“Existe uma menina com asas que voa pelos céus”. Uma das frases mais marcadas no anime Air TV. Então, analisando uma obra adaptada de mais um visual novel da empresa Key Visual Novel, o anime Air se trata de uma obra cheia de drama e bastante emoção. 

Mais uma obra do criador Maeda Jun que segue essa linha do drama, talvez sendo um dos animes mais sentimentais já feitos. O anime foi lançado em 2005 pelo estúdio da Kyoto Animation, que também já chegou a animar outras obras da empresa de visual novel, como Clannad e Kannon, outros animes que nos sensibilizam com sua trama.

Air talvez seja o anime mais desconhecido do criador Maeda Jun, mas não podemos deixar de lado. Temos que enaltecer os pontos fortes do anime, desde seu enredo aos personagens e como a história é trabalhada para o espectador sentir o drama que é bem construído neste anime.

Enredo de Air

Yukito e Misuzu

O anime é focado primeiramente em Yukito Kunisaki, um titereiro, manipulador de fantoches de dedo com a função de entreter o público.Só que infelizmente, Yukito acaba tendo suas apresentações fracassadas. 

Entretanto, Yukito tem outros objetivos. Ele viaja pelo Japão em busca da “menina que está no céu” ou “menina alada”, que faz parte de uma lenda que Yukito sempre escutava de sua mãe até antes dela falecer.

Ao parar na cidade de Kami, ele conhece Misuzu Kamio, uma garota solitária que sofre de uma doença desconhecida. Yukito acaba ajudando Misuzu e em troca, começa a receber abrigo na casa da garota. Eles se tornam amigos, e também, Yukito acaba conhecendo algumas moradoras da cidade que de certa forma, a exemplo de Misuzu, tem forte fixação pelo céu.

Yukito vai estabelecendo suas amizades na cidade, e cria-se uma forte conexão com Misuzu. Só que ele percebe que por trás dos sorrisos e atitudes alegres da garota e de alguns moradores da cidade, escondem-se algumas tristezas e problemas. 

Desta forma, a presença de Yukito na cidade acaba por mudar drasticamente a vida de alguns moradores. E também, sua relação com Misuzu trará algumas antigas lendas e velhas lembranças de volta a tona.

Outras versões do anime

Air in Summer (2005)

Além do anime de 2005, Air ganhou outras versões. Vale ressaltar que a obra foi adaptada de um visual novel da empresa Key, criada por Maeda Jun. Um pouco diferente do anime, o jogo assume o papel de três personagens.

Muito de sua jogabilidade é apenas que o jogador leia textos, onde é apresentado a narrativa, os diálogos e a proposta do jogo, contendo pouca interações. Só que Air segue uma narrativa não-linear, podendo ter múltiplos finais, onde as decisões do jogador acaba definindo o final. 

Enfim, seu jogo foi lançado em 2000 e cinco anos depois, ganha uma adaptação para anime. No mesmo ano, a Kyoto Animation ainda lança o Air in Summer, que são dois episódios especiais a partir do arco Summer do anime (que ocorre nos episódios 8 e 9 do anime). É focado então na jornada das personagens Kanna, Ryuuya e Uraha.

Interessante é que, no mesmo ano, Air ganhou um filme pelo estúdio da Toei Animation. Diferente do anime principal, o longa concentra na relação de Yukito e Misuzu. Os demais personagens da série fazem apenas rápidas aparições. O filme adaptado pela Toei Animation foca no gênero romance, onde até conseguimos enxergar uma versão mais madura de Misuzu.

Air e sua tragicomédia

Protagonista Yukito

Air definitivamente segue para um anime do gênero drama, mas também encontramos pontos de comédia que até são marcados em outros animes de Maeda Jun. Portanto, podemos classificar Air como uma tragicomédia.

A tragicomédia chega a ser um subgênero, que surgiu nos teatros. Ele alterna ou mistura comédia, tragédia e melodrama. Normalmente, nesses tipos de obras, as características dos personagens são bastantes reforçadas para alívio cômico. 

Sobre a questão das características das personagens, Maeda não foca tanto. Mas podemos encontrar essa ideia sim em algumas personagens, como por exemplo, personagens “fofas até demais”. Mas diferente de alguns animes, tanto em Air, quanto nos animes do autor, isso não chega a ser um problema. 

Seguindo, Air tem a ideia de apresentar uma proposta de comédia primeiramente. Seus personagens vivem suas vidas normais e em seus mundos comuns. Nos primeiros momentos, é mostrado os personagens em suas rotinas, para o espectador conseguir conhecer mais o mundo daqueles personagens da obra. 

A ideia de apresentar essa rotina para nós em Air, e também trazer alívios cômicos em quase todo momento nos primeiros episódios, é para criar uma grande surpresa ao espectador mais para frente. Começamos nos acostumar com aquela rotina simples e as interações de Yukito e Misuzu que vão se fortalecendo sua relação, parecendo apenas um anime simples de slice of life

Tudo muda quando começamos a conhecer os traumas de Misuzu. É um impacto ao espectador que talvez, estávamos ficando tão acostumados com aquele anime rotineiro, que não esperávamos por isso.  

Air então trabalha com os traumas internos de Misuzu primeiramente, onde a garota, mesmo sendo alegre e motivada, por trás, é triste e solitária. Ela não consegue estabelecer nenhum tipo de relação em decorrência de uma doença desconhecida. No momento que Misuzu toma consciência que está gostando de alguém, ela passa a ter crises de choro. Então, imagina que, estamos vendo cenas alegres, até que Misuzu começa a chorar. Ficamos primeiramente sem entender quando vemos ela chorar, até que aos poucos nos é revelado os motivos de seus problemas. 

Personagem Minagi

Outro exemplo é a história da personagem Minagi, uma colega de classe de Misuzu. Ela se torna amiga de Yukito durante o anime. A garota é bastante inteligente e faz parte do Clube de Astronomia. Até aí, nenhum problema. Tem até momentos engraçados de interação de Yukito e Minagi.

Só que depois, nos é revelado o trauma de Minagi. Em que a garota na verdade perdeu sua irmã mais nova, antes do parto. Assim a mãe dela passou a sofrer de depressão, tendo momentos de até confundir Minagi com sua filha falecida.

A fantasia ligando os três arcos do anime

Segundo arco do anime: Summer

Se você já assistiu outras obras da Key, provavelmente você já está familiarizado com a proposta da fantasia que possui nos animes. É um elemento bem sutil que consegue amarrar a história de uma forma bem interessante. 

Primeiramente, em seu anime, Air é dividido em três arcos: Dream, tendo Yukito como protagonista. Summer, que mostra a jornada da última menina alada, Kanna, e seus companheiros Ryuuya e Uraha. E Air, recontando a história sob a perspectiva de Misuzu.

Ao trocar de um arco a outro, possa parecer um pouco confuso, uma confusão de ideias e elementos. Mas aos poucos, vamos entendendo e ligando aos pontos, principalmente no arco final, onde temos a história no ponto de vista de Misuzu

Os três arcos se conectam pela proposta da fantasia que o autor nos apresenta. O que eu quero dizer é que, muitos pontos apresentados na obra que são fantasiosos, acabam respondendo nossos questionamentos e dando o propósito para os acontecimentos da obra. Assim, não se encontra confusão ao conduzir a série ao seu arco climático final. 

O interessante é o risco que esse anime corre, onde tinha chances de ser bastante confuso, por se tratar de três arcos bem distintos, mas que consegue ao fim ser ligado e organizar seu enredo com apenas 12 episódios. “Embora Air possa ser avassalador e bem dramático às vezes, todos os tópicos do enredo se unem em um drama único, completo e imensamente divertido”

Outros animes relacionados a Air TV

Como disse acima, Air é uma obra adaptada de uma visual novel do grupo Key e feita por Maeda Jun, onde muitos outras obras já chegaram a ter uma adaptação para anime.

Maeda Jun é conhecido por ter feito obras originais como Angel Beats (2010) e Charlotte (2015). O autor também é conhecido por ter feito um dos animes mais tristes considerados pelos fãs japoneses, Clannad, que tem uma proposta bem parecida de Air. Portanto, é importante enaltecer Air, um anime mais desconhecido, que tem essa proposta fantasiosa como muitos animes adaptados da Key possuem. 

Eu também já escrevi aqui no site sobre as obras de Maeda Jun, como é trabalhada a curva dramática em seus animes, onde analisei muitos outras obras suas que não cheguei a comentar aqui. Portanto, se você gosta e quer conhecer mais um pouco sobre as obras do autor, dê uma lida neste texto. E se você é um grande fã de animes de drama, dê uma chance para Air TV e as obras deste grande autor. 

Topo