Neste final de semana (15/02) ocorreu a premiação da Crunchyroll, o Anime Awards, onde os fãs puderam votar nos seus animes favoritos, além de personagens, músicas e as técnicas de animação, com base nas categorias que tinham na premiação.
Em resumo geral, diferente dos anos passados, vários animes acabaram ganhando na premiação, mesmo o anime conquistando apenas um prêmio. Vale ressaltar também que os mais premiados da noite foram Kimetsu no Yaiba e Kaguya-sama: Love is War, onde ambos animes ganharam 3 prêmios.
Portanto, analisamos de uma forma geral os vencedores do Anime Awards, comentando um pouco das categorias, de seus vencedores,claro, e o que os fãs acabaram achando da premiação.
Categorias técnicas
A grande surpresa foi na categoria de Melhor Animação, já que a grande maioria dos fãs achavam que o anime Kimetsu no Yaiba iria levar. Entretanto, a segunda temporada de Mob Psycho 100 acabou ganhando.
Animado pelo estúdio Bones, Mob Psycho era um dos favoritos a ganhar a grande maioria das categorias da premiação de animes. O anime foi bem adaptado para anime, tendo lutas bastante interessantes e personagens cativantes.
E ainda falando de animação, a Crunchyroll também premiava as melhores lutas de animes, desta forma, a luta Tanjiro e Nezuko contra o demônio Rui, do anime Kimetsu no Yaiba, ganharam a categoria de Melhor Cena de Luta.
Dororo, anime da plataforma da Amazon Prime Video, acabou ganhando a categoria de Melhor Design de Personagem, encarregado por Satoshi Iwataki. O anime estava concorrendo com Carole and Tuesday, Dr. STONE, Kaguya-sama, Sarazanmai e Vinland Saga. Uma categoria portanto bem concorrida e que muitos fãs acabam gostando da maioria dos que foram indicados.
Sobre direção, o anime Shingeki no Kyojin (terceira temporada parte 2) conquistou a categoria de Melhor Diretor com Tetsuro Araki, que também já chegou a dirigir outras temporadas do anime. Esta foi a única categoria que o anime conquistou na premiação.
Categorias de dublagem
A Crunchyroll, nas categorias de dublagem de personagens, premia tanto o dublador japonês e também dublador da língua inglesa.
Então, para a categoria de Melhor Dublador (Inglês), quem conquistou foi Billy Kametz, que deu a voz ao personagem Naofumi de Tate no Yuusha no Nariagari (The Rising of the Shield Hero).
Muitos fãs não tem muito conhecimento dos dubladores americanos já que são acostumados a assistir o anime em sua língua original, ou seja, o japonês ou até em português, já que a Crunchyroll está buscando dublar em português alguns animes de seu catálogo.
Para a Melhor Dublagem (japonês) tivemos Yuichi Nakamura ganhando por ter performado a voz do personagem Bruno Bucciarati de JoJo’s Bizarre Adventure: Golden Wind, não sendo uma surpresa ter ganhado essa categoria.
Categorias musicais
A segunda temporada de Mob Psycho 100 ganhou também a categoria de Melhor Abertura, cantada por 99.9. Uma abertura de anime bem específica que combina bem com a história do anime de Mob Psycho.
Já na categoria de Melhor Encerramento, não sendo uma surpresa também por ter ganhado essa categoria, foi o anime Kaguya-sama: Love is a War. O encerramento conta com a personagem Chika dançando na sala do conselho escolar da escola.
Na época do lançamento do anime, o encerramento ficou bastante conhecido e ganhou várias versões que foram dançadas por fãs. A personagem Chika portanto também acabou virando uma das personagens femininas mais populares de 2019.
Agora, o prêmio para a Melhor Trilha Sonora foi para o anime Carole&Tuesday da plataforma Netflix. O anime retrata a história de Carole e Tuesday, duas personagens que vivem realidades diferentes mas acabam formando uma dupla musical.
Categoria de melhores personagens
Falando agora dos personagens de animes, que também foram premiados, tivemos categorias tanto para personagens masculinos e femininos, protagonistas e antagonistas, e também, o melhor casal do ano.
Para o melhor personagem masculino, ou Best Boy, como é chamado a categoria, Tanjirou de Kimetsu no Yaiba conquistou o prêmio, desbancando Mob de Mob Psycho, o que gerou debates entre os fãs.
Para a Best Girl, categoria que também gerou debates no Twitter, a plataforma onde a maioria dos fãs acompanharam e comentaram sobre a premiação, tivemos Raphtalia de Tate no Yuusha no Nariagari ganhando.
Desta forma, podemos analisar como o anime Tate no Yuusha no Nariagari fez tanto sucesso nos Estados Unidos. Ganhando categorias como melhor personagem feminina e melhor dublador (inglês).
Seguindo, para a Melhor Casal, quem venceu foi Kaguya Shinomiya e Miyuki Shirogane do anime Kaguya-sama. Muitos sentiram falta do anime Given ganhar essa categoria com o casal Mafuyu & Uenoyama, mas de uma forma geral, sentimos falta de Given não ter conquistado um prêmio na premiação.
Para Melhor Protagonista, talvez a surpresa da noite, quem ganhou foi Senku Ishigami de Dr. Stone, seu único prêmio. Dr. Stone foi um anime bastante criticado durante seu lançamento, muitos gostaram de certos pontos e outros nem tanto.
Por fim, para Melhor Antagonista, tivemos a Isabella, ou Mama, de The Promised Neverland ganhando. Sendo super merecido, por todos os momentos que passamos medo, surpresa e raiva com a personagem.
Gêneros de animes
Falando um pouco sobre gênero de animes, tivemos categorias para premiar os melhores animes de comédia, drama e fantasia. Também tivemos a categoria principal da premiação que dá o prémio para o anime do ano.
Sobre o Melhor Anime de Comédia, quem conquistou foi o anime Kaguya-Sama: Love is a War. Anime que lançou no começo do ano de 2019, que retrata uma comédia romântica, que os personagens principais acabam travando batalhas intelectuais, já que ambos são orgulhosos demais para confessar seu amor pelo outro.
Kaguya-Sama tem ainda uma segunda temporada confirmada para abril deste ano e talvez seja então um dos animes mais esperados para 2020.
Continuando então, para o Melhor Anime de Fantasia, quem levou foi The Promised Neverland, anime também que tem sua segunda temporada confirmada ainda para este ano e portanto uma das mais esperadas para este ano também.
The Promised Neverland foi animado pelo estúdio CloverWorks, e além de já ter fãs que vieram do mangá, que é publicado na revista Shounen Jump, portanto o anime ainda conseguiu conquistar muitos mais fãs.
Para a categoria de Melhor Anime de Drama tivemos Vinland Saga, anime que está disponível na Amazon Prime Video. O anime retrata a época dos Vikings, em foco do personagem Thorfinn, filho do maior dos guerreiros.
Era esperado pelos fãs que o anime ganhasse outros prêmios. Entretanto, o anime conseguiu conquistar apenas essa categoria, desbancando animes como The Promised Neverland e Fruits Basket.
Por fim, o grande vencedor da noite foi Kimetsu no Yaiba, ganhando então a categoria de Melhor Anime do Ano. Não sendo uma grande surpresa, mas claro que acabou gerando debates de muitos fãs no twitter.
O anime foi animado pelo estúdio Ufotable, portanto muitos acreditam que foi por esse motivo que Kimetsu no Yaiba conquistou a categoria de melhor anime. O anime contém uma animação muito bem feita, já esperado do estúdio. A história também é bem adaptada, trazendo mais profundidade do que o mangá já nos proporciona.
Análise geral sobre os vencedores do Anime Awards de 2020
Todo ano a Crunchyroll nos proporciona o Anime Awards para premiar os melhores animes do ano, portanto este ano não foi diferente. A plataforma é votação aberta para todos os fãs do mundo inteiro.
Como disse no começo do texto, neste ano, a premiação foi bem distribuída, ou seja, muitos animes conquistaram prêmios, não tendo aquele que conquistou quase todos da noite, como já aconteceu em outros anos, como com Yuri on Ice e Boku no Hero Academia.
Por mais que muitos animes tenham ganhado na noite, sentimos falta de outros, como Given e até Sarazanmai, anime que está na Crunchyroll, que concorreu algumas categorias, como Melhor Anime de Comédia.
Muitas categorias já eram esperadas o ganhador, outras já foram uma surpresa. Claro que a premiação acaba não agradando muitos fãs, por a votação ser aberta a todos os fãs, portanto, o anime vencedor de cada premiação ganha por causa do voto popular.
Assim, ainda teremos a premiação Anime Awards BR neste mês, premiação oficial de animes no Brasil, que é organizado pelo Bunka Pop, Anime Crazies e Otaku Station. Onde vale a pena dar uma conferida no dia 29 de fevereiro.