que ela estuda. E por fim, o sétimo e último filme, já mostra um assassino em série.
Desta forma, fica a critério de cada espectador assistir da forma que preferir, seja na ordem cronológica, ou na ordem de lançamentos. Dos dois jeitos, ainda é segurado os mistérios que a história nos trazem. Mas vale ressaltar que assistindo na ordem de lançamento dos filmes nos causa mais imersão ao mistério da obra.