Muitas histórias de animes acontecem em cidades que na vida real existem no Japão. Dessa forma, é muito comum pontos turísticos da cidade que está sendo representada aparecerem nessas animações japonesas.

E assim, isso acaba de alguma forma marcando o lugar na vida real como um ponto turístico que foi representado por tal anime, onde os turistas tem mais um motivo para quererem visitar esse local.

Portanto, aqui está uma lista de alguns lugares no Japão que, seja um lugar ou um distrito inteiro, serviram de inspiração para alguns animes. 

Tóquio

Distrito Ikebukuro

Ikebukuro é um dos maiores centros urbanos localizado na cidade de Tóquio. Possui lojas de departamentos e distribuidores de tecnologias, como também casas de ramen e o mais conhecido é as lojas de anime. 

O distrito Ikebukuro já foi representado em Durarara, onde o local ficou mais marcado por toda trama ser passada em Ikebukuro. Já contei um pouco no texto sobre Durarara que os conflitos dos personagens estão todos ligados por Ikebukuro.

Ikebukuro em Durarara e na vida real
Ikebukuro em Durarara

O anime Mawaru Penguindrum já representou o distrito de Ikebukuro em sua obra também. Na estação de trem de Ikebukuro tem a estátua de uma coruja, mas o engraçado que no anime, representaram como a forma de um pinguim, já que o anime brinca muito com o pássaro. 

Estação de trem na vida real e em Mawaru Penguindrum
Estação de trem em Ikebukuro

Um dos lugares mais famosos de Ikebukuro é Sunshine City, um edifício que se tem um miradouro, onde os turistas podem ver toda a cidade de Tóquio. Ele foi representado também no anime Hanasaku Iroha, onde a mãe de Ohana e seu amigo, Kouichi visitam juntos para conversar sobre Ohana. 

No anime Tokyo Ghoul, logo no primeiro episódio, quando Kaneki tem um encontro com Rize, eles se encontram em uma cafeteria. Sendo referência a uma cafeteria também em Ikebukuro, só que com um nome diferente ao anime. 

Cafeteria em tokyo ghoul e na vida real em ikebukuro
Cafeteria no anime de Tokyo Ghoul e na vida real

Sendo assim, dá para notar que Ikebukuro é um dos distritos mais representados em animes, sendo um lugar que também na vida real é marcado por ter várias coisas sobre a cultura dos animes.

Distrito Shinjuku 

Considerado o distrito mais movimentado do Japão, Shinjuku é conhecida pelos clubes barulhentos e salas de karaokê. Shinjuku também tem vários hotéis, bares e restaurantes.

O ponto turístico que ficou mais marcado no distrito de Shinjuku é as escadas de Suga Shrine, que aparece no filme Kimi no Na Wa. A maioria das imagens nos momentos finais do filme se passa então nas ruas ao redor do santuário de Suga.

Escadaria Suga Shrine em Shinjuku
Escada de Suga Shrine em Shinjuku

Vale ressaltar como a equipe de arte de Makoto Shinkai conseguiu detalhar bem as escadas de Suga Shrine. As ruas podem ter um ar de comum mas conseguem ser visualmente bonitos quando foram feitos na animação, o que se tornou algo icônico ao local. 

Outro filme de Makoto Shinkai, Koto no ha no Niwa, os locais também foram inspirados no distrito de Shinjuku. Aparecendo lugares como a estação de Shinjuku, e o local principal do anime, o jardim chamado Shinjuku Gyoen, onde se passa a maior parte do anime. 

Distrito de Shinjuku em Kimi no na Wa
Ruas que são encontradas em Shinjuku

Vale ressaltar também que o outro filme de Makoto, Byousoku 5 Centimeter, também se passa no distrito de Shinjuku. Animes como Zankyou no Terror, Tokyo Godfathers de Satoshi Kon e Darker than Black também possuem lugares inspirados no distrito.

Distrito de Shibuya 

Shibuya é uma área do centro da cidade de Tóquio conhecida como um bairro jovem. É conhecido por ter muitas lojas e eventos relacionados à moda e conta com bastante galerias e oficinas. Shibuya também tem o maior centro da indústria de TI no Japão.

Um dos famosos lugares de Shibuya que provavelmente você já viu alguma vez em um anime é o cruzamento de Shibuya, onde passa várias pessoas cruzando as ruas do centro do distrito. 

Cruzamento central em shibuya comparando o anime persona 5
Cruzamento central de Shibuya na vida real e no poster do anime de Persona 5

O cruzamento já apareceu em animes como Chaos;Child, Tokyo Ghoul e até de um jeito pós apocalíptico em Owari no Seraph.

E voltando a falar do filme Kimi no na Wa, algumas cafeterias aparecem na área de Shibuya, como um grande café da companhia Starbucks.  

Estátua Hachikou
Estátua do cachorro Hachikou na vida real e no anime iDOLM@STER

Outro ponto de Shibuya importante é a estátua de Hachikou, um cachorro japonês conhecido como um cão fiel, lembrado por ficar esperando seu dono todos os dias. A estátua já apareceu nos animes iDOLM@STER e Strike the Blood

prédio shibuya 109 na vida real e em anime
Prédio Shibuya 109 na vida real e no anime Chaos;Head

Por fim, outro ponto importante de Shibuya é o prédio Shibuya 109, uma loja de departamento, que já apareceu em animes como Chaos;Head, Nisekoi e muitos outros animes. 

Distrito de Akihabara

Considerada o distrito dos animes e também um distrito de Tóquio, Akihabara é um lugar muito popular para turistas e fãs de animes. Podendo encontrar lugares para comprar mangás, videogames e tecnologia. 

Assim sendo, o distrito de Akihabara já apareceu em animes como Steins;Gate, como o Radio Kaikan, um prédio que possui várias lojas que vendem mercadorias como jogos, action figures, blu-rays de animes e outras coisas…

Akihabara na vida real e no anime Shirobako
Distrito de Akihabara em Shirobako

Shirobako, um anime que mostra como funciona a produção da criação de um anime também se passa em Akihabara, o que faz sentido. Muitas cenas do anime de idol Love Live também se passam em locais conhecidos do distrito. 

Loja real e no anime accel world
Loja Sofmap em Accel World

É comum várias lojas reais e conhecidas aparecem também em animes, como em Accel World, que aparece uma loja que existe, chamada Sofmap, que vende eletrônicos, jogos e coisas de animes.

Estátua de hot dog em akihabara e em no game no life
Um Hot Dog bizarro em Akihabara

Até um estranho Hot Dog aparece em Akihabara, no anime de No Game, No Life, onde ele realmente existe. 

Saitama

Distrito Chichibu

Localizado em Saitama, Chichibu é uma cidade rica em natureza. Há uma larga variedade de pontos naturais, onde possui as famosas flores shibazakura (flor-de-rosa).

Um dos animes mais famosos e passados em Chichibu é Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai. Se passa várias cenas do anime em lugares que podem ser visitados na vida real em Chichibu. 

Ponte de Chichibu na vida real e no anime Ano Hana
Ponte de Chichibu

A cidade logo é mostrada em algumas partes da opening do anime e então, um dos marcos na cena da abertura do anime é a ponte de Chichibu. A ponte aparece tanto nas cenas e também é a causa de um acontecimento dramático no anime.

Outro anime que representa a cidade de Chichibu é o filme Kokoro ga Sakebitagatterunda, onde interessante que a criadora do filme, Mari Okada, também escreveu Ano Hana. E assim, recentemente, lançou um filme da criadora que também passa na cidade de Chichibu, chamado Sora no Aosa wo Shiru Hito yo, onde falei um pouco no texto sobre a temporada de outono.

Ponto turismo dos animes em chichibu
Posto de Turismo em Chichibu

O legal da cidade é que no posto de turismo de Chichibu, eles oferecem mapas de localização para visitar os pontos turísticos retratados no anime de Ano Hana. Dessa forma, lá também fica uma exibição dos personagens de Ano Hana e do filme Kokoro ga Sakebitagatterunda.

Kyoto

Uji

A cidade de Uji é a segunda maior da província de Kyoto, localizada ao sul. Dessa forma, é conhecida por ser uma das regiões produtoras de chá do Japão e falam que é um lugar interessante para quem quer conhecer a cultura do chá japonês. 

Kyoto Concert Hall real e no anime Hibike Euphonium
Kyoto Concert Hall em Hibike Euphonium

O anime Hibike Euphonium acabou se inspirando na cidade de Uji, onde é passado sua história. Lugares como Kyoto Concert Hall, onde o grupo de música clássica participa das competições, e a escola de Kumiko, Kitauji, onde na vida real se chama Kyoto Prefectural Todo Senior High School

Escola de hibike euphonium comparada a realidade
Entrada do colégio do anime Hibike Euphonium comparado a real entrada

A opening do anime também se passa várias cenas que são inspiradas na cidade de Uji. Portanto, são desde lugares rotineiros que Kumiko passa para ir a escola com suas amigas e parques que ela frequenta que são inspirações de lugares reais. 

Assim, vale lembrar que a Kyoto Animation, estúdio que fez Hibike Euphonium, está em Uji, então faz sentido o anime se passa nesta cidade. 

Kamakura

Kamakura é conhecido por ser um lugar histórico e cheio de santuários e templos. Assim, o anime como Uchouten Kazoku se passa em um distrito de Kyoto.

templos e santuários que ficam em kamakura
Templos de Kamakura

Assim, por ser um anime que se passe em um templo e brinque com a ideia do sobrenatural, faz sentido a escolha do criador se inspirar na cidade de Kamakura para a criação de lugares para a história.

Lugares que remetem a templos, como escadas que levam até lá, e as estátuas de cerâmicas de “tanuki” que aparecem no anime, também são encontradas na vida real em templos. 

Estátuas de cerâmicas que aparecem no anime e na vida real
Estátuas de cerâmica que aparecem em Uchouten Kazoku

A cidade toda tem muitas referências a lugares na vida real, seja prédios, ruas, e até parques que remetem a lugares reais. 

Dessa forma, são vários lugares no Japão que aparecem em animes, seja de uma forma mais simples ou que realmente faça parte da história de alguma forma. Assim, trazendo a ideia do real ao anime, só deixa mais real a história.

Topo