Com seu ponto forte, a fantasia, His Dark Materials é uma adaptação do livro de Philip Pullman. A série é feita pela HBO em parceria com a BBC, e sua primeira temporada terá 8 episódios, onde o primeiro foi lançado dia 3 de novembro.
Em 2007, a obra de Pullman ganhou uma adaptação para filme se chamando “A Bússola de Ouro”. O longa estava cotado para ter mais duas continuações mas infelizmente, com o pouco sucesso que o primeiro filme teve, a idéia foi arquivada.
Dessa forma, a HBO tem o grande desafio de tentar criar um novo visual da série para os fãs do livro esquecerem o fracasso do filme de 2007. Outro desafio para HBO é também superar o fim de Game of Thrones, trazendo outras séries fantasiosas como His Dark Materials.
Os livros da trilogia de His Dark Materials
A franquia His Dark Materials é composta por três livros, a primeira, A Bússola de Ouro, onde é focada na protagonista Lyra Belacqua, que vive na cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Essa é a parte que está sendo adaptada pela série da HBO e da BBC.
Seguindo, A Faca Sutil, já foca em Will Parry, um garoto na mesma idade de Lyra que vai para Oxford procurar o paradeiro de seu pai. No meio da história, Will conhece Lyra.
Por fim, A Luneta Âmbar, é a continuação do segundo livro, ainda contando a história das aventuras de Will e Lyra. Ainda tem outros livros que são derivados da série.
Elenco da série
A série His Dark Materials conta com a protagonista Lyra, interpretada pela atriz Dafne Keen, que ficou conhecida pelo seu papel de Laura no filme Logan, o último filme solo do Wolverine. São duas personagens interpretados pela mesma atriz onde, mesmo nova, se tem a ideia de uma menina forte e independente.
Assim, outro ator em peso que aparece na série é James McAvoy que também ficou marcado por fazer o Professor Xavier mais novo em X-Men e recentemente, o personagem de 24 personalidades em Glass, Kevin.
Um fato é que James McAvoy foi convocado para His Dark Materials no último minuto porque disse aos diretores de elenco que adorava os livros da série. Ele interpreta na série o personagem Lorde Asriel.
O elenco é composto também por Ruth Wilson (personagem Marisa), Anne-Marie Duff (Ma Costa) e entre outros.
Sobre o primeiro episódio
Uma série que acaba passando no canal da HBO parece que fica devendo uma grande obra como foi Game of Thrones, mas necessariamente não é isso. His Dark Materials segue e se desenvolve como deve ser por conta de seus livros.
O ponto forte da história com certeza é o universo criado na história, onde também tem seus mistérios. Os personagens são bem interessantes, como a protagonista Lyra, que carrega um propósito desconhecido, mas que é bem comum em histórias infanto-juvenis.
Além então dos mistérios que esse mundo da série nos mostra, temos outro foco que é o sumiço de crianças nas cidades locais, onde na verdade, são raptadas. Em Oxford, duas crianças acabam sendo raptadas, nos mostrando então o problema que já estava ocorrendo antes no presente do primeiro episódio.
Assim, o episódio piloto já nos traz bastantes pontos de mistérios para podermos acompanhar a obra, o que faz o espectador se cativar com a história, sendo então, um bom primeiro ato para a história.
Outro ponto positivo deste primeiro episódio é a relação que Lyra tem com seu tio Asriel e Marisa Coulter, onde os dois personagens parecem carregar vários mistérios que escondem para não mostrar nada a mais para Lyra e o espectador. Então o que podemos é apenas duvidar sobre cada um, o que causa ainda mais vontade de assistir a série.
O universo de His Dark Materials
Daemons
O primeiro episódio da série His Dark Materials já começa explicando a relação dos humanos com os Daemon, ou seja, personificações físicas da alma de seu dono em forma de animais.
A personagem Lyra, tem seu animal Pan. Durante a infância, o daemon pode assumir a forma de qualquer animal que desejar e na adolescência, o daemon passará a ganhar uma forma fixa que corresponde a personalidade do seu dono. Na morte, o daemon desaparece.
Outro ponto é que humanos e daemons não podem ficar muito longe uns dos outros, então, há um limite físico. Separados, haverá grande dor física e sentimentos de aflição entre os dois.
Tempo que a história se passa
Então, com essa ideia de magia e fantasia, o mundo em que Lyra vive é dominado pelo Magisterium, uma instituição poderosa, porém opressora, que controla informações poderosas.
Sobre o tempo da série, His Dark Materials se passa em um período indefinido, mas traz muitos pontos sobre a era vitoriana. Os objetos fantasiosos da série ajudam a criar ainda mais o universo e sua história.
Outro ponto no livro é que Pullman mostra que as diversas igrejas cristãs, sendo elas a Igreja Católica, Ortodoxa e as demais Igrejas Protestantes, acabam se fundindo em sua história.
Um exemplo é João Calvino, que na vida real, é um dos protestantes mais famosos, só que no mundo da obra, ele é um Papa. Então, a igreja, que é na verdade o Magisterium da história, controla todo o mundo ocidental e provavelmente o oriente.
Sobre a tecnologia presente na história, na era vitoriana, a tecnologia não tinha evoluído, parecendo então que o universo que a série se passa ainda está atrás do nosso mundo. Só que em certos domínios, a tecnologia é igual ou até ultrapassa a nossa.
His Dark Materials é a série que irá substituir Game of Thrones?
Alguns sites de notícias e pessoas que gostam de acompanhar as várias séries do canal HBO se perguntam se His Dark Materials, uma série que é feita para um público infanto-juvenil irá ocupar Game of Thrones, que acabou neste mesmo ano.
A resposta é não. Os fãs tem que tirar da cabeça que é obrigatório uma série ocupar e fazer sucesso como Game of Thrones fez. Talvez, se considerarmos uma série no catálogo da HBO para fazer esse feito, poderá sim ser Westworld, que está no ar desde 2016 e terá sua terceira temporada lançada em 2020.
His Dark Materials é de outra forma mais diferente que ambas a série, mesmo trazendo pontos semelhantes de um universo fantasioso. Entretanto, mesmo a fantasia sendo um ponto positivo em His Dark Materials, o outro ponto favorável é que a série segue seu rumo como tem que ser.
Agora podendo ter mais sucesso que o filme de 2007, His Dark Materials não precisa necessariamente cair em preocupações em fazer uma série como Game of Thrones e nem agradar fãs do mesmo, não precisando trazer uma grande violência como era GOT, e podendo se aprofundar mais em questões poéticas.
Portanto, His Dark Materials passa as segundas-feiras na faixa da meia-noite no canal da HBO. Como disse, a primeira temporada está cotada para ter 8 episódios. E assim, a BBC e a HBO já estão em produção para uma segunda temporada.